Press release
Central & South America
June 19, 2012

Evonik planeja nova planta de Biolys® no Brasil

O site de Castro foi escolhido em virtude de seu excelente abastecimento de matérias-primas, ótimas conexões logísticas e proximidade dos mercados. “Já há alguns anos registramos uma crescente demanda por Biolys® na América Latina, particularmente no Brasil”, declarou Patrik Wohlhauser, membro da Diretoria Executiva da Evonik, falando sobre o projeto. “Investindo localmente, ficaremos mais próximos dos clientes, reforçamos a nossa posição nesses importantes mercados para o Biolys® e damos mais um passo em direção ao nosso crescimento também no segmento desse aminoácido para nutrição animal”, acrescentou Wohlhauser.

O projeto brasileiro é uma extensão da bem-sucedida cooperação entre Evonik e Cargill, iniciada em Blair (Nebraska, EUA), onde a Evonik também produz em um site de propriedade da Cargill. Em paralelo ao planejado investimento no Brasil, a Evonik está duplicando a sua capacidade de Biolys® em Blair, onde a Cargill presta serviços relativos ao site e de logística, além de fornecer matérias-primas. “Nossa cooperação com a Cargill é excelente”, afirma o Dr. Walter Pfefferle, diretor da linha de negócios Bioproducts e responsável pelo negócio de Biolys® da Evonik.
Biolys®, produto biotecnológico produzido pela Evonik a partir de matérias-primas renováveis, é conhecido globalmente como fonte altamente eficiente de L-lisina para a nutrição animal que contribui para reduzir de modo sustentável os custos na produção de rações e da criação de animais. O meio ambiente também se beneficia disso: em um balanço ecológico certificado pela TÜV Rheinland, a Evonik documentou recentemente que a adição de proteína na nutrição animal, por meio do Biolys®, entre outros, configura um conceito ambiental particularmente correto para a alimentação adequada e saudável dos animais.

“Nossos produtos não são meros aditivos para nutrição animal, mas um conceito nutricional que provê a melhor alimentação possível aos animais com o melhor aproveitamento possível dos recursos naturais em forma de terras aráveis e grãos”, observa o Dr. Reiner Beste, presidente da unidade de negócios Health & Nutrition da Evonik. “Esta é a nossa contribuição para atender a crescente demanda por carne, leite, ovos e peixes de um modo sustentável. O aumento da procura pelos nossos aminoácidos demonstra que estamos no caminho certo”, conclui.

Evonik é a única empresa no mundo que fabrica e comercializa os quatro aminoácidos essenciais à moderna nutrição animal, incluindo Biolys® (fonte de L-lisina), MetAMINO® (DL-metionina), ThreAMINO® (L-treonina) e TrypAMINO® (L-triptofano). O Grupo oferece serviços e produtos inovadores em mais de 100 países.


Informações sobre a empresa

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2011, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 14,5 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,8 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, biodiesel, borracha, construção civil, cosméticos, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota Legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.