Press release
Central & South America
June 27, 2013

Ecogerma 2013

Inserido no calendário dos eventos do Ano da Alemanha no Brasil, o Congresso Ecogerma 2013, considerado uma das principais conferências de sustentabilidade do país, contou com o patrocínio da Evonik Industries e com a palestra de Débora Rebuelta, chefe de produto para América do Sul, roadmarking & construction.

A 5ª edição do Congresso aconteceu nos dias 26 e 27 de junho, no Club Transatlântico, em São Paulo. Durante os dois dias, o evento dividiu as palestras em 5 paineis: “Energia fotovoltaica”, “Mobilidade”, “Gestão de resíduos”, “Energia” e “Energia, Inovação e Clima”.

É importante ressaltar que a ONU decretou o período de 2011 a 2020 como a Década de Ação para Segurança Viária. O Brasil está entre os 10 países de maior número de acidentes de trânsito do mundo, com mais de 40.000 mortes por ano. Lembramos que a sinalização horizontal é um componente da segurança viária que nos acompanha durante todo o trajeto, e é de extrema importância que seja eficiente para a segurança dos usuários da via.

Neste contexto, inserido no painel “Mobilidade”, ocorreu a palestra da Evonik, “Contribuição de sistemas de sinalização horizontal plástico a frio para vias mais seguras e sustentáveis” – na qual a palestrante ressaltou os diferenciais do sistema de plástico a frio a base de resinas DEGAROUTE® para a segurança e mobilidade nas vias, além de suas contribuições para o meio ambiente comprovadas através do estudo inédito realizado pela Evonik sobre a análise do ciclo de vida de sistemas de sinalização horizontal.

“Os sistemas de sinalização horizontal plástico a frio a base de DEGAROUTE® contribuem para a melhoria na mobilidade e propicia mais segurança para os usuários da via, direcionamento adequadamente o fluxo de veículos em vias compartilhadas como, por exemplo, ao utilizar os sistemas plástico a frio a base de DEGAROUTE® para pinturas de ciclovias, corredores de ônibus, faixas de pedestres do tipo “tapetes vermelhos” se obtém melhor visibilidade das áreas compartilhadas, superfícies antiderrapantes e elevada durabilidade,consequentemente, menos transtornos com interdições de vias, como congestionamentos e riscos de acidentes, o que se traduz em um dos grandes desafios, principalmente, das grandes cidades”, destacou Débora durante a palestra.

Na China, por exemplo, foi implantado travessias mais seguras em áreas escolares com sistemas plástico a frio a base de DEGAROUTE®, nestas travessias aplicou-se na base o plástico a frio em vermelho, como um “tapete vermelho” e, na superfície, o tradicional “zebrado”, em branco. Segundo o prefeito de Wuzhou, esta intervenção acarretou na redução de 50% dos acidentes no local.

“Outra vantagem é a segurança proporcionada aos usuários das vias a noite sob chuva. Estudos mostram que mais de 90 % da comunicação com a via é visual e que a maioria dos acidentes ocorrem a noite sob chuva. Os sistemas plástico a frio estrutura possuem “canais drenantes” evitando que a água cubra as linhas de sinalização garantindo a visilibilidade das esferas de vidro incorporadas e a retro refletância mesmo sob chuva, trazendo visilibilidade para os motoristas e segurança para as vias”, explicou a palestrante.

No Brasil, o sistema foi utilizado pela Ecovias, na Rodovia Anchieta, em São Paulo, e acarretou na melhor visibilidade nos trechos da serra, evitando acidentes, além de maior durabilidade, o que evita o transtorno relacionados a intervenções das vias para manutenção.

A contribuição para o meio ambiente foi apresentado através da análise do ciclo de vida dos principais sistemas de sinalização horizontal, a Evonik realizou o estudo inédito no segmento com base nas principais tecnologias utilizadas no mercado europeu.

Os resultados mostram que o Potencial de Aquecimento Global (GWP) para os vários sistemas diferem significativamente, e os sistemas plástico a frio apresentam melhor desempenho. Considerando-se as esferas de vidro usadas, o transporte, o processo de aplicação, as emissões de produtos químicos e de eliminação, o impacto ambiental de sistemas utilizando DEGAROUTE® foi consideravelmente menor do que o sistema de menor desempenho. Por exemplo, o plástico pulverizador frio só precisa ser re-aplicado quatro vezes durante um período de 10 anos, enquanto a tinta base solvente requer manutenção anual, ou seja, 10 vezes no período de 10 anos.

“O que isto significa para o meio ambiente? Potencial redução de 50 % na emissão de gases de efeito estufa por ano! Devido a sua maior durabilidade, VOC próximo a zero, formulações livre de metais pesados o plástico a frio a base de DEGAROUTE® foi o primeiro sistema de sinalização horizontal a receber o rótulo Ecológico ABNT no Brasil”, conforme destacou a palestrante.