Press release
Central & South America
April 16, 2012

Evonik incentiva pesquisa e inovação na área química

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, recebeu em sua sede, na Alemanha, a Engenheira Química Daniela da Silva Damaceno, vencedora da primeira edição do “Concurso de Ideias”, promovido pela empresa em 2011, em comemoração ao Ano Internacional da Química (AIQ).

Com isso, o concurso atingiu plenamente o seu principal objetivo, que foi o de aproximar a empresa do público jovem, abrindo espaço para estudantes de todo o Brasil apresentarem ideias inovadoras e sustentáveis na área química.

Como primeira colocada no concurso, Daniela, graduada pela Universidade de Caxias do Sul (RS), teve a oportunidade de conhecer o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Evonik - Creavis - e o parque químico da empresa instalado na cidade de Marl, além de trocar experiências com profissionais dedicados à área de inovação.

A estratégia da Creavis, centro totalmente voltado à tecnologia e inovação, é desenvolver suas atividades com foco no futuro, criando negócios rentáveis e sustentáveis para a Evonik. Podem-se levar 10 anos para que produtos lá desenvolvidos cheguem ao mercado. Já o parque químico, fundado em 1938, conta hoje com 10.000 colaboradores, dos quais 7.000 pertencem à Evonik.

“Achei muito interessante os laboratórios de pesquisa em biotecnologia da Creavis e as dimensões do parque químico são impressionantes e sua infraestrutura e localização são perfeitas. Acredito que a Evonik deva promover sempre este tipo de ação, pois é um grande incentivo para quem está começando”, destaca Daniela.


Incentivo a boas ideias
O concurso promovido pela Evonik teve como objetivo incentivar os novos talentos e fomentar o desenvolvimento de inovações, por meio de soluções criativas e sustentáveis. Para participar do “Concurso de Ideias”, o aluno deveria demonstrar habilidade em adaptar um produto ou material, reinventá-lo e transformá-lo.

A ideia, de autoria própria, deveria propor ao mercado algo inovador e único e foi avaliada por uma comissão formada por alguns professores da 4ª Região do Conselho Federal de Química e profissionais da área técnica da Evonik.

O concurso teve a participação de 39 trabalhos, envolvendo estudantes de diversas universidades do Brasil e o resultado foi anunciado em 18 de novembro do ano passado, durante evento comemorativo realizado em São Paulo, com a realização de palestras, exposição dos trabalhos dos 10 finalistas e a entrega do prêmio à vencedora.

O projeto vencedor apresentou a ideia de uma nova fonte para biodiesel. Sua proposta é de estudar os benefícios do óleo de tungue (Vernicia Fordii), uma oleaginosa não alimentícia, ainda pouco utilizada, mas com grande potencial de uso em biodiesel. Em seus estudos, o teor de óleo na semente pode chegar a 40% (g óleo/ g semente). O catalisador proposto para a reação seria o Metilato de Sódio fabricado pela Evonik.


Voltada para o futuro
A valorização dos talentos profissionais e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento são um propulsor essencial de inovação e sucesso do grupo, que investe cerca de 300 milhões de euros ao ano nessa área. Somente no ano passado, a empresa registrou mais de 250 novas patentes, que já ultrapassam 24 mil invenções para os mais diversos mercados.

A Evonik conta com, aproximadamente, 2.300 pessoas atuantes na área de pesquisa e desenvolvimento, em 35 sites no mundo e 300 projetos de cooperação com universidades e outros parceiros. Atualmente, o foco da Creavis está em estudos sobre gerenciamento de ciclo de vida de produtos, biotecnologia, eficiência energética, proteção climática e energia fotovoltaica. Com isso, a Evonik continua investindo nas megatendências mundiais e moldando as tecnologias do futuro.



Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é uma das principais empresas mundiais no segmento de especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2011, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 14,5 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA) de cerca de 2,8 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, biodiesel, borracha, construção civil, cosméticos, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota legal

Na medida em que expressamos previsões ou expectativas neste comunicado à imprensa, ou sempre que as nossas declarações sejam futuras, essas previsões, expectativas ou declarações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, além de incertezas. Os resultados ou progressos reais podem variar, dependendo de mudanças que ocorram no ambiente operacional. Nem a Evonik Industries AG, nem as empresas de seu grupo, assumem responsabilidades em relação à atualização das previsões, expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Assessoria de Comunicação

Via Pública Comunicação
Taís Augusto: (11) 4423.3150 – 9642.7274
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – 9950.6687
imprensa@viapublicacomunicacao.com.br
www.viapublicacomunicacao.com.br