Press release
Central & South America
October 16, 2013

Evonik garante presença na OTC Brasil 2013

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, estará presente na OTC Brasil 2013, que será realizada de 29 a 31 de outubro, no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro.

Organizada pela Offshore Technology Conference (OTC) em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a OTC Brasil visa atrair renomados especialistas e empresas do segmento offshore para compartilhar conhecimentos e as mais recentes tecnologias deste mercado.

Considerado um setor importante e bastante promissor, tendo em vista os investimentos da Petrobrás e as demandas atuais e futuras para a exploração do Pré-Sal, a Evonik tem investido fortemente neste mercado.

“Oferecemos polímeros de alta performance para a indústria de petróleo e gás e temos dedicado esforços, tempo e recursos no desenvolvimento de soluções que atendem as demandas técnicas deste mercado, aliando vantagens técnicas, competitivas e ambientais”, destaca Vitor Lavini, Chefe de Produto - Polímeros de Alta Performance América do Sul, da Evonik.

Soluções e vantagens
Durante a OTC Brasil 2013, a Evonik apresentará a poliamida 12 (PA12) VESTAMID®, indicada para aplicação em tubos flexíveis, na camada de barreira e na camada externa; em mangueiras multicamadas (MLT – Multi Layer Tubing) para umbilicais; em tubos de grande diâmetro, para a distribuição de gás; e como “liner” em tubos metálicos.

Um dos destaques é o VESTAMID NRG 1001, uma PA12 plastificada muito empregada atualmente na produção de risers e flow lines (dutos flexíveis) offshore. Este grade de VESTAMID NRG pode ser utilizado na camada de barreira, camada externa e para a produção das fitas antiatrito (anti wear tapes) que ficam entre as camadas metálicas. Hoje já existem mais de 1.000 kms de dutos flexíveis produzidos e instalados em todo o mundo com o VESTAMID NRG 1001.

Trata-se de uma poliamida de alta confiabilidade, que estende a vida útil das tubulações, por possuir uma elevada resistência à hidrólise, alta resistência mecânica e química. O VESTAMID NRG atende e excede as normas relevantes da indústria de Oil & Gas e é a primeira poliamida 12 a conseguir o certificado Lloyds ("Lloyds Certificate") para aplicações em dutos flexíveis offshore.

O sistema multicamadas de PA12 e fluorpolímeros para mangueiras em umbilicais é outra solução de destaque da Evonik. Devido à baixa permeabilidade dos fluorpolímeros este sistema composto por duas camadas sendo, PA12 e fluorpolímero, dá maior segurança aos umbilicais uma vez que reduz a contaminação cruzada de um fluido com outro.

Outro desenvolvimento da empresa adequado para aplicações que requerem exigências químicas, mecânicas e térmicas extremamente elevadas, como as do mercado offshore, é o poliéter-éter-cetona (PEEK) VESTAKEEP®. Mais leve do que o aço é indicado principalmente na produção de anéis de vedação, válvulas e peças de compressão.

“As vantagens são inúmeras e a OTC Brasil é uma oportunidade de divulgarmos e promovermos toda a gama de polímeros de alta performance que temos para aplicações onshore e offshore aos nossos clientes diretos e indiretos - e que são muito importantes para definição do uso destes produtos, de acordo com as suas necessidades”, destaca Lavini.

Serviço:
OTC Brasil 2013
Data:
29 a 31 de outubro
Horário (exposição): 12h30 às 20h30
Local: Centro de Convenções Riocentro
Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Estande da Evonik: Rua k, 42 – Pavilhão 3

Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2012, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,4 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,4 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.