Press release
Central & South America
July 12, 2013

Evonik investe em laboratórios de testes, pesquisas e aplicação

Clientes e parceiros da Evonik, no Brasil, podem contar com os serviços oferecidos por quatro laboratórios especializados, que atendem às necessidades dos mercados de poliuretano, nutrição animal, cosméticos e produtos farmacêuticos. Estes centros de pesquisas servem como base para o aprimoramento de matérias-primas utilizadas em vários setores industriais, bem como melhorias nos processos produtivos, contribuindo para formulações cada vez mais eficientes e sustentáveis.

No mundo todo, a atividade de pesquisa e desenvolvimento é um propulsor essencial de inovação e sucesso na Evonik, que investe mais de 300 milhões de euros ao ano nessa área. Cerca de 2.300 profissionais altamente qualificados, em 35 unidades ao redor do mundo, se dedicam diariamente à pesquisa de novas substâncias, produtos, ideias e modelos. Para se manter na dianteira da pesquisa científica, a empresa mantém mais de 350 parcerias com universidades em diversos países.

Os laboratórios instalados no Brasil contam com profissionais especializados e todo o know-how da matriz, na Alemanha, oferecendo suporte técnico aos clientes, incluindo apoio no desenvolvimento de projetos e treinamentos. “O objetivo é atender às atuais exigências do mercado com tecnologias inovadoras para melhorar o desempenho e as propriedades dos produtos”, destaca Regina Barbara, Chefe de Comunicação Corporativa da Evonik.

Laboratório Personal Care – Inaugurado em novembro de 2012, trata-se de um laboratório de tecnologia aplicada que centraliza o suporte técnico da área Personal Care na América Latina. Instalado no Centro de Distribuição da empresa, em Guarulhos (SP), o espaço visa aprimorar, ainda mais, o atendimento aos clientes deste segmento.

O laboratório permite a realização de testes, a produção de protótipos e o desenvolvimento de novos produtos cosméticos, de forma a tornar mais rápida e precisa a oferta de produtos e serviços mais adequados a cada cliente, além de oferecer treinamentos específicos aos profissionais do setor. Dotado de tecnologia de ponta, o laboratório conta ainda com o apoio de técnicos e especialistas integrados às tendências e características da área de cuidados pessoais.

Laboratório Pharma – Também inaugurado em novembro de 2012, é um laboratório exclusivamente dedicado ao segmento farmacêutico, localizado em Guarulhos (SP), junto ao Centro de Distribuição da empresa. O investimento reforça o compromisso da Evonik em se posicionar como parceira estratégica da indústria farmacêutica.

O laboratório de aplicação foi projetado para dar suporte aos clientes durante o desenvolvimento de seus projetos na área de revestimentos de formas farmacêuticas sólidas. Tem suas atividades focadas na área de revestimentos funcionais e os clientes da Evonik podem contar com equipamentos capazes de reproduzir processos de revestimentos com tecnologias que permitirão identificar fatores críticos e criar melhorias na aplicação dos polímeros EUDRAGIT. Entre os serviços disponíveis destacam-se ainda infraestrutura para a realização de palestras e treinamentos.

Centro Técnico de Poliuretanos América do Sul - instalado em Americana (SP), possui, entre suas funções, avaliar e sugerir aplicações dos produtos oferecidos pela Evonik. Para isso, realiza estudos e comparativos de formulações, exclusivos para cada cliente, que levam ao aperfeiçoamento de produtos voltados ao segmento de espumas flexíveis e rígidas, utilizadas em móveis e colchões e em isolamento térmico, respectivamente.

Direcionado aos clientes da região sul-americana, o Centro Técnico de Poliuretanos recebeu novos investimentos no final de 2012 e dobrou de tamanho, ganhou dois novos equipamentos de 1m³, nos formatos quadrado e cilíndrico, que possibilitam a reprodução fiel do processo de produção das espumas e a identificação da melhor formulação para atingir os quesitos das novas normas ABNT NBR 13579-1 e ABNT NBR 13579-2, referentes à fabricação de colchões e colchonetes de espuma flexível de poliuretano, além de facilitar a amostragem de espumas para os testes com alta qualidade. As instalações estão disponíveis para toda a indústria do poliuretano, sejam clientes, distribuidores, fabricantes de matérias-primas, de máquinas e demais parceiros da Evonik.

Laboratório para a área de nutrição animal – esta unidade, localizada em Guarulhos (SP), compõe-se de dois centros de pesquisas. O laboratório de testes e capacitação foi estruturado de forma a atender às necessidades do mercado, especialmente no que se refere à produção de ração animal e, por isso, conta com a instalação de um sistema de dosagem de aminoácidos, denominado Amino Sys, semelhante ao instalado em alguns clientes da empresa.

Isto permite organizar treinamentos aos profissionais responsáveis pela operação e manutenção da máquina e possibilita que outros clientes possam conhecer o equipamento e os resultados alcançados com a precisão de dosagem de aminoácidos. O laboratório também realiza testes com peças de reposição e oferece serviços de consultoria. Somente a matriz da Evonik, em Hanau (Alemanha), conta com um laboratório como este.

Já o laboratório de análises, por meio da tecnologia NIR (Nearby Infrared Reflectance), realiza a análise completa de amostras de ração, apontando os níveis de proteínas e aminoácidos de cada ingrediente fornecido pelos clientes, permitindo selecionar fornecedores, segregar ingredientes para silos diversos e balancear as fórmulas nutricionais.

A partir disto, pode-se fazer misturas de rações mais homogêneas, otimizar a produção e as estatísticas do processo, com a redução de custo e melhor eficiência. É possível ainda o envio de dados para análise por meio eletrônico e em menos de uma hora o cliente pode receber o resultado, também por via eletrônica.

Informações sobre a empresa:

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2012, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,6 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,6 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.