Press release
Central & South America
November 16, 2009

Evonik lança resina exclusiva com características especiais

Com grande resistência a altas temperaturas, o poliftalamida (PPA) próprio para extrusão de monofilamentos abre novas perspectivas de aplicação, substituindo, inclusive, outros materiais

A Evonik Industries, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, apresenta ao mercado brasileiro o VESTAMID HT plus F1001, o primeiro poliftalamida (PPA) aplicável em extrusão de monofilamentos. Esta possibilidade permite que se dê forma a uma variedade de filamentos. O produto, desenvolvido exclusivamente pela empresa, agrega propriedades a outro item que já fazia parte do porfólio do grupo, o PPA voltado para processo de injeção.

O PPA é reconhecido por seu desempenho em aplicações com altas temperaturas e pelas excelentes propriedades mecânicas. Além disso, a resina apresenta ótima estabilidade dimensional e resistência ao desgaste. Sua cristalinidade proporciona resistência química excepcional.

Características agregadas

A destacada resistência a elevadas temperaturas do VESTAMID HT plus F1001 se deve ao ponto de amolecimento do material de, aproximadamente, 320°C, o que torna os filamentos apropriados para aplicações e produtos de grandes demandas térmicas, como, por exemplo, escovas de cabelo, esteiras transportadoras, filtros, escovas industriais, entre outras.

Os monofilamentos produzidos com o VESTAMID HT plus F1001 demonstram resistência à ruptura acima de 300 MPa e tensão de ruptura superior a 150%. Estes atributos permitem sua utilização em cerdas para aplicações especiais com alta exigência de qualidade. A novidade, apresentada na Techtextil 2009, realizada na Alemanha e dirigida ao setor têxtil, chamou a atenção dos visitantes, que reconheceram imediatamente o potencial de aplicações do novo PPA.

Mercado potencial

As características especiais do VESTAMID HT plus F1001 o tornam indicado para aplicações em áreas nas quais ligas de alumínio e zinco estão sendo substituídas, ou quando outros plásticos, tais como PA 6 e PA 66 (poliamidas), já não cumprem as exigências necessárias. Os elevados índices de resistência da resina permitem que o material seja utilizado em meios muito agressivos. Outros campos de aplicação são mono e multifilamentos para filtros, como reforços ou como não-tecido.

Embora ainda seja pouco aplicado, o PPA abre uma gama enorme de aplicações, muitas ainda a serem desenvolvidas. “Em 40 anos dedicados ao desenvolvimento de polímeros de alto desempenho, acumulamos uma substancial experiência na síntese das especialidades. Com a integração de nossas áreas de negócios, muitas modificações podem ser realizadas a fim melhorar o desempenho da resina resultante do polímero”, explica Haroldo Rodrigues, Chefe de Produto – Polímeros de Alta Performance, da Evonik.

A empresa oferece todo o suporte técnico a seus clientes, desde a conceituação inicial do material até o produto acabado. Seus avançados centros técnicos, dotados de máquinas de moldagem por injeção e extrusão, assim como seus laboratórios de análises estão disponíveis e preparados para encontrar as soluções ideais para as necessidades de indústrias dos mais variados segmentos.

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha que atua em três segmentos altamente rentáveis e promissores: Química, Energia e Negócios Imobiliários. Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, especialista em geração de energia elétrica a partir do carvão mineral e fontes renováveis, além de ser uma das maiores empresas do ramo imobiliário residencial privado da Alemanha. Nossos pontos fortes incluem criatividade, especialização, autorrenovação contínua e confiabilidade.

Evonik Industries atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2008, 41.000 funcionários geraram vendas de aprox

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG não assume nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.