Press release
Central & South America
March 14, 2012

A biotecnologia em nosso cotidiano

Bactérias, bolores e leveduras são químicos brilhantes. Eles comandam processos altamente complexos dentro das estreitas fronteiras de suas células. O seu metabolismo transforma matérias-primas como os açúcares e as gorduras em diversas outras substâncias. Os micro-organismos acumulam esses produtos em suas células ou os descartam como “resíduo molecular”. Além disso, as substâncias criadas por bactérias e fungos podem ser extremamente benéficas aos seres humanos. Não somente elas permitem que os alimentos durem mais, como podem melhorar seu sabor e aroma. Iogurte, chucrute e vinho são alguns exemplos familiares. Atualmente, essas bactérias, bolores e outros micro-organismos estão até mesmo nos ajudando a manter uma boa higiene, a sair satisfeitos da consulta médica ou a dirigir um carro. Para poder fabricar os diversos produtos em questão, os micro-organismos empregam ferramentas bioquímicas especializadas chamadas enzimas, dentro de um sistema interconectado. Os processos biotecnológicos podem, assim, usar tanto enzimas isoladas quanto micro-organismos completos, como bactérias, leveduras ou bolores. Uma das vantagens dessa química “suave” com enzimas é que os processos são mais benéficos ao meio ambiente, uma vez que exigem menos produtos químicos e menos energia. Esse tipo de química também torna possível usar fontes alternativas de matérias-primas e fabricar produtos novos e sustentáveis. Nos últimos dez anos, a indústria desenvolveu ferramentas para usar os processos biotecnológicos e está usufruindo cada vez mais os benefícios desses processos, em vez de depender de processos petroquímicos.

Sobre a Evonik

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos líderes mundiais em especialidades químicas. As atividades da empresa se concentram nas principais megatendências de saúde e nutrição, eficiência de recursos e globalização. No ano fiscal de 2010, aproximadamente 80% das receitas da área química da Evonik foram geradas em segmentos em que estamos entre os líderes de mercado. A Evonik se beneficia especificamente de suas plataformas de talento inovador e tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2010, mais de 34.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,3 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA) de cer