Press release
Central & South America
July 4, 2013

Evonik Industries: o grupo industrial criativo

Evonik Industries é uma das principais empresas de especialidades químicas do mundo e suas atividades se concentram nas principais megatendências: saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. Possui também investimentos nos setores imobiliário e de energia. O grupo tem operações em mais de 100 países, conta com 33 mil colaboradores e gerou um faturamento de aproximadamente 13,6 bilhões de Euros no ano fiscal de 2012.

O Centro Corporativo, em Essen, na Alemanha, é responsável pelo gerenciamento estratégico da empresa, que tem como objetivo expandir a liderança tecnológica nas respectivas áreas de negócio e se consolidar como um dos grupos industriais mais criativos do mundo. Com o slogan Power to create, a Evonik Industries tem como pontos fortes quatro competências essenciais: criatividade, especialização, autorrenovação e confiabilidade.

São mais de 150 anos de história e muitas conquistas. A empresa dispõe de 20 mil patentes e patentes requeridas, e mais de 35 centros de pesquisa no mundo todo. O modelo de pesquisa estratégica, que se distingue pela proximidade dos clientes, pela cooperação, além de ciclos curtos de desenvolvimento, constitui um promotor importante para conquistar novos mercados.

Liderança em especialidades químicas
As atividades da área Química se concentram em segmentos atraentes das especialidades químicas, um campo no qual a Evonik Industries figura entre os principais competidores globais. Com a meta de melhorar sistematicamente essa posição, a empresa mantém foco no mercado e nos clientes, assim como a excelência operacional. Atividades de pesquisa e desenvolvimento orientadas pelo mercado e investimentos em tecnologias futuras são essenciais para o crescimento rentável.

A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

Orientada para o futuro
Focada no crescimento rentável, a empresa visa conquistar os mercados do futuro com produtos novos, inteligentes e de ponta. A Evonik já oferece aos clientes no mundo todo, produtos, serviços e soluções que ajudam a diminuir o consumo de recursos naturais e reduzir as emissões de CO2. Isso inclui a produção de matérias-primas essenciais para a indústria da energia solar; tecnologia e produtos para pneus green tire, que reduzem o consumo de combustível; materiais modernos, leves e econômicos, diminuindo o consumo de energia no setor de transportes, por exemplo.

A atividade de pesquisa e desenvolvimento é um propulsor essencial de inovação e sucesso na Evonik, que investe mais de 300 milhões de euros ao ano nessa área. Cerca de 2.300 profissionais altamente qualificados, em 35 unidades ao redor do mundo, se dedicam diariamente à pesquisa de novas substâncias, produtos, ideias e modelos. Para se manter na dianteira da pesquisa científica, a empresa mantém mais de 350 parcerias com universidades em diversos países.

Compromisso com o meio ambiente
As fábricas da Evonik incorporam a mais avançada tecnologia para o desenvolvimento de produtos e soluções inteligentes, inovadoras e ambientalmente seguras para diversos setores industriais. Desde o início de suas operações, a empresa tem uma grande preocupação com a preservação ambiental e com as ações de responsabilidade social. Prova disso é que foi uma das primeiras no mundo a receber uma patente de proteção ambiental, concedida pelo Registro Imperial Alemão em 1882.

Atuação no Brasil
No Brasil, a Evonik atua na área química desde 1953. Os produtos da Evonik são utilizados como matéria-prima em importantes segmentos de mercado, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química, tintas, entre outros.

A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no país, sendo que suas atividades operacionais estão agrupadas em seis Unidades de Negócios: Coatings & Additives, Consumer Specialties, Health & Nutrition, Advanced Intermediates, Inorganic Materials e Performance Polymers. Com essa estrutura, a Evonik fornece produtos e soluções para praticamente todos os setores industriais.

Além de sede administrativa na capital paulista, a Evonik possui uma fábrica de peróxido de hidrogênio, em Barra do Riacho (ES). Estão em construção outras duas unidades fabris: uma localizada em Americana (SP), destinada à fabricação de ingredientes para as indústrias de cuidados pessoais e para o lar e uma fábrica na cidade de Castro (Paraná), para a produção biotecnológica de Biolys®, insumo destinado ao mercado de nutrição animal. Uma nova unidade para a produção de sílicas precipitadas foi anunciada e deverá ser concluída em 2015.

