Press release
Central & South America
May 5, 2011

Evonik apresenta lançamentos na Brasilplast

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, participará de um dos maiores eventos do setor de plásticos da América do Sul, a 13ª Feira Internacional da Indústria do Plástico, a Brasilplast 2011. A feira será realizada de 09 a 13 maio de 2011, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Durante a exposição, a Evonik apresentará os insumos destinados à indústria do plástico, entre eles pigmentos, polímeros de alta performance, acrílicos, catalisadores e aditivos. A feira representa uma oportunidade da empresa apresentar seu portfólio de produtos a um público específico e fortalecer parcerias comerciais.

Cada vez mais, o plástico tem novas aplicações. Seja na substituição ao metal e outros materiais, na fabricação de itens de menor dimensão, mais leves e resistentes, com maior durabilidade e ecologicamente sustentáveis. E para acompanhar essa evolução, a Evonik desenvolve soluções que atendem às novas demandas. “São polímeros e aditivos que auxiliam o processo produtivo, com melhor performance mecânica, térmica e química, que combinam dureza e leveza e alguns são produzidos à base de matérias-primas renováveis”, destaca Camila Pecerini, chefe de produto da área Inorganic Materials, da Evonik.


Novidades em aditivos
Entre os lançamentos que estarão na 13ª Brasilplast, estão os aditivos AEROBATCH®, com destaque para o AEROBATCH® U, um aditivo granulado de fácil manuseio, que soluciona problemas de processamento de vários graus de TPU (poliuretano termoplástico) oferecendo diversos benefícios, como melhor desempenho na intensidade da fusão e velocidade de cristalização, ampliando a abertura da janela de processamento e facilitando o processo de calibração de produtos TPU extrudados e moldados por sopro.

O produto previne o congelamento seco, melhora o controle da tixotropia e diminui a viscosidade, permitindo, por exemplo, a extrusão de filmes de TPU de menor espessura com maior resistência mecânica.


Polímeros de alta performance
O destaque será a linha VESTAKEEP® (PEEK), polímero de alta performance utilizado na produção de componentes de longa duração, trabalhados nas condições mecânicas, térmicas e químicas mais extremas. É ideal para muitas aplicações na indústria do plástico, que necessita de materiais cada vez mais resistentes. Estes polímeros podem ser aplicados na fabricação de tarugos, chapas e tubos e nas indústrias automotivas e de aviação, de semicondutores, médicas e de exploração de petróleo. Um dos lançamentos desta linha é o VESTAKEEP® 5000G, um grade que oferece elevada resistência a impacto e um melhor perfil de fadiga sob esforço dinâmico se comparado a outros produtos similares no mercado; caracteriza-se pela alta viscosidade e pode ser extrudado e injetado.

Outra novidade que será destaque na Brasilplast é o VESTAMID® HT Plus – poliftalamida (PPA) – indicado para aplicações que exigem alta temperatura (acima de 180°C) por longos períodos. Possui ponto de amolecimento acima de 320°C, alta resistência química, alta resistência mecânica e dureza, alta estabilidade dimensional, excelentes propriedades mecânicas, e é moldável por injeção, extrusão, injeção plástico-borracha e monofilamentos.

Pode ser usado na fabricação de peças em geral (na indústria automotiva, por exemplo), substituindo metais e permitindo redução de peso nas peças e o aumento da vida útil dos equipamentos de transformação. Oferece, ainda, maior liberdade de desenhos das peças e permite a redução do número de componentes auxiliares. Dentro da linha HT Plus, existem dois grades desenvolvidos a partir de matérias-primas renováveis, como o VESTAMID® HT Plus F1001, indicado especialmente para a produção de filamentos.

Diversos outros produtos serão apresentados na linha de polímeros de alta performance. São materiais customizados, sistemas e produtos semiacabados, baseados em polímeros de alto desempenho: TROGAMID®, VESTAMELT®, VESTODUR®, VESTOSINT® e EUROPLEX®. A Evonik produz plásticos de alta performance com base em Poliamidas 12 e 6.12, Poliamida 12 em pó, Poliamidas 6.10 e 10.10 produzidas a partir de matérias-primas de fontes renováveis, Poliamidas transparentes, Copoliamidas (COPA), Poliamidas Elastomêricas (PEBA), PBT, PEEK e chapas de PMMI. Outros polímeros – utilizados na substituição de metais e em aplicações de altíssima temperatura, como o PEEK - Poliéter-éter-cetona e a PPA - Poliftalamidas PA6T e PA10T - sendo esta produzida a partir de matéria-prima de fontes renováveis – completam o portfólio.


