Press release
Central & South America
June 3, 2013

Evonik participa da Feiplastic com novos produtos

A Evonik, uma das líderes mundiais de especialidades químicas, participará da Feiplastic 2013 – Feira Internacional do Plástico. O evento ocorrerá entre os dias 20 e 24 de maio, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP) e será palco de novidades, tendências, informações e negócios do setor de transformação de plásticos.

A empresa será representada por várias áreas de negócios relacionadas ao setor de plásticos, que apresentarão produtos e lançamentos para diversificados segmentos industriais. O evento é uma importante oportunidade de divulgar os diferenciais da marca e a alta tecnologia agregada ao portfólio oferecido para estes mercados.

Os visitantes da feira poderão conhecer as linhas de silanos, polímeros e aditivos, desenvolvidas especialmente para proporcionar um desempenho superior no processo produtivo e ao produto final. É o caso da linha de silanos oligômeros Dynasylan®, indicada para a fabricação de itens como tubulações e cabos.

Silanos em novas aplicações
A linha Dynasylan® oferece ótimos resultados como agentes de acoplagem e crosslinkers para compostos HFFR (High Filled Flame Retardant), com alto teor de sólidos para alta resistência à chama. A combinação do Dynasylan® SILFIN 13 com o Dynasylan® SILFIN 25, aplicada na produção destes tipos de compostos, oferece vantagens significativas no processo de produção. Graças às características alcançadas com a composição dos dois produtos, observa-se a menor deposição de resíduos, exigindo menor necessidade de limpeza e, por consequência, maior produtividade.

Versatilidade das resinas
Outro destaque da Evonik será a linha de polímeros acrílicos, dentre eles, o PMMA ACRYLITE® para injeção e extrusão de peças para indústria automotiva, iluminação residencial e pública, de embalagens para cosméticos, entre outros segmentos.

Nesta linha, chega ao mercado o ACRYLITE® Hi-Gloss, produzido na cor Black Piano com altíssimo brilho e caracterizado pela excelente resistência a intempéries. Esta linha de produtos foi especialmente desenvolvida para uso em aplicações automotivas não transparentes, como revestimento das colunas A, B e C externas, retrovisores, molduras de rádio e peças do painel. O ACRYLITE® Hi-Gloss já é largamente difundido na Europa e Estados Unidos e começa a conquistar as montadoras nacionais.

Ainda nesta linha, serão apresentados os materiais de alta resistência térmica, dentre eles o ACRYLITE® hW55, com Vicat de 120°C, e a polimetilmetacrilimida ACRYMID® com produtos que chegam a 170°C de Vicat.

Alinhada à forte tendência da indústria automotiva para redução de peso nos veículos, a Evonik apresentará a linha ACRYLITE® Automotive Glazing que permite substituição de vidros nos automóveis. Este produto pode reduzir o peso das janelas em até 50% em relação ao vidro, além de ter propriedades acústicas, elevada transparência e resistência à intempéries.
Outra novidade também é o CYROLITE®, linha especialmente desenvolvida para injeção de produtos para aplicações médicas como conectores, válvulas, filtros e outros produtos que serão submetidos à esterilização por ETO e raios gama. Este material possui excepcional resistência química.

Polímeros de alta performance
Na linha de polímeros de alta performance, o destaque ficará por conta do VESTAKEEP® 5000G, um grade de poliéter-éter-cetona, que oferece elevada resistência ao impacto e um melhor perfil de fadiga sob esforço dinâmico. De alta viscosidade, pode ser extrudado ou injetado. Outra novidade é o VESTAMID® NRG, novos grades de poliamida 12, especialmente desenvolvidos para atender às demandas técnicas do mercado de Petróleo & Gás.

A empresa dispõe de uma extensa linha de materiais customizados, sistemas e produtos semiacabados, baseados em polímeros de alto desempenho, como: TROGAMID®, VESTAKEEP®, VESTAMELT®, VESTAMID®, VESTODUR®, VESTOSINT®, VESTAMID® HTplus, VESTAMID® Terra e EUROPLEX®.

