Press release
Central & South America
November 11, 2011

Evonik promove evento focado em inovação e apresenta resultados do “Concurso de Ideias”

Em outubro, o foguete russo Soyus partiu da Guiana Francesa para colocar em órbita o sistema de navegação por satélite europeu, com a contribuição do peróxido de hidrogênio fabricado pela Evonik - utilizado na propulsão da aeronave. E não foi por acaso. Tendo a inovação, a criatividade e a sustentabilidade como foco de sua atuação e fortes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, a Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, estende suas soluções por diversas áreas de atuação.

Com este princípio, a empresa lançou, em comemoração ao Ano Internacional da Química, o “Concurso de Ideias”, voltado a estudantes de química das principais universidades brasileiras, com o objetivo de reunir as melhores ideias para um mundo melhor. O concurso teve a participação de 39 trabalhos, envolvendo estudantes de diversas universidades do Brasil.

O evento de encerramento do concurso será realizado em 18 de novembro, no Hotel Intercontinental, em São Paulo (SP), com a realização de palestras, a exposição dos trabalhos dos 10 finalistas e a entrega do prêmio ao vencedor. O estudante que conquistou o primeiro lugar no concurso visitará o Centro de Pesquisas da Evonik, instalado na Alemanha.

“Este evento será uma oportunidade para apresentar a Evonik como uma empresa que investe em pesquisa e inovação, que compartilha ideias e que acredita nos talentos atuais e nos futuros profissionais da área química”, destaca Regina Barbara, Chefe de Comunicação Corporativa.

Constam na programação do evento as exposições “Onde está a química”, “Inovações Evonik” e “Ideias para um mundo melhor”; a apresentação de Ricardo Gobbi, colaborador da Evonik, sob o tema “Inovação como atributo de liderança”; e a apresentação do Engenheiro Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro.

Estudantes, professores, reitores, colaboradores, clientes e parceiros da Evonik poderão conhecer um pouco mais sobre as inovações da empresa, ideias para um mundo mais sustentável e ainda quais foram as atitudes inovadoras e os desafios superados pelo primeiro astronauta brasileiro, o Engenheiro Marcos Pontes, rumo a sua primeira missão espacial.


O concurso
Para participar do “Concurso de Ideias”, o aluno deveria demonstrar habilidade em adaptar um produto ou material, reinventá-lo e transformá-lo. A ideia, de autoria própria, deveria propor ao mercado algo inovador e único e foi avaliada por uma comissão formada pelos professores da 4ª Região do Conselho Federal de Química: Sra. Fabiana Moura, Sr. Jean Carlos e o Sr. Adilson José da Silva, para pré-seleção das ideias recebidas e, para a seleção final, contou com a avaliação dos professores e profissionais da área Técnica da Evonik: César Leporini, Heitor Nogueira e Frank Wiggers.

A valorização dos talentos profissionais e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento são um propulsor essencial de inovação e sucesso da empresa, que investe aproximadamente 300 milhões de euros ao ano nessa área. Somente no ano passado, a empresa registrou mais de 250 novas patentes, que já ultrapassam 24 mil invenções para os mais diversos mercados.

Para tornar o desenvolvimento mais rápido, a Evonik firma parcerias com mais de 300 cientistas, instituições de pesquisa e universidades em todo o mundo. Os produtos, processos e aplicações desenvolvidos nos últimos cinco anos representam, aproximadamente, 20% das vendas da área de negócios de produtos químicos, o que demonstra a grande vocação da empresa para inovações.

Informações sobre a empresa

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos líderes mundiais em especialidades químicas. As atividades da empresa se concentram nas principais megatendências de saúde e nutrição, eficiência de recursos e globalização. No ano fiscal de 2010, aproximadamente 80% das receitas da área química da Evonik foram geradas em segmentos em que estamos entre os líderes de mercado. A Evonik se beneficia especificamente de suas plataformas de talento inovador e tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2010, mais de 34.000 colaboradores geraram vendas em torno de €13,3 bilhões e um lucro operacional (EBITDA) de cerca

Assessoria de Comunicação

Via Pública Comunicação
(11) 3562.5555 – 9950.6687
viapublica@viapublicacomunicacao.com.br
www.viapublicacomunicacao.com.br