Press release
Central & South America
December 14, 2011

Evonik apresentou soluções para o mercado de tintas durante ABRAFATI 2011

Uma das líderes mundiais em especialidades químicas, a Evonik participou, entre os dias 21 e 23 de novembro, de mais uma edição da ABRAFATI, que reuniu em São Paulo, o 12º Congresso Internacional de Tintas e a 12ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas.

Com um dos mais completos portfólios de produtos para o mercado de tintas, os insumos e as especialidades da Evonik atendem aos mais variados setores, incluindo a fabricação de tintas industriais, automotivas, decorativas e gráficas, além de adesivos, revestimentos de pisos e demarcações viárias.

“Tivemos uma grande visitação em nosso estande, durante todos os dias da exposição e muitas pessoas interessadas em conhecer mais profundamente as soluções com foco na sustentabilidade”, destacou Camila Pecerini, Chefe de Produto – América Latina - da área Inorganic Materials da Evonik.

Trata-se de produtos essenciais para todas as tecnologias modernas e benéficas para o meio ambiente, atendendo formulações com alto teor de sólidos, baixo VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), sistemas à base de água, tintas com cura UV, tintas em pó, bem como adesivos e selantes produzidos à base de matérias-primas renováveis e produtos que não agridem o meio ambiente.

Confira alguns dos lançamentos e destaques da Evonik durante a ABRAFATI 2011:

• ACEMATT® 3600 – agente fosquenate pós-tratado exclusivo para sistemas de cura ultravioleta. Ainda oferece alta transparência e mantém a viscosidade dos sistemas baixa, características muito procuradas pela indústria de madeira e moveleira.

• AERODISP® WR 8520 – dispersão aquosa de sílica pirogênica hidrofóbica para sistemas base água com elevada eficiência no controle reológico, melhorando significativamente a viscosidade e o escorrimento; possui propriedades antissedimentantes e aumenta a resistência à corrosão, entre outros benefícios. Além disso, é de fácil manuseio e incorporação nas formulações por se tratar de uma dispersão.

• COLORTREND® 808 – colorante para aplicações decorativas, que oferece excelente compatibilidade com tintas base água e solvente. É livre de VOC, oferece um espectro de cor mais amplo, com cores mais brilhantes e soluções de alto desempenho que proporcionam maior durabilidade, maior resistência a desbotamentos e melhor opacidade.

• CHROMA-CHEM® 844 – sistema tintométrico para fábricas e pontos de vendas (POS), contribui para que formuladores ultrapassem as limitações nas aplicações de sistemas de cores industriais, e possa oferecer a seus clientes uma ampla seleção de cores a altíssimos níveis de desempenho.

• TEGO® Twin 4100 – excelente aditivo de umectação de substrato e anti-cratera sem formação de espuma para tintas e tintas de impressão. Efetivo mesmo em pequenas dosagens; é de fácil manuseio; incorpora facilmente e possui excelente compatibilidade com resinas base água.

• TEGO® Dispers 670 - proporciona excepcional redução de viscosidade; tensão de escoamento extremamente baixa; recomendado para todos os tipos de pigmentos; possui alta força tintorial e transparência; possibilita altas concentrações de pigmentos e excelente estabilização de pigmentos.

• Dynasylan® SIVO 160 – silano para formulações livres de VOC em sistema sol-gel base água de alta performance. Indicado para tratamento anticorrosivo de metais, permitindo menos etapas desse processo e cura por temperaturas entre 60°C e 80°C.


Outros destaques
Entre as diversas matérias-primas que foram apresentadas, destacaram-se ainda: agentes fosqueantes; sílicas pirogênicas de alto desempenho e algumas dispersões das mesmas; colorantes para cores padrão e personalizadas; resinas acrílicas; resinas à base de metacrilato; resinas poliésteres; silanos funcionais, multifuncionais e especiais; aditivos como antiespumantes, desaerantes, umectantes, dispersantes para pigmentos, agentes anticratera, agentes para controle de superfícies reativas, agentes reológicos, promotores de adesão e hidrofobização; monômeros isocianatos alifáticos, aminas para sistemas epóxicos, isoforona e outros solventes especiais, crosslinkers para tintas em pó, entre outros.


Inovação e Sustentabilidade
A Evonik marcou presença também no 12º Congresso Internacional de Tintas, que reuniu especialistas renomados, vindos de todo o mundo, em torno de temas centrais, como sustentabilidade e usos inovadores de matérias-primas.

Na sessão Pôster, a Evonik participou com a apresentação do trabalho “Transformando palavras técnicas em cores”, ministrada pelo colaborador da Evonik Brasil, Gerson Zirondi; e na sessão Conferência Técnica, com os temas: "Monômeros metacrílicos especiais para o mercado de tintas", apresentado por Werner Kurt Abraham e "É possível reduzir custos e o conteúdo de VOC em corantes sem resina ao mesmo tempo?", ministrado por Markus Vogel.

Informações sobre a empresa

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos líderes mundiais em especialidades químicas. As atividades da empresa se concentram nas principais megatendências de saúde e nutrição, eficiência de recursos e globalização. No ano fiscal de 2010, aproximadamente 80% das receitas da área química da Evonik foram geradas em segmentos em que estamos entre os líderes de mercado. A Evonik se beneficia especificamente de suas plataformas de talento inovador e tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2010, mais de 34.000 colaboradores geraram vendas em torno de 13,3 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA) de cer

Assessoria de Comunicação

Via Pública Comunicação
(11) 3562.5555 – 9950.6687
viapublica@viapublicacomunicacao.com.br
www.viapublicacomunicacao.com.br