A Evonik produz plásticos de alta performance com base em poliamidas 12 e 6.12, 12 em pó e 6.10 e 10.10 fabricadas a partir de matérias-primas de fontes renováveis, além de poliamidas transparentes, copoliamidas (COPA), poliamidas elastomêricas (PEBA), PBT, PEEK e chapas de PMMI. Completam o portfólio polímeros utilizados na substituição de metais e em aplicações de altíssima temperatura, como o PEEK (poliéter-éter-cetona) e a PPA (poliftalamidas PA6T e PA10T), sendo estas produzidas a partir de matéria-prima de fontes renováveis.

Monômeros
Sob a marca comercial VISIOMER®, a Evonik Industries oferece a indústria de plásticos uma grande variedade de monômeros metacrílicos, como o metacrilato de metila, ácido metacrílico e metacrilato de butila; metacrilamida, hidróxiésteres, agentes reticulantes, aminoésteres e ésteres especiais.

Alguns dos destaques durante a Feiplastic 2013 serão o VISIOMER ®AMA, tipicamente usado em modificadores de impacto de termoplásticos, tais como PVC, PMMA ou PS e o VISIOMER® TMPTMA, um produto para todos os tipos de aplicações, com excelente desempenho para melhorar a resistência à abrasão e dureza do PVC.

Outro reticulador com largo espectro de desempenho é o VISIOMER® BDDMA, bastante utilizado para reticulação de borracha ou embalagem de líquidos. Para a área odontológica, a Evonik oferece o VISIOMER ® EGDMA e o VISIOMER® HEMA-TMDI, sendo que oferecem, respectivamente, atraente relação custo-benefício e excelente flexibilidade e propriedades de adesão superiores a todos os tipos de resinas e cargas inorgânicas.

Catalisadores
A Evonik possui uma linha de componentes utilizados na manufatura de catalisadores para polimerização de olefinas: CATYLEN S® (MgE – suportes para catalisadores Ziegler-Natta), que influencia na performance do catalisador e determina a forma das partículas do polímero; e CATYLEN D® (Donors silanos - agentes isotáticos), que são aditivos utilizados na preparação do catalisador Ziegler-Natta para controle da taticidade do polipropileno. Com uma equipe altamente especializada, a Evonik também oferece o desenvolvimento de projetos especiais para produção de catalisadores para polimerização que não estão no portfólio para atender as necessidades específicas dos clientes.

Sílicas e fosqueantes
Mais um destaque da Evonik para a indústria do plástico será a linha de sílicas precipitadas SIPERNAT®, que atuam como agentes “antibloqueio”: SIPERNAT® 310 em filmes de PVC, SIPERNAT® 500 LS em filmes de poliéster e SIPERNAT® 44MS em masterbatch de poliolefinas de elevada concentração, proporcionando excelente relação entre brilho, transparência e coeficiente de atrito.

Também será apresentada a linha ACEMATT®, de agentes fosqueantes com larga utilização em tintas em geral e que possui um produto específico para reduzir o brilho de filmes ou peças de PVC, ABS e PU: o ACEMATT® OP 278, que aumenta a rugosidade superficial do filme e proporciona uma textura atrativa e sensação suave ao toque.

Complementando o amplo portfólio de produtos destinados à indústria do plástico, a Evonik destacará os produtos da marca Kronos (dióxido de titânio) e Chemtura (antioxidantes, estabilizantes UVs e compatibilizantes poliméricos).

Na linha de dióxido de titânio, fabricada pela Kronos - uma das maiores produtoras mundiais do produto – serão destaques:

Kronos 2220: pigmento que atende às mais exigentes necessidades do mercado, proporcionando boa dispersão, propriedades ópticas e resistência a intempéries. Tem ótimo desempenho, em especial, para PVC exterior (como perfis de janelas de PVC).

KRONOS 2233: pigmento desenvolvido especificamente para policarbonato. Sua composição minimiza a degradação do polímero. De fácil dispersão, impede possíveis defeitos de superfícies causados durante o processo de injeção e garante alto brilho.

Kronos 2450: pigmento universal com boas fluidez e dispersão, excelente poder de tingimento e intenso sub-tom azulado. Pode ser incorporado em várias resinas, desde poliestireno e polímeros de engenharia à poliolefinas. 

Serviço
Feiplastic 2013 – Feira Internacional do Plástico
Data:
20 a 24 de maio
Horário: 11h às 20h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo (SP)
Estande: B, nº 68

Informações sobre a empresa:

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2012, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,6 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,6 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, biodiesel, borracha, construção civil, cosméticos, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.