Press release
Central & South America
May 15, 2013

Evonik apresenta a Cyber-Classroom, a ferramenta de aprendizado do futuro

Com base na certeza de que formação é o caminho mais sólido para o desenvolvimento de pessoas e empresa, a Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, traz ao Brasil, como uma ação voltada ao Ano Internacional da Alemanha no país, o projeto Cyber- Classroom, que torna mais dinâmico e real o ensino e a aprendizagem de algumas disciplinas, como química. Duas instituições de ensino de São Paulo (SP) aprenderão a usar essa nova tecnologia. Educadores do Colégio Porto Seguro e Bandeirantes conheceram a tecnologia no último dia 9 de maio.

O grande diferencial da Cyber-Classroom é a possibilidade de estudar química em três dimensões, o que não só torna a compreensão do conteúdo mais fácil como favorece a maior interação dos alunos. Numa época em que os meio de comunicação se transformam e os estudantes estão cada vez mais ‘conectados’, esta pode ser uma maneira única de aprender.

Como patrocinadora do projeto educacional, a Evonik busca despertar nos jovens o entusiasmo pela química. “Uma nação industrial precisa de jovens qualificados para as próximas gerações de cientistas. Por isso, investimos em tecnologias visionárias que dão aos educadores novas formas de ensinar e que reavivam o interesse dos alunos pela aprendizagem”, afirma Klaus Engel, CEO da Evonik.

Temas complicados que sempre foram difíceis de demonstrar ou explicar podem ser visualizados mais rapidamente. Estudos mostraram que os materiais de aprendizagem 3D favorecem a fixação do conteúdo por mais tempo e exercem influência positiva sobre a assimilação por parte dos alunos, aumentando sua percepção e capacidade de memória.

O futuro chegou
As tradicionais aulas de química logo farão parte do passado. A interatividade vem mudando a forma de transmissão de conhecimento e irá desempenhar um papel importante no futuro.

A tecnologia 3D torna atraente o aprendizado, principalmente, das ilustrações clássicas da química. Com o auxílio de óculos especiais, por exemplo, os alunos podem visualizar moléculas tridimensionais e reações químicas, tornando esses conceitos mais fáceis de entender. Os alunos podem, ainda, criar e reorganizar os seus próprios modelos moleculares.

Os meios virtuais não substituem os professores, mas auxiliam os processos de ensino, enquanto os professores tornam-se facilitadores da aprendizagem e criam um ambiente favorável e estimulante ao estudo.

Tecnologia em difusão
Depois de implementar as aulas virtuais nas escolas da Alemanha, a Evonik pretende transferir esse tecnologia a outros países, incluindo o Brasil. Os módulos estão disponíveis em alemão, inglês, francês e flamengo. A próxima etapa de tradução será o português. Os módulos de aprendizagem de química estão sendo compilados por uma equipe de professores, engenheiros e programadores e provavelmente serão ampliados.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Visenso, desenvolvedora do software em 3D, e a Evonik.

Perfil Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais tradicionais e conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br 

Perfil Colégio Bandeirantes
O Colégio Bandeirantes iniciou suas atividades em 1944, sob a direção do Engenheiro Antonio de Carvalho Aguiar. Propõe-se a desempenhar um papel fundamental na formação pessoal e acadêmica do aluno. Acredita que a Escola é um espaço de construção de conhecimento e de efervescência cultural. Acredita numa educação que, por meio da integração curricular, propicie condições para que o aluno desenvolva modos de ser e conhecer, tais como a capacidade de pensar e agir de forma ética e respeitosa, ser competente e disciplinado academicamente, sintético e criativo no domínio e aplicação do conhecimento adquirido, para além do convencional, sensível aos diversos estímulos de natureza estética, de modo a tornar-se um cidadão consciente e com responsabilidade social atuante. Todos esses valores são vivenciados num ambiente que fomenta continuamente a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional de todos aqueles que interagem interna e externamente com a Instituição.

Informações sobre a empresa:

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2012, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,6 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,6 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries teve início em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no país e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, biodiesel, borracha, construção civil, cosméticos, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota legal:

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.