Press release
Central & South America
May 25, 2011

Evonik: balanço positivo da Brasilplast 2011

Uma das líderes mundiais em especialidades químicas, a Evonik marcou presença em mais uma edição da Feira Internacional da Indústria do Plástico, a Brasilplast, realizada de 9 a 13 maio de 2011, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

A participação em um dos maiores eventos do setor de plásticos da América do Sul foi bastante positiva para a empresa, que aproveitou a oportunidade para apresentar lançamentos e toda sua linha de produtos para o mercado de plástico, estreitando o relacionamento com um público altamente especializado e prospectando novos negócios.

“Não fechamos muitos negócios durante a feira, pois não é esse o principal objetivo dos visitantes, que valorizam muito ampliar relacionamento e buscar novidades no setor. No entanto, os contatos realizados durante os cinco dias da feira foram bastante produtivos e, certamente, se reverterão em vendas e parcerias a curto, médio e longo prazo. Com o conceito: ‘Química com arte. É assim que a Evonik alia especialização, inovação e sustentabilidade’, nossa equipe teve a oportunidade de apresentar aos principais clientes, os pontos fortes da Evonik para a indústria do plástico”, declara Camila Pecerini, chefe de produto da área Inorganic Materials.

Como exemplo, foi apresentado um dos mais recentes projetos, já em fase de testes, de um carro equipado com motor elétrico, cujas baterias são recarregadas pelo vento durante a noite. A especialização foi demonstrada pelos polímeros que proporcionam ótimos resultados em condições de grande exigência mecânica, térmica e química e que são usados em aplicações que vão desde exploração de petróleo até setores automotivos e de aviação.


Novidades em aditivos
Entre os lançamentos apresentados na 13ª Brasilplast, estão os aditivos AEROBATCH®, com destaque para o AEROBATCH® U, um aditivo granulado de fácil manuseio, que soluciona problemas de processamento de vários graus de TPU (poliuretano termoplástico) oferecendo diversos benefícios, como melhor desempenho na intensidade da fusão e velocidade de cristalização, ampliando a abertura da janela de processamento.


Polímeros de alta performance
O destaque foi a linha VESTAKEEP® (PEEK), polímero de alta performance utilizado na produção de componentes de longa duração, trabalhados nas condições mecânicas, térmicas e químicas mais extremas. É ideal para muitas aplicações na indústria do plástico, que necessita de materiais cada vez mais resistentes. Estes polímeros podem ser aplicados na fabricação de tarugos, chapas e tubos e nas indústrias automotivas e de aviação, de semicondutores, médicas e de exploração de petróleo. Um dos lançamentos desta linha é o VESTAKEEP® 5000G, um grade que oferece elevada resistência a impacto e um melhor perfil de fadiga sob esforço dinâmico se comparado a outros produtos similares no mercado; caracteriza-se pela alta viscosidade e pode ser extrudado e injetado.

Outra novidade é o VESTAMID® HT Plus – poliftalamida (PPA) – indicado para aplicações que exigem alta temperatura (acima de 180°C) por longos períodos. Possui ponto de amolecimento acima de 320°C, alta resistência química, alta resistência mecânica e dureza, alta estabilidade dimensional, excelentes propriedades mecânicas, e é moldável por injeção, extrusão, injeção plástico-borracha e monofilamentos.

Pode ser usado na fabricação de peças em geral (na indústria automotiva, por exemplo), substituindo metais e permitindo redução de peso nas peças e o aumento da vida útil dos equipamentos de transformação. Oferece, ainda, maior liberdade de desenhos das peças e permite a redução do número de componentes auxiliares. Dentro da linha HT Plus, existem dois grades desenvolvidos a partir de matérias-primas renováveis, como o VESTAMID® HT Plus F1001, indicado especialmente para a produção de filamentos.

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha. A empresa é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, seu principal negócio. Além disso, tem participação nos segmentos de Energia e Negócios Imobiliários. Criatividade, especialização, confiabilidade e autorrenovação contínua são os pontos fortes determinantes da empresa.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2010, mais de 34.000 colaboradores geraram vendas de 13,3 bilhões de Euros e lucros operacionais (EBITDA) de 2,4 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje

Assessoria de Comunicação

Via Pública Comunicação
(11) 3562.5555 – 9950.6687
viapublica@viapublicacomunicacao.com.br
www.viapublicacomunicacao.com.br