Press release
Central & South America
July 4, 2013

Inovação para etiquetas e fitas auto-adesivas

A Evonik, em todas as áreas de atuação, sempre apresenta soluções sustentáveis. Uma das inovações da empresa para a indústria de etiquetas auto-adesivas é a marca TEGO® RC Silicones.

O produto é um silicone com cura por raios ultravioleta (UV) em duas tecnologias: radical livre e catiônica. Os diferenciais desses compostos são a economia de energia em comparação ao sistema de cura térmica, a não emissão de solventes e gases na atmosfera.

De acordo com Edson Factori, Chefe de produto da Evonik, “o TEGO® RC Silicones pode ser aplicado por equipamentos de impressão padrão na produção de etiquetas, além disso, caracteriza-se pela alta performance, podendo ser utilizado em embalagens para alimentos e na siliconização de filmes termo-sensíveis, com baixo consumo de energia.”

Para entender melhor o complexo de etiquetas auto-adesivas podemos observar a ilustração ao lado. A etiqueta é composta por diferentes camadas: a base, conhecida como liner, o silicone, o adesivo e o rótulo impresso.

No processo tradicional, explica Edson Factori, “no momento em que se utiliza a etiqueta o liner (base) é descartado, gerando o resíduo sólido que será descartado no meio ambiente. Com a tecnologia TEGO® RC Silicones, podemos produzir etiquetas sem o liner, eliminando este resíduo e reduzindo custo da etiqueta em até 30%. O diferencial desta tecnologia está na cura à temperatura ambiente e poder ser aplicado em superfícies já impressas, inclusive em filmes plásticos”.

Outro diferencial desta tecnologia para a indústria de etiquetas é a utilização do BOPP, polipropileno bi-orientado, como liner tornando possível a sua reciclagem. Além disso, pode-se diminuir a espessura, o que acarreta na introdução de um número maior de etiquetas por rolo, otimizando o processo de logística.