Press release
Central & South America
July 18, 2012

Evonik participa de Seminário de Sinalização e Segurança Viária em Minas Gerais

Na Década de Ação para Segurança Viária, conforme resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), empresa destaca a importância das discussões que visam à reversão do alto índice de mortes no trânsito em todo o mundo


A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, foi uma das patrocinadoras e participantes do II Seminário de Sinalização e Segurança Viária, promovido pela Associação dos Engenheiros do DER/MG - ASSENDER e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais – DER/MG.

Com a apresentação de diversas palestras e um curso de segurança e sinalização viária, ministrado por especialista, o evento, que ocorreu entre os dias 3 e 5 de julho em Belo Horizonte (MG), reuniu mais de 200 profissionais que atuam no serviço público e na iniciativa privada, além de estudantes universitários interessados no tema.

Responsável pela palestra “Sinalização Horizontal Plástico a Frio: excelência em visibilidade, mobilidade e sustentabilidade”, a chefe de produto da Evonik, Débora Rebuelta, destacou a relevância desta iniciativa.

“Eventos como este organizado pelo DER- MG e ASSENDER são de fundamental importância para a disseminação de informações e soluções que visam à redução do número de vítimas no trânsito. O Brasil está entre os 10 países membros da ONU com maior número de mortes no trânsito e é de fundamental importância que as autoridades, as empresas e a sociedade direcionem esforços para que possamos reduzir este quadro tão trágico que afeta milhares de famílias de nossa sociedade e gera um custo social elevado. Parabéns ao DER- MG e ASSENDER por mais esta iniciativa, afirmou Débora.

Conteúdo aprovado
O gerente de sinalização e segurança viária do DER/MG, Walmir Luiz Zuccheratte, destacou que o evento superou as expectativas em relação ao número de participantes e grau de interesse dos mesmos. “A palestra da Evonik foi excelente, pois apresentou dados sobre segurança e sinalização viária da Europa que não temos aqui no Brasil. Os cases apresentados contribuíram muito e chamaram a atenção principalmente para as questões ambientais”, declarou Zuccheratte.


Plástico a frio: segurança comprovada
Durante o II Seminário de Sinalização e Segurança Viária, os participantes puderam conhecer a experiência internacional da Evonik na área de sinalização viária e os diferenciais dos sistemas de sinalização horizontal plástico a frio, que possui características que contribuem para a excelência em visibilidade, mobilidade e sustentabilidade quando o assunto é sinalização viária, contribuindo diretamente para a redução de acidentes em vários países, incluindo o Brasil.

Tendo como principal componente as resinas metacrílicas reativas (PMMA) DEGAROUTE®, o sistema plástico a frio traz como vantagens alta durabilidade e excelente visibilidade mesmo em condições severas, como neblina e chuva à noite. Isso porque conta com elevada retrorrefletância em pavimentos secos ou molhados.

Com alta durabilidade, o sistema reduz intervenções nas vias, reduzindo riscos de acidentes contribuindo para uma mobilidade mais segura, além de poder ser utilizado para pintura de áreas antiderrapantes (“tapetes vermelhos”) para pedestres em áreas escolares, ou corredores para ciclistas, corredores de ônibus, etc.

O sistema Plástico a Frio a base de DEGAROUTE®, é o único sistema de sinalização horizontal no Brasil que possui o rótulo ecológico ABNT, que foi obtido em 2011, devido a sua maior durabilidade, por consumir menos recursos da natureza, além de não conter solventes na formulação. Também não requer aquecimento para a aplicação, o que confere rapidez no trabalho e segurança para os aplicadores durante o manuseio do produto.




Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2011, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 14,5 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,8 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, biodiesel, borracha, construção civil, cosméticos, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Assessoria de Comunicação

Via Pública Comunicação
Taís Augusto: (11) 4423.3150 – 9642.7274
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – 9950.6687
imprensa@viapublicacomunicacao.com.br
www.viapublicacomunicacao.com.br