Press release
Central & South America
November 28, 2013

Evonik apresenta inovação na TranspoQuip 2013

A Evonik, uma das líderes mundiais de especialidades químicas e que comemora 60 anos de atividades no Brasil, participará, mais uma vez, da TranspoQuip Latin America, evento que ocorrerá entre os dias 03 e 05 de dezembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

O encontro, que reúne empresas voltadas a tecnologias, produtos e serviços para os compradores das indústrias de infraestrutura de transporte no Brasil e América Latina, será uma oportunidade para a Evonik destacar as soluções que dispõe na área de sinalização e demarcação viária, como as resinas metacrílicas DEGAROUTE® utilizadas na formulação do sistema de sinalização viária horizontal Plástico a Frio - tecnologia reconhecida como uma das mais eficazes e seguras em todo o mundo.

“Será mais uma oportunidade de levar ao conhecimento de autoridades públicas, aplicadores e formuladores, dados sobre performance, durabilidade, funcionalidade e vantagens do sistema Plástico a Frio à base das resinas DEGAROUTE®, além de estudos comparativos relacionados à sustentabilidade de sistemas de sinalização viária. Em nosso stand o visitante poderá visualizar os sistemas Plástico a Frio indicados para diversas aplicações, como travessias de pedestres, ciclovias, corredores de ônibus, faixas em estrutura, relevo, entre outras, além da inovação "piso tátil à base de DEGAROUTE®", afirma Debora Rebuelta, Chefe de Produto para América do Sul – Coating Resins & Performance Resins.

Piso tátil: orientação segura
Um dos destaques da Evonik na TranspoQuip 2013 será a sinalização para orientação de caminho, conhecida como piso tátil, que beneficia, especialmente, idosos e pessoas com visão reduzida. São placas com medidas 412mm x 600mm de Plástico a Frio desenvolvida à base das resinas DEGAROUTE®, com cargas minerais, que ampliam a resistência à derrapagem e ao desgaste, melhoram a aparência do produto final e prolongam a vida útil das placas.

A acessibilidade de deficientes visuais foi estabelecida pela Lei nº 10.098/2000 e regulamentada pelo Decreto nº 5296/2004 e regula a utilização de piso tátil - especificados pela norma técnica NBR 9050. As características da DEGAROUTE®, resina metacrílica de grande versatilidade, já utilizada na produção de sinalizações viárias horizontais, permitem o desenvolvimento de pisos táteis que ofereçam segurança, conforto à população e vida vida útil excepcionalmente longa.

Flexíveis, de fácil aplicação e alto contraste à base aplicada, as placas podem ser pré-fabricadas - facilmente coladas no piso, sendo transitável em menos de uma hora e representando uma inovação no mercado brasileiro - ou moldada “in loco”, com rápida aplicação e liberação da área para uso, e baixo custo em comparação a produtos convencionais, como aqueles que exigem quebra da área onde será utilizado.

Resina de alto desempenho
A solução baseada em plástico a frio caracteriza-se pela maior durabilidade, exigindo menor necessidade de reaplicação e, consequentemente, menos transtornos com interdições de vias e riscos de acidentes.

A versatilidade da linha DEGAROUTE® é outro ponto a favor: está disponível nas versões spray, estrutura, relevo, extrudado plano e para aplicação a rolo, em camadas de diversas espessuras (0,3 a 7mm), permitindo adequação às necessidades de cada via; podendo ser utilizado em faixas longitudinais, transversais, travessias de pedestres, corredores de ônibus, ciclovias, etc.

A versão Estrutura, por exemplo, que será um dos destaques no estande da Evonik, possui elevada visibilidade à noite, mesmo sob condições de chuva - as microesferas de vidro localizadas no topo da superfície fazem com que a demarcação não seja encoberta pela água da chuva e continue retrorefletindo a luz do farol do automóvel, sob chuva ou neblina.

Ao mesmo tempo, funciona como um sonorizador para o motorista. Possui um sistema antiderrapante evitando deslizamentos nas faixas e melhorando a segurança de pedestres e motociclistas; resistência química e fácil restauração; excelente adesão ao concreto ou asfalto, sob qualquer clima, entre outros benefícios.

Rótulo Ecológico
Fácil de aplicar, a tecnologia não necessita de aquecimento, propiciando menor impacto ambiental e maior segurança também aos aplicadores. Este foi um dos quesitos que renderam ao sistema de sinalização horizontal Plástico a Frio à base de DEGAROUTE® o primeiro rótulo ecológico da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para sinalizações viárias horizontais. O produto obteve o rótulo em 2011 - e já foi recertificado pela ABNT - devido, ainda, a sua maior durabilidade; por consumir menos recursos da natureza e por não conter solventes na formulação.

Benefícios que valem prêmio
Pelo segundo ano consecutivo a Evonik concorre ao Prêmio Inovação TranspoQuip, que visa reconhecer as soluções mais empreendedoras da indústria, incentivar a inovação no setor de infraestrutura, com e destaque para projetos inovadores que interagem com ambientes físicos e socioeconômicos, gerando impactos significativos nas vias, cidades e sociedade.

A inovação apresentada pela Evonik é a rápida e fácil aplicação do piso tátil pré-moldado ou aplicado “in loco” a base de DEGAROUTE®, que permite a liberação para uso da área em questão em menos de uma hora, e não requer quebrar a área a ser aplicada, gerando assim considerável diminuição de transtornos ao trânsito urbano.

Sexagenário
Este ano, a Evonik comemorou 60 anos de atividades no país. O ano de 2013 é marcante para a empresa não somente pelo sexagenário, mas também pelo avanço das atividades no país, o que inclui a preparação para a produção local de diversas matérias-primas destinadas a setores industriais estratégicos.

A história da empresa no Brasil teve início em 1953, sob a marca Degussa . Em 2007 foi formado o novo grupo industrial, o qual passou-se a chamar Evonik Industries, um dos líderes mundiais em especialidades químicas. No mercado brasileiro, atua em importantes setores como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Além do escritório central na capital paulista, a Evonik possui quatro centros de distribuição, o Centro Técnico de Poliuretanos, modernos laboratórios, destinados aos mercados de nutrição animal, personal care, aplicação farmacêutica e tintas e três sites produtivos - em Barra do Riacho (ES), Americana (SP) e Castro (PR) – os dois últimos em construção.

A empresa completa seis décadas rejuvenescida e acreditando no potencial do mercado brasileiro. Por isso segue trabalhando e investindo em novas unidades fabris e no desenvolvimento e oferta de produtos inovadores – uma marca do grupo.

Serviço:
TranspoQuip Latin America 2013
Data:
03 a 05 de dezembro
Horário (exposição): 12 às 20 horas
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo
Estande da Evonik: Rua 5, nº 1534

Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2012, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,4 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,4 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.