Press release
Central & South America
May 10, 2013

Presidente mundial da Evonik visita instalações brasileiras e anuncia novo investimento no país

Entre os dias 8 e 10 de maio, o Dr. Klaus Engel, presidente da Diretoria Executiva da Evonik Industries, com sede na Alemanha e uma das líderes mundiais em especialidades químicas, estará no Brasil para uma série de reuniões com empresários e autoridades do governo do Paraná, onde está sendo construída uma nova fábrica do Grupo, e anunciará o investimento de mais uma planta fabril no país.

Trata-se da construção de uma unidade de produção de sílica, a ser instalada em Americana (SP), onde a empresa já conta com instalações industriais e laboratoriais. Será a primeira fábrica da Evonik para a produção de sílica na América do Sul e deverá ser concluída em 2015.

O crescimento e a estabilidade econômica do Brasil, onde a empresa completa 60 anos de operações em 2013, e o potencial de desenvolvimento na América do Sul têm despertado a atenção da Evonik Industries para a região, em contraponto à crise econômica vivida por países europeus. As vendas anuais na América do Sul somam 650 milhões de euros e a meta é alcançar um bilhão de euros em quatro anos.

Para isso, além do novo investimento, três novas fábricas estão em construção, sendo duas no Brasil e uma na Argentina. As duas unidades brasileiras começarão a operar já em 2014. Uma delas, localizada em Americana, no Estado de São Paulo, produzirá ingredientes para as indústrias de cosméticos e cuidados do lar, e a outra, que está sendo construída junto ao complexo industrial da Cargill, na cidade de Castro (Paraná), será dedicada à produção biotecnológica de Biolys®, um importante aminoácido utilizado pela indústria de nutrição animal. Já a fábrica da Argentina, situada em Puerto San Martin, que deverá ser inaugurada ainda em 2013, produzirá catalisadores para biocombustíveis, mercado em ascensão no País e que tem oferecido boas possibilidades de negócios.

Momento oportuno
A visita do presidente mundial da Evonik Industries, que conta com mais de 33.000 colaboradores e que no ano fiscal de 2012 alcançou vendas em torno de 13,6 bilhões de Euros, acontece em momento oportuno, a uma semana do Encontro Econômico Brasil-Alemanha.

Esta edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha ocorrerá em São Paulo entre os dias 13 e 14 de maio e reunirá os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e da Alemanha, Joachim Gauck, além de importantes empresários dos dois países para debater oportunidades de negócios, inovação e pesquisa, desafios das megacidades e dos setores de energia, agronegócios e infraestrutura, entre outros temas.

Nessa oportunidade, a Evonik apresentará em seu estande o “Wind Explorer” como exemplo de inovação e eficiência energética. Trata-se de um carro-conceito produzido com material super leve (o veículo pesa apenas 200 kg) e que é capaz de percorrer a distância de aproximadamente 400 km em um único dia, alimentado por baterias de íons de lítio recarregadas pelo vento, por meio de um aerogerador portátil.

“O momento é bastante oportuno para receber o presidente mundial da Evonik Industries. Em 2013 comemoramos 60 anos de atividades no país com negócios consolidados e em crescimento”, destaca Weber Porto, Diretor Presidente da Evonik para a América do Sul, lembrando que em maio também terá início uma série de eventos em comemoração ao “Ano Internacional da Alemanha no Brasil”.

Perspectivas positivas
A Evonik tem registrado importantes taxas de evolução de produção e vendas nos últimos anos e mantém planos para seu desenvolvimento contínuo baseados no tripé eficiência, valores e crescimento. “Esses são os três elementos que nos ajudarão a implementar o nosso planejamento de médio prazo sob o título Evonik 2016”, afirma Klaus Engel.

Para isso, serão destinados investimentos da ordem de 6 bilhões de Euros até 2016 em áreas estratégicas, como produção, pesquisa e desenvolvimento, distribuição e serviços. O objetivo é perseguir a estratégia de crescimento contínuo da Evonik como o grupo focado em especialidades químicas.

A região sul-americana, e o Brasil em particular, tem todas as condições de contribuir para esse desenvolvimento, pois representa um mercado importante e com grande potencial de crescimento em diversos segmentos, como o de nutrição, cosméticos e cuidados do lar – focos dos investimentos fabris da Evonik no Brasil – e mercados onde o país detém atualmente reconhecida posição de destaque mundial.
 
A confiança da empresa no crescimento do país mostra-se também nos investimentos realizados na instalação de laboratórios especializados. Em 2012, foi inaugurado o laboratório Pharma, dedicado exclusivamente ao segmento farmacêutico. Localizado junto ao Centro de Distribuição da empresa em Guarulhos (SP), oferece suporte aos clientes em projetos na área de revestimentos de formas farmacêuticas sólidas e disponibiliza equipamentos capazes de reproduzir processos de produção, de forma a identificar possíveis falhas.

Também em Guarulhos, o laboratório para a área de nutrição animal compõe-se de dois centros de pesquisas e é estruturado de forma a atender às necessidades do mercado, especialmente no que se refere à produção de ração animal. Conta com um sistema de dosagem de aminoácidos, denominado Amino Sys, que permite organizar treinamentos dirigidos aos profissionais responsáveis pela operação e manutenção do equipamento. O laboratório de análises, por meio da tecnologia NIR (Nearby Infrared Reflectance), realiza a análise completa de amostras de ração, permitindo selecionar fornecedores, segregar ingredientes para silos diversos e balancear as fórmulas nutricionais.

A Evonik mantém, ainda, o Centro Técnico de Poliuretanos América do Sul, localizado em Americana (SP), voltado basicamente aos fabricantes de espumas para a produção de colchões. Os espumadores contam com uma estrutura tecnológica e profissional completa em apoio às suas necessidades. Clientes, distribuidores, fabricantes de matérias-primas e de máquinas, além dos demais parceiros da Evonik têm à disposição equipamentos de 1m³ nos formatos quadrado e cilindrico, que reproduzem o processo de produção das espumas.
Entre os serviços oferecidos estão treinamentos, projetos personalizados, reprodução de processos produtivos, solução de problemas, avaliação de propriedades físicas, suporte de infraestrutura para laboratórios e relatórios técnicos profissionais.

Informações sobre a empresa:

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2012, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,6 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,6 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, biodiesel, borracha, construção civil, cosméticos, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota legal:

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.