Press release
Central & South America
March 28, 2011

Líder mundial na fabricação de catalisadores para produção de biodiesel planeja nova fábrica na Argentina

A Evonik Industries (Essen, Alemanha) planeja construir uma fábrica de catalisadores, a serem usados na produção de Biodiesel, na Argentina. O projeto de engenharia básica da unidade, cuja capacidade anual deverá superar 60.000 toneladas, está concluído. O início da construção está previsto para julho de 2011 e a instalação deverá ser concluída no máximo até o final de 2012. A fábrica produzirá alcóxidos que são utilizados como catalisadores na produção de biodiesel a partir de matérias-primas renováveis. O projeto ainda depende da aprovação formal da diretoria corporativa.

“Expandiremos ainda mais a nossa posição de líder mundial na fabricação de catalisadores para a produção de biodiesel”, afirmou Patrik Wohlhauser, presidente da Evonik Degussa GmbH e, a partir de 1° de abril de 2011, responsável pela região da América do Sul, na diretoria corporativa da Evonik Industries. Wohlhauser acrescentou: “O investimento faz parte da nossa estratégia para a América do Sul, que visa participar do crescimento regional.” A nova fábrica abastecerá principalmente os mercados argentino e brasileiro.

A unidade será construída no centro do pólo produtivo de biodiesel na Argentina, em Puerto General San Martin, na região de Rosario. A Evonik planeja se instalar no parque fabril da Terminal 6 S.A., que opera uma grande usina de biodiesel no local. “Com a Terminal 6 encontramos um local que, em virtude de sua infraestrutura existente e excelente conexão logística, nos permite concluir rapidamente a fábrica e, assim, iniciar o fornecimento - de modo competitivo - dos nossos catalisadores aos clientes na América do Sul”, explicou Jan Van den Bergh, presidente da unidade de negócios ‘Industrial Chemicals’ da Evonik.

A Evonik possui longa experiência e know-how comprovados na produção de catalisadores para a fabricação de biodiesel. Em 2009 a empresa inaugurou uma nova produção, em Mobile (EUA), cuja capacidade anual supera 60.000 toneladas. A partir dessa unidade fabril, que foi construída em apenas nove meses, a Evonik atende a demanda do crescente mercado norte-americano de biodiesel. Essa fábrica utiliza uma nova tecnologia em que os alcóxidos são produzidos a partir de uma reação direta entre álcool e soda cáustica. A nova planta argentina passará a contar com a mesma tecnologia já testada e comprovada.

Hoje a Evonik já ocupa a posição de liderança mundial no segmento de catalisadores para biodiesel – inclusive na América do Sul. “Por meio da nova fábrica planejada para a Argentina, fortaleceremos o nosso negócio e comprometimento na região”, esclareceu Van den Bergh. “No médio prazo, contamos com um crescimento acelerado - na casa dos dois dígitos - do mercado de biodiesel”, acrescentou.

Líder mundial em catalisadores especiais para a produção de biodiesel, a Evonik também produz alcóxidos no parque alemão de Niederkassel-Lülsdorf (próximo a Colônia - Alemanha), além da já mencionada planta de Mobile (EUA).

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha. A empresa é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, seu principal negócio. Além disso, tem participação nos segmentos de Energia e Negócios Imobiliários. Criatividade, especialização, confiabilidade e autorrenovação contínua são os pontos fortes determinantes da empresa.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2010, mais de 34.000 colaboradores geraram vendas de 13,3 bilhões de Euros e lucros operacionais (EBITDA) de 2,4 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje

Informações para imprensa:

Taís Augusto - tais@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso - ines@viapublicacomunicacao.com.br
Via Pública Comunicação - (11) 3562.5555
www.viapublicacomunicacao.com.br