Polímeros Acrílicos
No segmento de Polímeros Acrílicos, o destaque será a linha ACRYLITE® - PMMA para injeção ou extrusão de peças, além também da linha de semiacabados: chapas acrílicas, tubos acrílicos e tarugos acrílicos. Os produtos atendem aplicações dos setores automobilístico, óptico, médico-hospitalar, aeronáutico, eletrônico, arquitetura e decoração, comunicação visual e iluminação e se diferenciam pela excelente resistência a raios ultravioletas e por não amarelar com o passar dos anos, oferecendo altíssima transparência e brilho. A Evonik desenvolve ainda acrílicos especiais e de desempenho superior, que ampliam a gama de aplicações.


Outras soluções que serão apresentadas ao público da Brasilplast 2011

Entre os Pigmentos Negro de Fumo, que atendem a indústria do plástico, serão destaques as linhas: PRINTEX®, FW e SPECIAL BLACK. Os pigmentos pretos da Evonik proporcionam excelente performance para os plásticos, como maior resistência UV, condutividade elétrica e customização de cores. Há pigmentos específicos para contato com alimentos, em conformidade com as normas FDA (US Food and Drug Administration).

Entre os Aditivos, destacam-se as linhas TEGOMER®, TEGOPREN®, TEGO® Sorb, e TEGOMER Antiscratch® 100. A linha de produtos para masterbatch e compostos inclui:
- TEGOMER®: agentes dispersantes para pigmentos e cargas
- TEGOMER®/TEGOPREN®: aditivos para melhorar propriedades mecânicas e características de superfície. As inovações proporcionam aumento da intensidade da cor e resistência a riscos (com TEGOMER Antiscratch® 100, recomendado para poliolefinas). Também é destaque o TEGO® Sorb, absorvedor de odores.

Sílicas Precipitadas SIPERNAT®, que atuam como agentes “antibloqueio”. O destaque é o SIPERNAT® 310 em filmes de PVC, SIPERNAT® 500 LS em filmes de poliéster e Sipernat® 44MS em masterbatch de poliolefinas de elevada concentração, proporcionando excelente relação entre brilho, transparência e coeficiente de atrito.

Agentes Fosqueantes - ACEMATT®. Esta linha de agentes fosqueantes com larga utilização em tintas em geral, possui um produto específico para reduzir o brilho de filmes ou peças de PVC, ABS e PU: o ACEMATT® OP 278, que aumenta a rugosidade superficial do filme e proporciona uma textura atrativa e sensação suave ao toque.

Catalisadores - CATYLEN S® (MgE – suporte) e CATYLEN D® (agentes isotácticos). A Evonik possui uma linha de componentes utilizados na manufatura de catalisadores para olefinas: suportes para catalisadores Ziegler-Natta (Catylen S®) e aditivos para controle da tacticidade, que melhoram as propriedades dos polímeros (Catylen D®). Com uma equipe altamente especializada, desenvolve projetos especiais como metalocenos e soluções específicas.

Silanos - Os silanos organofuncionais Dynasylan®, voltados para o mercado de plástico, atuam como reticulantes de polietileno na produção de tubos para transporte de água quente, cabos elétricos e também no tratamento de cargas minerais proporcionando maior interação das mesmas com o polímero, aumentando as propriedades mecânicas de compostos plásticos.


Serviço:
BRASILPLAST - Feira Internacional da Indústria do Plástico
Data: 09 a 13 maio de 2011
Horário: das 11h00 às 20h00
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo – SP
Estande da Evonik: B 68

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha. A empresa é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, seu principal negócio. Além disso, tem participação nos segmentos de Energia e Negócios Imobiliários. Criatividade, especialização, confiabilidade e autorrenovação contínua são os pontos fortes determinantes da empresa.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2010, mais de 34.000 colaboradores geraram vendas de 13,3 bilhões de Euros e lucros operacionais (EBITDA) de 2,4 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje

Informações para imprensa

Taís Augusto - tais@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso - ines@viapublicacomunicacao.com.br
Via Pública Comunicação - (11) 3562.5555
www.viapublicacomunicacao.com.br