Press release
Central & South America
August 9, 2011

Evonik incentiva ideias criativas e sustentáveis

Evonik é o grupo industrial criativo da Alemanha e, como tal, tem em sua essência criatividade, especialização, confiabilidade e autorrenovação, como pontos fortes. Por isso, a atividade de pesquisa e desenvolvimento é um propulsor essencial de inovação e sucesso da empresa, que investe aproximadamente 300 milhões de euros ao ano nessa área.

Cerca de 2.300 profissionais altamente qualificados, em 35 unidades ao redor do mundo, se dedicam diariamente à pesquisa de novas substâncias, produtos, ideias e modelos. Para se manter na dianteira da pesquisa científica, a empresa mantém mais de 350 parcerias com universidades em diversos países.

No Brasil, a Evonik lançou o “Concurso de Ideias”, uma competição para estudantes de química, de caráter exclusivamente cultural, que visa propor ao participante a elaboração de uma ideia inovadora, com base nos produtos e áreas de atuação da empresa, e que contribua com a sustentabilidade.

“A Evonik se dedica ao desenvolvimento e difusão de novas soluções, investe na carreira de jovens pesquisadores, mas quer também aprender com os estudantes e conhecer ideias inovadoras, promovendo esse intercâmbio e troca de informações”, destaca Regina Barbara, Chefe de Comunicação Corporativa.


O concurso
No “Concurso de Ideias Evonik”, o aluno deve demonstrar em sua ideia química a habilidade em adaptar um produto, ou material, reinventá-lo e transformá-lo. Essa ideia deve ser de autoria própria e deve propor ao mercado algo inovador e único. Ela será avaliada por uma comissão de professores escolhidos pela Evonik, pela sua forma de aplicação prática e deverá ter a possibilidade de ser desenvolvida e fabricada.

O vencedor da melhor ideia ganhará uma viagem para conhecer o Centro de Pesquisa da Evonik na Alemanha. Podem participar do concurso, somente estudantes devidamente matriculados nos cursos de graduação. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 30 de setembro e os interessados podem acessar o regulamento completo e se inscrever por meio do hotsite da Evonik: www.concursodeideias.com.br.


Sobre o AIQ
A Evonik é uma das empresas patrocinadoras de ações realizadas no Brasil em comemoração ao Ano Internacional da Química (AIQ), lançado oficialmente no Brasil no mês de março e que celebra o centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à cientista Marie Curie, em 1911.

No Brasil, o AIQ 2011 é realizado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), pelo sistema Conselho Federal de Química/Conselhos Regionais de Química (CFQ e CRQs), e pelo Instituto de Química da USP. A iniciativa tem como responsáveis pela coordenação internacional de suas atividades a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).

Com a temática internacional “Química - Nossa vida, nosso futuro”, o AIQ busca ressaltar as grandes descobertas e conquistas científicas e tecnológicas da Química, além de incentivar o interesse dos jovens por seu estudo e demonstrar a importância ao desenvolvimento sustentável do mundo.

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha. A empresa é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, seu principal negócio. Além disso, tem participação nos segmentos de Energia e Negócios Imobiliários. Criatividade, especialização, confiabilidade e autorrenovação contínua são os pontos fortes determinantes da empresa.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2010, mais de 34.000 colaboradores geraram vendas de 13,3 bilhões de Euros e lucros operacionais (EBITDA) de 2,4 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje

Assessoria de Comunicação

Via Pública Comunicação
(11) 3562.5555 – 9950.6687
viapublica@viapublicacomunicacao.com.br
www.viapublicacomunicacao.com.br