Press release
Central & South America
June 14, 2012

Evonik lança site específico de biodiesel

Com conteúdo voltado totalmente à cadeia do biocombustível, o site oferece informações detalhadas, abordando tópicos que vão da matéria-prima à produção, além de disponibilizar literatura técnica

A partir do mês de junho, entra no ar o novo site da Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas. Trata-se da versão em português da página dedicada exclusivamente ao setor de biodiesel, que pode ser acessada no endereço www.evonik.com.br/biodiesel

Com conteúdo voltado a todos os participantes da cadeia de valor do biodiesel, o novo site possui linguagem acessível, é de fácil navegação e oferece informações detalhadas e atualizadas sobre todas as soluções que a Evonik oferece para o biocombustível.

Os visitantes poderão encontrar informações referentes aos seguintes tópicos: matérias-primas e processo de fabricação, as soluções da Evonik para este mercado - especialidades químicas e serviços disponíveis -, download de literaturas técnicas, incluindo artigos técnicos disponíveis em português, inglês e alemão, além de informações para contato.

Trata-se do mesmo conteúdo das versões em inglês e em alemão criadas pela Evonik e que existem desde 2009.


Mercado potencial
O novo endereço eletrônico vem atender a um setor em contínua expansão no Brasil e no mundo, graças à crescente busca por fontes renováveis de energia. “Este desafio também é enfrentado no Brasil, um país com elevado consumo de diesel mineral e com grande potencial para produção e utilização do biodiesel”, afirma Carlos Araujo, Coordenador de Negócios da Evonik. “Assim, torna-se necessária uma participação bastante ativa neste mercado promissor, utilizando uma importante ferramenta, que é nosso site”, ressalta.

A Evonik é uma das empresas mais atuantes no setor deste biocombustível. Líder mundial na produção e comercialização do Metilato de Sódio, principal catalisador utilizado na fabricação do biodiesel, possui forte presença nas principais regiões produtoras, como Europa, Ásia e Américas, sendo o Brasil um dos mercados com destacável importância.


Produtos
A Evonik oferece os catalisadores Metilato de Sódio 30% em Metanol; Metilato de Potássio 32% em Metanol - indicados para os processos de transesterificação a partir de óleos vegetais, gordura animal e óleo de fritura usado - e os Aditivos Melhoradores de CFPP da linha VISCOPLEX®.

O Metilato de Sódio atua como catalisador na produção de biodiesel com eficiência superior a outros produtos, como os hidróxidos (soda cáustica, por exemplo). Mais de 90% do mercado mundial utiliza o Metilato de Sódio, que pode atingir rendimento de 3% a 5% maior e tem as vantagens de não necessitar de equipamentos para sua dissolução antes de entrar no processo e de não deixar resíduos no combustível.

A empresa possui elevada capacidade de produção, com duas unidades fabris – Alemanha e Estados Unidos – em operação, além de uma terceira em construção na Argentina. Um dos diferenciais da Evonik é oferecer orientação e treinamento contínuo no manuseio, transporte e armazenagem do Metilato de Sódio; suporte técnico para todas as etapas de produção do biodiesel; e estrutura logística e de distribuição dedicada exclusivamente a este mercado – sempre visando atender às diversas necessidades dos clientes.


Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2011, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 14,5 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,8 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, biodiesel, borracha, construção civil, cosméticos, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Assessoria de Comunicação

Via Pública Comunicação
Taís Augusto: (11) 4423.3150 – 9642.7274
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – 9950.6687
imprensa@viapublicacomunicacao.com.br
www.viapublicacomunicacao.com.br