Press release
Central & South America
May 25, 2010

Evonik: tecnologia em favor da pesquisa e desenvolvimento

Laboratórios especializados garantem aos clientes da empresa inovações e melhoria de desempenho dos produtos desenvolvidos para os mais diversos segmentos produtivos

Biocombustíveis, tintas menos agressivas ao meio ambiente, fios e cabos antichamas, plásticos que substituem metais, componentes de foguetes e aeronaves, alimentos com as doses certas de nutrientes, cremes “econômicos” para a pele, pneus que reduzem o consumo de combustíveis, energia a partir de lascas de madeira. As novidades estão por todos os lados e fazem parte de um amplo trabalho de pesquisa e desenvolvimento, apoiados por centros de pesquisas da Evonik em todo o mundo.

Uma das líderes mundiais em especialidades químicas, a Evonik tem em seus laboratórios técnicos, de testes, capacitação e de análises as bases para a produção e aprimoramentos de matérias-primas e componentes utilizados no mais diversos setores industriais e que permitem levar ao mercado inovações em todos os segmentos.

Anualmente, a empresa investe mais de 300 milhões de euros nessas atividades e conta com profissionais altamente qualificados, que atuam em 35 unidades ao redor do mundo em busca de novas substâncias, produtos e soluções. Todas as tecnologias e evolução alcançadas pela Evonik são possíveis graças a mais de 350 parcerias com universidades em diversos países, inclusive no Brasil.

Especialização para produtos e serviços

Os clientes da Evonik, no Brasil, têm à disposição quatro laboratórios, dotados de equipamentos sofisticados e tecnologia de ponta, que atendem a diferentes setores e suas necessidades. Estes centros de pesquisas são direcionados aos mercados de poliuretano, tintas, catalisadores químicos e nutrição animal e responsáveis pelo desenvolvimento e testes de produtos fabricados pela empresa ou que possam conter composições específicas para determinadas aplicações.

Centro Técnico de Poliuretano - instalado em Americana (SP), possui, entre suas funções, avaliar e sugerir aplicações dos produtos oferecidos pela Evonik. Para isso, realiza estudos e comparativos de formulações, exclusivos para cada cliente, que levam ao aperfeiçoamento de produtos voltados ao segmento de espumas flexíveis e rígidas, utilizadas em móveis e colchões e em isolamento térmico, respectivamente. Os profissionais do laboratório participam dos projetos da matriz, na Alemanha, e atendem a clientes da América Central e da América do Sul, além de oferecer suporte a clientes globais da empresa.

Laboratório de Colorantes – também localizado em Americana, é um centro de tecnologia aplicada, onde se realizam todas as etapas da implementação de um sistema tintométrico, desde testes de compatibilidade entre as bases de tintas dos clientes e os colorantes fabricados pela Evonik, até a calibração destas bases e os ajustes de fórmulas de cores para uma determinada coleção de cor. Esta unidade presta assistência técnica aos clientes do Brasil e das Américas do Sul e Central.

Laboratório de Tecnologia e Aplicação de Catalisadores Químicos – dentro do complexo industrial de produção de catalisadores químicos, localizado em Americana (SP), encontra-se um dos mais modernos laboratórios de suporte ao desenvolvimento de catalisadores químicos. Dotado de modernos recursos, seu objetivo é propiciar aos parceiros da Evonik, suporte tecnológico e agilidade em ensaios relativos à catálise. Destacam-se serviços como: determinação de metais; de área superficial específica; volume de poros e determinação da área metálica, entre outros. As análises podem ser realizadas através de diferentes tipos de amostras, como: catalisadores químicos, catalisadores exauridos e matérias-primas em geral. Em sinergia com o centro de pesquisa da Evonik na Alemanha, este moderno laboratório vem suprir as necessidades dos atuais e futuros clientes Evonik em toda América do Sul.

Laboratório para a área de nutrição animal – esta unidade, localizada em Guarulhos (SP), compõe-se de dois centros de pesquisas. O laboratório de testes e capacitação foi estruturado de forma a atender às necessidades do mercado, especialmente no que se refere à produção de ração animal e, por isso, conta com a instalação de um sistema de dosagem de aminoácidos, denominado Amino SysÒ, semelhante ao instalado em alguns clientes da empresa.

Isto permite organizar treinamentos aos profissionais responsáveis pela operação e manutenção da máquina e possibilita que outros clientes possam conhecer o equipamento e os resultados alcançados com a precisão de dosagem de aminoácidos. O laboratório também realiza testes com peças de reposição e oferece serviços de consultoria. Somente a matriz da Evonik, em Hanau (Alemanha), conta com um laboratório como este.

Já o laboratório de análises, por meio da tecnologia NIR (Nearby Infrared Reflectance), realiza a análise completa de amostras de ração, apontando os níveis de proteínas e aminoácidos de cada ingrediente fornecido pelos clientes, permitindo selecionar fornecedores, segregar ingredientes para silos diversos e balancear as fórmulas nutricionais.

A partir disto, pode-se fazer misturas de rações mais homogêneas, otimizar a produção e as estatísticas do processo, com a redução de custo e melhor eficiência. É possível ainda o envio de dados para análise por meio eletrônico e em menos de uma hora o cliente pode receber o resultado, também por via eletrônica.

São essas atividades que favorecem a melhoria contínua dos produtos e permitem alterações, mínimas que sejam, que levam a soluções de grandes gargalos industriais ou a descobertas e inovações que remetem a uma nova geração de produtos em diversas etapas de uma cadeia produtiva.

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha que atua em três segmentos altamente rentáveis e promissores: Química, Energia e Negócios Imobiliários. Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, especialista em geração de energia elétrica a partir do carvão mineral e fontes renováveis, além de ser uma das maiores empresas do ramo imobiliário residencial privado da Alemanha. Nossos pontos fortes incluem criatividade, especialização, autorrenovação contínua e confiabilidade.

Evonik Industries atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2009, 39.000 colaboradores geraram vendas de aprox. €13,1 bilhões.

No Brasil, a história da Evonik Industries, antiga Degussa, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no país. Os produtos da marca são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, borracha, construção civil, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG não assume nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.