Press release
Central & South America
May 17, 2013

Evonik participa de mais um Encontro Econômico Brasil-Alemanha

No dia 13 de maio, a Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, participará da abertura de mais uma edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que ocorrerá no Centro de Convenções do World Trade Center (WTC), em São Paulo (SP).

O evento é resultado da parceria entre a Federação das Indústrias Alemãs (BDI), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK).

Em sua 31ª edição, o Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2013, sob o tema "Cooperação Brasil-Alemanha para a Competitividade", reunirá governantes e os principais empresários dos dois países, para debater oportunidades de negócios, inovação e pesquisa, logística, desafios das megacidades, do setor de energia, agronegócios, infraestrutura, entre outros temas. Já confirmaram presença os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e da Alemanha, Joachim Gauck.

Eficiência Energética
A Evonik aproveitará este importante momento para apresentar pela primeira vez no Brasil o “Wind Explorer”, um veículo que reúne diversas tecnologias sustentáveis desenvolvidas em conjunto com empresas parceiras. No estande da Evonik, durante a abertura do Encontro, será possível conhecer este carro-conceito, que acomoda dois passageiros, pesa apenas 200 kg e é capaz de percorrer uma distância de, aproximadamente, 400 km em um único dia, alimentado por baterias de íons de lítio, recarregadas pelo vento, através de um aerogerador portátil.

O veículo alcança a velocidade de 80km/h, sem emissão de ruídos ou poluição oriunda da queima de combustíveis fósseis e faz uso de células solares. Em testes realizados na Austrália, o carro percorreu 5 mil km a um custo de dez euros. Materiais leves, como Rohacell – espuma rígida cerca de 70% mais leve que o aço - e pneus que reduzem a resistência ao rolamento fazem do projeto um sucesso em termos de sustentabilidade e abrem perspectivas para novos desenvolvimentos.

Laços fortalecidos
Sustentabilidade, inovação e pesquisa estarão na pauta do Encontro Econômico Brasil-Alemanha que este ano celebrará o ano “Alemanha + Brasil 2013-2014”. A iniciativa, que visa fortalecer os laços entre os dois países, vem ao encontro dos projetos da Evonik ao completar 60 anos de atividades no Brasil.

Os objetivos da empresa para os próximos anos incluem mais investimentos, inovação e crescimento no País, a exemplo das duas unidades fabris em construção - em Americana (SP), para a fabricação de ingredientes para indústrias de cosméticos e cuidados para o lar, e em Castro (PR), voltada à produção de aminoácido Biolys® para nutrição animal -, além dos dois laboratórios dedicados às áreas de Personal Care e Health Care, inaugurados em 2012.

“Outros eventos no decorrer do ano, em comemoração ao ano Alemanha + Brasil 2013-2014 contarão com nossa presença e apoio e representam importantes oportunidades de fortalecermos nossas relações com os mais diversos segmentos nos quais atuamos”, destaca Regina Barbara, chefe do Departamento de Comunicação Corporativa da Evonik.

Serviço
31º Encontro Econômico Brasil-Alemanha – EEBA 2013
Datas:
13 e 14 de maio
Local: World Trade Center (WTC)
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 12555 – São Paulo (SP)

Informações sobre a empresa:

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2012, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,6 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,6 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, biodiesel, borracha, construção civil, cosméticos, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota legal:

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.