Press release
Central & South America
January 20, 2012

Evonik: compromisso com a sustentabilidade

O grupo Evonik, que teve sua origem na Alemanha há cerca de 170 anos, e está presente no Brasil desde 1953, se destaca em seus segmentos de atuação não somente pela qualidade do amplo portfólio de produtos oferecidos ou por sua excelência no campo da pesquisa e inovação, mas também por seu compromisso permanente com a sustentabilidade.

Para a Evonik, ter responsabilidade corporativa é encontrar um equilíbrio entre fatores econômicos, ambientais e sociais, a fim de assegurar o desenvolvimento sustentável da empresa. Desde o início de suas operações, tem uma grande preocupação com a preservação ambiental e com as ações de responsabilidade social. Prova disso é que foi uma das primeiras no mundo a receber uma patente de proteção ambiental, concedida pelo Registro Imperial Alemão em 1882.

Atualmente, integra o Econsense, o fórum de desenvolvimento sustentável da indústria alemã. Por meio de sua área Química, é membro do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável – WBCSD, além de apoiar o Responsible Care®, iniciativa global do Conselho Internacional das Associações da Indústria Química - ICCA, que promove o uso sustentável dos recursos.

A Evonik acredita que com a escassez de recursos naturais, aumento do preço da energia e as mudanças climáticas, o futuro está repleto de desafios, que só poderão ser superados mediante esforços dirigidos. A empresa elaborou o prospecto “21 Amazing Answers to the Next Big Thing: Energy Efficiency” (21 Respostas Incríveis para a Grande Questão: Eficiência Energética), no qual apresenta um resumo dos projetos em que está trabalhando para enfrentar estes desafios. Carros sem escapamento, refrigeradores com espuma especial e energia das profundezas da terra são alguns dos exemplos. Os projetos mostram que é possível aliviar o ônus que recai sobre o meio ambiente ao mesmo tempo em que se mantém uma rentabilidade sustentada.

Pesquisa e desenvolvimento
O desenvolvimento de matérias-primas e produtos finais menos agressivos ao meio ambiente, seja em sua produção ou em sua aplicação, é a mais forte tendência de mercado em todos os segmentos produtivos. Por isso, a atividade de pesquisa e desenvolvimento é um propulsor essencial de inovação e sucesso na Evonik, que investe mais de 300 milhões de euros ao ano nessa área.

Cerca de 2.300 profissionais altamente qualificados, em 35 unidades ao redor do mundo, se dedicam diariamente à pesquisa de novas substâncias, produtos, ideias e modelos. Para se manter na dianteira da pesquisa científica, a empresa mantém mais de 350 parcerias com universidades em diversos países.

Os investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento de produtos, com o intuito de atender às novas demandas de mercado, visam não somente a produção de novos itens, como a melhoria dos produtos que já fazem parte do portfólio, sobretudo no aspecto da sustentabilidade.

Desta forma, já oferece aos seus clientes, no mundo todo, uma grande variedade de matérias-primas para atender as tecnologias mais modernas e benéficas para o meio ambiente. São produtos, serviços e soluções, que ajudam a diminuir o consumo de recursos naturais e reduzir as emissões de poluentes.

Isso inclui a produção de matérias-primas essenciais para a indústria da energia solar; materiais modernos, leves e econômicos, diminuindo o consumo de energia no setor de transportes; soluções energéticas para a construção habitacional; insumos que atendem formulações com alto teor de sólidos, sistemas à base de água; além de fornecer itens livres de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), produzidos à base de matérias-primas renováveis e produtos prontos que não agridem o meio ambiente.

Produção responsável
Com atuação em mais de 100 países, as fábricas da Evonik incorporam a mais avançada tecnologia para o desenvolvimento de produtos e soluções inteligentes, inovadoras e ambientalmente seguras para diversos setores industriais.

No Brasil, as fábricas da Evonik, situadas em Barra do Riacho (ES) e Americana (SP), estão em consonância com as normas vigentes no país e possuem um rígido controle de suas operações. A empresa possui as certificações dos Sistemas de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental, em conformidade com as normas NBR ISO 9001 e NBR ISO 14001.

Com atividades operacionais agrupadas em seis Unidades de Negócios - Industrial Chemicals, Inorganic Materials, Health & Nutrition, Consumer Specialties, Coatings & Additives e Performance Polymers - a Evonik fornece, no Brasil, matérias-primas para importantes segmentos de mercado, como o automotivo, agroquímico e biodiesel, borracha, construção civil, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química, tintas, entre outros.

Responsabilidade Social
Além de adotar um rígido controle em suas unidades fabris com o intuito de evitar impactos nocivos ao meio ambiente, a Evonik se preocupa em colocar em prática ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde suas unidades de negócios estão inseridas, seja no âmbito cultural, social e ambiental.

