Press release
Central & South America
April 16, 2010

Evonik Pauta Jornal Valor Econômico Caderno Especial do Espírito Santo

A Evonik possui, desde 1998, uma moderna unidade fabril em Barra do Riacho, Aracruz (ES), onde produz o Peróxido de Hidrogênio (H2O2), que tem como principal aplicação o branqueamento da celulose. O excelente desenvolvimento do Estado no setor de celulose e a boa infraestrutura do Espírito Santo, foram os principais responsáveis para a decisão de investir no Estado.

A fábrica situada no Espírito Santo foi uma das primeiras empresas do setor a conquistar o ISO 14001, certificado que atesta boas práticas ambientais. No início de 2008, a Evonik concluiu a expansão da capacidade de produção de Peróxido de Hidrogênio da fábrica de Barra do Riacho, elevando sua capacidade de produção para 70.000 toneladas ao ano, com potencial de aumento para até 100.000 toneladas. O peróxido de hidrogênio produzido no Espírito Santo atende todo o mercado nacional e países da América Latina.

Bastante versátil, o peróxido de hidrogênio possui aplicação também na área ambiental, seja no tratamento da água potável, no tratamento de esgotos, de efluentes gasosos e líquidos, bem como na recuperação do solo e das águas subterrâneas, e em diversos outros segmentos industriais, como têxtil, alimentício, farmacêutico, cosmético, na agricultura, desinfecção de embalagens assépticas e na indústria de detergentes e sanitizantes, entre outros.

A Evonik Industries é hoje uma das líderes mundiais na produção de peróxido de hidrogênio, com fábricas em 10 países, produzindo atualmente cerca de 600.000 toneladas/ano.

No Brasil, a Evonik atua na área química desde 1953. Os produtos da marca são utilizados como matéria-prima em importantes segmentos de mercado, como: automotivo, agroquímico e biodiesel, borracha, construção civil, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química, tintas, entre outros.

Além da fábrica de peróxido de hidrogênio, em Barra do Riacho (ES), a Evonik possui no Brasil: uma fábrica de negro de fumo, em Paulínia (SP); fábrica de catalisadores químicos, em Americana (SP) e sede administrativa na capital paulista. Também conta com três centros de distribuição, situados em Cascavel (PR), Guarulhos (SP) e Itajaí (SC) e três modernos laboratórios - de poliuretano, colorantes e nutrição animal.

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha que atua em três segmentos altamente rentáveis e promissores: Química, Energia e Negócios Imobiliários. Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, especialista em geração de energia elétrica a partir do carvão mineral e fontes renováveis, além de ser uma das maiores empresas do ramo imobiliário residencial privado da Alemanha. Nossos pontos fortes incluem criatividade, especialização, autorrenovação contínua e confiabilidade.

Evonik Industries atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2008, 41.000 funcionários geraram vendas de aprox. €15,9 bilhões e lucros operacionais (EBITDA) superiores a € 2,2 bilhões.

No Brasil, a história da Evonik Industries, antiga Degussa, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no país. Os produtos da marca são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, borracha, construção civil, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG não assume nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.