Press release
Central & South America
March 7, 2012

Evonik adquire o negócio farmacêutico da SurModics

A Evonik chegou a um acordo para adquirir o negócio farmacêutico da SurModics, Inc., com sede em Eden Prairie, no estado de Minnesota, EUA. O acordo aconteceu dia 1º de novembro de 2011 e se espera que a transação seja concluída em breve. Seguindo a aquisição da linha RESOMER®, da Boehringer Ingelheim, em março de 2011, a Evonik está agora fortalecendo sua atuação em serviços de formulação para aplicações farmacêuticas. Essa nova aquisição permite à Evonik desenvolver ainda mais seu negócio de cuidados com a saúde.

“A Evonik é um parceiro estratégico e um dos principais fornecedores de soluções para a indústria farmacêutica. Ao adquirir o negócio de polímeros e serviços de formulações da SurModics, nós continuamos a expandir nossa posição nesse importante mercado”, disse Dr. Klaus Engel, Presidente do Conselho Executivo da Evonik.

SurModics Pharmaceuticals, Inc., uma filial da SurModics, Inc., é líder em sistemas de liberação de drogas injetáveis. O novo negócio inclui duas instalações de nível mundial para desenvolvimento e produção de polímeros e sistemas de liberação controlada. A empresa está localizada em Birmingham (Alabama, EUA) e emprega, aproximadamente, 80 especialistas farmacêuticos. Em 2010, a receita total foi de mais de 15 milhões de dólares.

Conhecimento superior em desenvolvimento de formulação e ganho de escala
“Com o portfólio da Lakeshore Biomaterials de polímeros e serviços de desenvolvimento de formulações já estabelecidos, nós adquirimos conhecimento de ponta e capacidade para o desenvolvimento e produção de soluções inovadoras em liberação de drogas. Isso é uma extensão consistente da nossa plataforma de serviços e produtos para o mercado farmacêutico”, enfatiza Dr. Jean-Luc Herbeaux, responsável pelo Negócio de Cuidados com a Saúde, da Evonik.

A SurModics Pharmaceuticals projeta e produz polímeros bio-reabsorvíveis (comercializado sob a marca Lakeshore Biomaterials) e possui conhecimento e instalações para realizar todas as fases de desenvolvimento do produto farmacêutico até sua produção comercial. O negócio foca no desenvolvimento de sistemas de liberação de drogas injetáveis que, sistêmica ou localmente, libera ingredientes farmacêuticos ativos (API) dentro de períodos de até vários meses. As formulações incluem micropartículas bio-reabsorvíveis, nanopartículas, lipossomos, implantes e outras configurações a base de polímeros.

Com sua linha de produtos Pharma Polymers, a Evonik é líder em desenvolver e produzir excipientes funcionais farmacêuticos. Com base em seu conhecido portfólio de produtos EUDRAGIT®, a empresa desenvolve sistemas de revestimentos que proporcionam a liberação controlada de ingredientes farmacêuticos ativos em comprimidos e outras formas farmacêuticas orais. Em março de 2011, a plataforma de produtos de liberação oral de drogas foi complementada com a adição dos polímeros RESOMER®, que são usados para injetáveis de liberação controlada e implantes bio-reabsorvíveis, assim como em dispositivos médicos.

Informações sobre a empresa

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos líderes mundiais em especialidades químicas. As atividades da empresa se concentram nas principais megatendências de saúde e nutrição, eficiência de recursos e globalização. No ano fiscal de 2010, aproximadamente 80% das receitas da área química da Evonik foram geradas em segmentos em que estamos entre os líderes de mercado. A Evonik se beneficia especificamente de suas plataformas de talento inovador e tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2011, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 14,5 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA) de cer

Contatos

Evonik Degussa Brasil Ltda.
Informações: (11) 3146.4170
www.evonik.com.br


Informações para imprensa:
Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br
Sheila Diez: (11) 3473.0255 – 8540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br
Taís Augusto: (11) 4423.3150 – 9642.7274 - tais@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – 9950.6687 - ines@viapublicacomunicacao.com.br