Entre as ações já desenvolvidas pela empresa, estão diversos projetos voltados para a inclusão social e o apoio à educação e cultura, como patrocínio à Escola Paulista de Restauro (SP) que visa à capacitação de jovens e universitários em técnicas de restauro e preservação do patrimônio cultural e ao Mozarteum Brasileiro - programa de formação de novos talentos e projetos de integração social através da música.

O apoio à cultura e educação também se dá por meio de ações como a doação de livros para escolas municipais e bibliotecas públicas nas comunidades onde estão situadas as unidades fabris da Evonik. Em Barra do Riacho, Aracruz (ES), a empresa mantém um programa de doações a instituições de amparo a menores e idosos, e um projeto permanente que visa contribuir com a formação profissional da comunidade carente, englobando crianças, adolescentes e adultos.

Produtos sustentáveis
Dentre o amplo portfólio de produtos da Evonik, que atendem os mais variados setores industriais, destacamos abaixo alguns dos insumos com foco na sustentabilidade.

STOCKOSORB®: polímero absorvente condicionador de solo, que age como uma reserva de água e nutrientes para as plantas. Aplicado junto à raiz no momento do plantio, o produto absorve a água da chuva e das irrigações para formar um reservatório que é usado pela planta durante os períodos de estiagem. Assim, otimiza o uso da água nos plantios agroflorestais, reduz custos de irrigação e volume de água, aumenta o crescimento e produtividade da cultura, é seguro
ao uso por ser atóxico e ao meio ambiente por ser biodegradável. Pode ser aplicado em reflorestamento, cafeicultura, citricultura, demais plantios agrícolas, horticultura, paisagismo, gramados, em campo e em áreas protegidas.

MetAMINO® (DL Metionina), Biolys® (Sulfato de L-Lisina), ThreAMINO® (L-Treonina) e TrypAMINO® (L-Triptofano): a Evonik é a única empresa do mundo que produz e comercializa os quatro aminoácidos mais importantes para nutrição animal. Seus produtos proporcionam nutrição balanceada, melhoria da rentabilidade e benefícios para o meio ambiente, pois com a inclusão dos aminoácidos da Evonik nas dietas, há redução na excreção de nitrogênio pelos animais (aves e suínos). O objetivo da área de negócios Feed Additives é fornecer aminoácidos de alta digestibilidade em condições competitivas de custo e, como consequência, oferecer alimento mais barato.

NM 30, KM 32, IONOL® BF 200: soluções avançadas com catalisadores especialmente formulados para atender a requisitos de produção de biodiesel, que oferece uma vantagem inquestionável para o meio ambiente. Os catalisadores proporcionam elevado rendimento e redução de riscos de manuseio, pois não há necessidade de dissolução prévia dos mesmos.

HYPROX®: marca comercial da Evonik para peróxido de hidrogênio, utilizado em aplicações ambientais. Totalmente favorável ao meio ambiente, sua decomposição produz somente água e oxigênio. É um poderoso oxidante indicado para o tratamento de efluentes industriais líquidos e gasosos, tratamento de esgoto e tratamento de água potável para abastecimento público. A aplicação do produto na etapa de pré-oxidação para controle de algas e oxidação de matéria orgânica e inorgânica tem como vantagens ser economicamente viável, ter aplicação segura e sem formação de subprodutos indesejáveis. No tratamento de esgoto, o produto destrói o sulfeto de hidrogênio, composto tóxico e de odor característico, que pode causar corrosão dos equipamentos das estações de saneamento e prejudicar a saúde de operadores.

DEGACLEAN®: ácido peracético, que se caracteriza por ser um eficiente agente de desinfecção utilizado no tratamento de efluentes industriais e municipais, água de reúso e em sistemas de resfriamento de água. É eficiente contra uma ampla gama de microorganismos que podem ser nocivos para a população e para o meio ambiente. Apresenta como vantagens frente aos outros desinfetantes o fácil manuseio, baixo investimento de capital para sua implementação, não produz produtos clorados e os produtos resultantes da reação do DEGACLEAN® são totalmente biodegradáveis e ecologicamente inofensivos.

ACRYLITE® Solar: polímeros acrílicos utilizados para fabricação de painéis fotovoltaicos ou solar concentrado. Apresenta elevada eficiência na captação da energia solar, promovendo um sistema de altamente favorável ao meio ambiente, pois promovem a economia de energia e reduzem a emissão de carbono.

PA12, PA6.12, PA6.10, PA10.10, PPA (PA6T e PA10T) e PEEK: plásticos de alta performance, utilizados na indústria automotiva, entre outras, promovem a diminuição do tamanho do motor e do peso dos automóveis, levando a um menor consumo de combustível e emissão de CO2 na atmosfera.

