Press release
Central & South America
October 21, 2013

Evonik inaugura nova planta de catalisadores para produção de biodiesel na Argentina

Em 21 de outubro de 2013, a Evonik Industries, com sede em Essen (Alemanha), dá início às operações de uma nova planta de catalisadores para a produção de biodiesel na Argentina. 

Patrik Wohlhauser, membro da Diretoria Executiva da Evonik e responsável pela região sul-americana, destacou o significado estratégico do investimento na região: “Investimos na Argentina porque queremos nos beneficiar das chances de sucesso que o mercado sul-americano oferece no longo prazo. Como líderes mundiais no fornecimento de catalisadores para a produção de biodiesel, nosso objetivo é consolidar ainda mais e ampliar a nossa posição”, disse Wohlhauser na inauguração, e acrescentou: “O investimento constitui uma prova clara do nosso comprometimento com a América do Sul e um sinal da nossa estratégia de participar do crescimento da região”. 

A nova unidade dispõe de uma capacidade de produção anual superior a 60.000 toneladas e produzirá alcoolatos prontos para aplicação como catalisadores na produção de biodiesel, com base em matérias-primas renováveis. A partir desta planta, deveremos futuramente abastecer principalmente os mercados argentino e brasileiro. A nova fábrica da Evonik foi instalada dentro do complexo da empresa Terminal 6 S.A, que opera uma grande planta de biodiesel.

De acordo com Jan Van den Bergh, Diretor da unidade de negócios Advanced Intermediates da Evonik: “A fábrica foi instalada em Puerto General San Martín, na região de Rosário – em pleno coração da indústria de biodiesel na Argentina - com o objetivo de abastecer os nossos clientes na América do Sul com os nossos catalisadores de alta qualidade produzidos localmente”.

A Evonik possui longa experiência e comprovado know-how na produção de catalisadores para a produção de biodiesel. Em 2009, a empresa inaugurou uma unidade de produção em Mobile (Alabama, EUA), que dispõe de uma capacidade anual de 60.000 toneladas. Nessa unidade, a Evonik abastece a demanda do mercado norte-americano de biodiesel. Após o sucesso do emprego dessa nova tecnologia de produção nos EUA, as instalações da fábrica da Argentina seguiram o mesmo padrão. Nessa tecnologia, os alcoolatos são produzidos em uma reação direta entre álcool e soda cáustica.

Já hoje a Evonik detém posição de liderança mundial no segmento de catalisadores para biodiesel – também na América do Sul. “Com a nova fábrica fortalecemos os nossos negócios mundiais e na região”, esclareceu Weber Porto, presidente regional para a América do Sul. “Queremos participar do desenvolvimento do mercado de biodiesel, para o qual se prevê um bom crescimento no médio prazo”.
Na qualidade de líder mundial de mercado na produção de catalisadores especiais para a produção de biodiesel, a Evonik opera, além da fábrica de Mobile, uma unidade de produção no site alemão de Niederkassel-Lülsdorf, próximo a Colônia (Alemanha).

Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2012, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,4 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,4 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.