Press release
Central & South America
April 10, 2012

Evonik destaca soluções para a indústria da borracha durante a Expobor 2012

Uma das principais empresas mundiais no segmento de especialidades químicas, a Evonik marcará presença em mais uma edição da Expobor - Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha, que ocorrerá de 11 a 13 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Os destaques da empresa para a indústria de transformação de borracha e pneumática são as linhas de sílicas e silanos - essenciais nas formulações modernas para se atingir o desempenho máximo nas aplicações mais exigentes.

“A introdução da tecnologia sílica/silanos revolucionou a fabricação de pneus, pois determinadas características dos pneus verdes, que duram mais e diminuem o consumo de combustível, só são alcançadas com o uso de sílicas e silanos na formulação”, observa Camila Pecerini, chefe de produto da área Inorganic Materials, da Evonik.

Produtos em destaque:

Linha ULTRASIL® - Para a indústria de pneus, os destaques são ULTRASIL® 7000 GR; ULTRASIL® VN 2/ VN 2 GR e ULTRASIL® VN 3/ VN 3 GR, que promovem excelente dispersão e alto reforço, reduzem a resistência ao rolamento e aumentam a resistência à abrasão, melhorando a aderência em piso molhado.

Para a fabricação de solados, a linha ULTRASIL® VN 3/ VN 3 GR, propicia alto poder reforçante (shore, resistência à tração e ao rasgo) e transparência. Para o setor de artefatos técnicos, os benefícios se convertem em melhoria da moldagem por injeção, extrusão e calandragem; e redução da deformação residual, além de excelentes propriedades mecânicas. Os destaques para este mercado são: ULTRASIL® 360; ULTRASIL® 880; ULTRASIL® AS 7; ULTRASIL® VN 2/ VN 2 GR e ULTRASIL® VN 3/ VN 3 GR.

Na linha de sílicas, além da família ULTRASIL®, com grande variedade de aplicações para reforço de compostos de borracha, a Evonik oferece ainda as reconhecidas marcas AEROSIL® e SIPERNAT®.

Silanos para borracha
Na linha de silanos oferecida pela Evonik serão destaques durante a Expobor, os seguintes produtos:

Si 69®; Si 266®; Si 75®; Si 363® e Dynasylan - silanos com enxofre, bifuncionais, também monômeros e oligômeros para compostos de sílica, que proporcionam alto desempenho aos produtos, como as propriedades mecânicas, por exemplo, nos pneus: mais estabilidade em piso molhado, baixa resistência ao rolamento e alta resistência à abrasão. Além de indicados para a fabricação de pneus, são altamente recomendados para artefatos técnicos e solados. Usados em compostos de borracha de alta qualidade junto com cargas contendo grupos silanóis, são especialmente efetivos em combinação com sílicas precipitadas reforçantes. Os organosilanos auxiliam as sílicas a se unirem quimicamente ao polímero, melhorando a processabilidade e produzindo excelentes propriedades dinâmicas e estáticas.

XS® - silano com negro de fumo – indicado para a indústria de pneus e artefatos técnicos.

COFILL® - silanos em combinação com formaldeído e sílica precipitada, que melhoram a adesão de compostos de borracha em telas têxteis/metálicas. Suas principais aplicações são em cintas de aço em pneus radiais, partes de aço dos pneus de caminhão, correias transportadoras, sistemas de transmissão, mangueiras e tecidos emborrachados.

COUPSIL® - mistura de sílica com silano, que proporciona melhora a resistência à abrasão e as propriedades mecânicas. A combinação de diferentes silanos com sílicas de áreas superficiais específicas diferentes oferece uma grande variação e permite a fabricação de produtos de borracha sob encomenda, de acordo com as necessidades dos clientes. Indicado para a indústria de pneus, artefatos técnicos e solados.


Serviço:
Expobor 2012 - 10ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha
Data: 11 a 13 de abril de 2012
Horário: das 10h às 20h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme – SP.
Estande da Evonik: Rua 1, nº 46


Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é uma das principais empresas mundiais no segmento de especialidades químicas. Suas atividades se concentram nas principais megatendências saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A essência da estratégia corporativa da Evonik é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2011, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 14,5 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA) de cerca de 2,8 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, biodiesel, borracha, construção civil, cosméticos, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota legal

Na medida em que expressamos previsões ou expectativas neste comunicado à imprensa, ou sempre que as nossas declarações sejam futuras, essas previsões, expectativas ou declarações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, além de incertezas. Os resultados ou progressos reais podem variar, dependendo de mudanças que ocorram no ambiente operacional. Nem a Evonik Industries AG, nem as empresas de seu grupo, assumem responsabilidades em relação à atualização das previsões, expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Assessoria de Comunicação

Via Pública Comunicação
Taís Augusto: (11) 4423.3150 – 9642.7274
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – 9950.6687
imprensa@viapublicacomunicacao.com.br
www.viapublicacomunicacao.com.br