ROHACELL® PMI (Polimetacrilimida): espuma de alta performance que proporciona uma significativa redução de peso em comparação às espumas convencionais, oferecendo a indústria aeroespacial e automotiva, entre outras, possibilidades ilimitadas para a construção de peças que exijam leveza e extrema estabilidade. O uso de ROHACELL como núcleo de estruturas do tipo sanduíche reduz de modo significativo o peso de automóveis e aviões. Isso proporciona economia de energia e reduz as emissões de CO2.

Inorganic Materials: Os produtos desta unidade de negócios da Evonik atendem processos modernos de fabricação de tintas, adesivos e outros insumos, promovendo efetivamente a redução dos compostos orgânicos voláteis (VOC’s). As matérias-primas são utilizadas para o fosqueamento, melhor adesão e proteção de superfícies inorgânicas, ajuste de reologia e obtenção de efeitos especiais de tintas e outros revestimentos que possuem a responsabilidade ambiental como premissa. Entre os destaques, estão a linha Dynasylan® SIVO para tratamento de metais sem presença de cromo e formulações de baixo VOC, além da família Dynasylan® HIDROSIL para formulações base água.

Protectosil®: Silano organofuncional nas formas líquida, pó e pastosa, é aplicado diretamente na proteção de estruturas da construção civil e proteção de fachadas. Agente de hidrofobização, oleorrepelente, antipichação e inibidor de correção para concreto armado, protege a longo prazo superfícies inorgânicas sem alterar sua característica, evitando assim, o desgaste precoce das estruturas de concreto e, consequentemente, o impacto causado ao meio ambiente por reformas, demolições e manutenções.

Kronos 2305: um produto da empresa Kronos, representada pela Evonik, recomendado para can coating e tinta eletrostáticas. Apresenta baixo teor de íons solúveis, proporciona a fabricação de tintas “limpas” (clean coatings) e brilhantes. Pode ser incorporado em sistemas base água e base solvente.

TEGO® Foamex K8: alternativa ecológica aos óleos minerais, trata-se de um óleo de silicone utilizado como antiespumante em tintas imobiliárias com a vantagem de possuir zero VOC;

Tego® RC Silicones: Trata-se de uma linha de silicones com cura por radiação UV aplicados em filmes plásticos e papéis. Atua como agente de release na produção de fitas e etiquetas autoadesivas. Apresenta como principais características: reduzido consumo de energia e VOC, alta produtividade e o principal alvo de aplicação são filmes plásticos sensíveis à temperatura, possibilitando também a reciclagem.

COLORTREND® 808: colorantes isentos de compostos orgânicos voláteis, alquilfenoletoxilado (APE) e formaldeído, com controle de tingimento de cerca de 1%, que confere maior reprodutibilidade das cores. Única empresa do mercado com este tipo de especificação, a Evonik também oferece novas cores, mais vivas, intensas e profundas, que permitem ampliar o espectro de cores das coleções dos clientes.

CHROMA-CHEM® AK 942: linha de colorantes universais indicada para sistemas tintométricos industriais base solvente, juntamente com a linha CHROMA-CHEM® 895, de concentrados de pigmentos isentos de VOC e APE para sistemas tintométricos industriais à base de água.

DEGAROUTE®: resinas metacrílicas reativas para formulação de sistemas de sinalização horizontal plástico a frio, que possuem alta durabilidade, favorecendo a sustentabilidade. Com diversas opções de acabamentos lisos e antiderrapantes, proporciona excelente visibilidade mesmo sob chuva, aumentando significativamente a segurança em vias de tráfego; e possui aplicação rápida e segura: não requer aquecimento para a aplicação como outros produtos convencionais e não emite solventes.

DEGADUR®: resinas metacrílicas reativas, indicadas para revestimentos de pisos de concreto, metal, cerâmica e asfalto, que demandam elevada resistência ao tráfego. Possui alta resistência ao intemperismo e agentes químicos, não amarela, não contém solventes e não emite compostos tóxicos em caso de incêndio.

Informações sobre a empresa

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos líderes mundiais em especialidades químicas. As atividades da empresa se concentram nas principais megatendências de saúde e nutrição, eficiência de recursos e globalização. No ano fiscal de 2010, aproximadamente 80% das receitas da área química da Evonik foram geradas em segmentos em que estamos entre os líderes de mercado. A Evonik se beneficia especificamente de suas plataformas de talento inovador e tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2010, mais de 34.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,3 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA) de cer

Informações para imprensa

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br
Sheila Diez: (11) 3473.0255 – 3562.5555 – 8540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br
Taís Augusto: (11) 4423.3150 – 3562.5555 – 9642.7274 – tais@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – 9950.6687 – ines@viapublicacomunicacao.com.br