Press release
Central & South America
August 7, 2013

Grupo Evonik expandirá capacidade de sílica na Tailândia

A Evonik Industries está expandindo significativamente a sua capacidade de produção de sílica precipitada na planta de Maptaphut, na Tailândia.

Financiada por um investimento na faixa inferior de dois dígitos de milhões de Euros, a expansão deverá ser concluída no primeiro trimestre de 2014. Além de sua aplicação na indústria automotiva, em pneus de baixa resistência ao rolamento, a sílica também é utilizada nas indústrias de alimentos e nutrição animal, bem como na indústria de tintas e revestimentos. A demanda pela sílica precipitada no Sudeste Asiático aumentou significativamente nessas indústrias.

“O objetivo da nossa estratégia de expansão é nos permitir o suporte ao crescimento dos nossos principais clientes no Sudeste Asiático e no restante do mundo”, diz o Dr. Thomas Haeberle, integrante da Diretoria Executiva da Evonik e responsável pelo segmento de Eficiência de Recursos da empresa. Especialistas estimam que o mercado mundial de pneus de baixa resistência ao rolamento crescerá 18% ao ano nos próximos cinco anos. A Evonik responde a essa tendência mediante a expansão de sua capacidade global de sílica. Até 2014, a capacidade da empresa deve crescer em torno de 30%, na comparação com 2010.

O uso da sílica em combinação com silanos permite aos fabricantes produzir pneus que reduzem consideravelmente a resistência ao rolamento, resultando em uma economia de combustível de até 8% (em comparação com os pneus tradicionais).

“Somos o único fabricante a oferecer ambos os componentes, e para os nossos clientes na indústria de pneus e da borracha isso significa que somos parceiros especialistas quando se trata de misturas de pneus de alta performance”, explica o Dr. Johannes Ohmer, presidente da unidade de negócios Inorganic Materials da Evonik. A expansão da capacidade de produção fortalecerá a posição da Evonik na Tailândia, aumentando a proporção da produção executada no Sudeste Asiático, na Austrália e na Nova Zelândia, e permitindo à empresa um melhor atendimento da demanda dos clientes regionais.

Evonik é um dos principais fabricantes de sílica. Além da sílica precipitada, o Grupo também produz a sílica pirogênica AEROSIL® e agentes fosqueantes à base de sílica sob a marca ACEMATT®. Esses produtos não são usados somente em pneus com baixa resistência ao rolamento, mas também são usados na indústria de tintas e revestimentos, como auxiliares de fluidez e suporte (carrier) na produção de alimentos, cosméticos e medicamentos, ou na fabricação de aplicações de silicone, dentre outras. Em geral, a Evonik dispõe de uma capacidade global anual de aproximadamente 500.000 toneladas métricas de sílica precipitada e sílica pirogênica, além de agentes fosqueantes.

Informações sobre a empresa:

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2012, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,6 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,6 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.