Também conta com quatro centros de distribuição, situados em Cascavel (PR), Guarulhos (SP), Itajaí (SC) e Mucuri (BA) e modernos laboratórios, destinados aos mercados de poliuretano, nutrição animal, personal care e de aplicação farmacêutica.

O laboratório de tecnologia aplicada que centraliza o suporte técnico da área Personal Care na América Latina, instalado no Centro de Distribuição da Evonik, em Guarulhos (SP), permite a realização de testes, a produção de protótipos e o desenvolvimento de novos produtos cosméticos, de forma a tornar mais rápida e precisa a oferta de produtos e serviços adequados a cada cliente, além de oferecer treinamentos específicos aos profissionais do setor.

O laboratório dedicado exclusivamente ao segmento farmacêutico, também localizado junto ao Centro de Distribuição da empresa em Guarulhos (SP), oferece suporte aos clientes em projetos na área de revestimentos de formas farmacêuticas sólidas e disponibiliza equipamentos capazes de reproduzir processos de produção, de forma a identificar possíveis falhas.

Também em Guarulhos, o laboratório para a área de nutrição animal compõe-se de dois centros de pesquisas e é estruturado de forma a atender às necessidades do mercado, especialmente no que se refere à produção de ração animal. Conta com um sistema de dosagem de aminoácidos, denominado Amino Sys, que permite organizar treinamentos dirigidos aos profissionais responsáveis pela operação e manutenção do equipamento. O laboratório de análises, por meio da tecnologia NIR (Nearby Infrared Reflectance), realiza a análise completa de amostras de ração, permitindo selecionar fornecedores, segregar ingredientes para silos diversos e balancear as fórmulas nutricionais.

A Evonik mantém, ainda, o Centro Técnico de Poliuretanos América do Sul, localizado em Americana (SP). Entre os serviços oferecidos estão treinamentos, projetos personalizados, reprodução de processos produtivos, solução de problemas, avaliação de propriedades físicas, suporte de infraestrutura para laboratórios e relatórios técnicos profissionais.

A Evonik também está presente em toda a América do Sul, com unidades próprias na Argentina, no Chile, no Peru e na Colômbia, e representantes ou distribuidores nos demais países. O controle dos negócios é exercido pela unidade do Brasil. Em Puerto San Martin, na Argentina, está sendo construída uma fábrica que produzirá catalisadores para fabricação de biodiesel, mercado no qual a Evonik detém posição de liderança global, com ampla experiência e tecnologia comprovada.

Participação de mercado
A Evonik é a segunda maior fabricante de peróxido de hidrogênio do mercado brasileiro. Além de ser utilizado no branqueamento da celulose e em outros segmentos industriais, o peróxido de hidrogênio também é utilizado na área ambiental, para tratamento da água potável, esgotos, efluentes gasosos e líquidos, e na recuperação do solo e das águas subterrâneas. A fábrica situada em Barra do Riacho, desde 1998, foi uma das primeiras empresas do setor a conquistar o ISO 14001, certificado que atesta boas práticas ambientais.

Responsabilidade Social
Além de adotar um rígido controle em suas unidades fabris com o intuito de evitar impactos ambientais, a empresa se preocupa em colocar em prática ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde suas unidades de negócios estão inseridas.

Reflexo dessa postura são os diversos projetos voltados para a inclusão social e o apoio à educação e cultura. Entre eles, destacam-se ações desenvolvidas em Barra do Riacho (ES), que visam ajudar a comunidade local carente, englobando crianças, adolescentes e adultos.

Informações sobre a empresa:

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2012, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,6 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,6 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:

Na medida em que expressamos previsões ou expectativas neste comunicado à imprensa, ou sempre que as nossas declarações sejam futuras, essas previsões, expectativas ou declarações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, além de incertezas. Os resultados ou progressos reais podem variar, dependendo de mudanças que ocorram no ambiente operacional. Nem a Evonik Industries AG, nem as empresas de seu grupo, assumem responsabilidades em relação à atualização das previsões, expectativas ou declarações contidas neste comunicado.