Press release
Central & South America
October 13, 2009

Evonik contribui com a Eficiência Energética

São 21 soluções que tratam de forma mais eficiente consumo e geração de energia, preservando os aspectos econômicos e comerciais de diversas áreas

Escassez de recursos, aumento do preço da energia ou mudanças climáticas: o futuro está repleto de desafios, que só poderão ser superados mediante esforços dirigidos. No prospecto “21 Amazing Answers to the Next Big Thing: Energy Efficiency” (21 Respostas Incríveis para a Grande Questão: Eficiência Energética), a Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, apresenta um resumo dos projetos em que está trabalhando para enfrentar estes desafios. Carros sem escapamento, refrigeradores com espuma especial e energia das profundezas da terra são alguns dos exemplos.

“Eficiência energética é a megatendência mundial que vai revolucionar tanto a nossa sociedade quanto a nossa economia”, afirma Klaus Engel, CEO da Evonik Industries. “A Evonik já está hoje na linha de frente das tecnologias que indicam o caminho para o futuro”. As soluções desenvolvidas pela empresa refletem a inventividade de suas três áreas de negócios – Química, Energia e Negócios Imobiliários – e têm uma coisa em comum: elas mostram que é possível aliviar o ônus que recai sobre o meio ambiente ao mesmo tempo em que se mantém uma rentabilidade sustentada.

Pesquisas e iniciativas

A atividade de pesquisa e desenvolvimento é um propulsor essencial de inovação e sucesso na Evonik, que investe mais de 300 milhões de euros ao ano nessa área. Cerca de 2.300 profissionais altamente qualificados, em 35 unidades ao redor do mundo, se dedicam diariamente à pesquisa de novas substâncias, produtos, idéias e modelos. Para se manter na dianteira da pesquisa científica, a empresa mantém mais de 350 parcerias com universidades em diversos países.

O caráter pioneiro em pesquisa e desenvolvimento e respostas rápidas às tendências globais que se apresentam em vários segmentos, colocam a empresa em posição de liderança em 80% dos mercados em que atua. “A Evonik dispõe de produtos, serviços e soluções que ajudam a diminuir o consumo de recursos naturais e reduzir as emissões de CO2. A produção de matérias-primas para a indústria da energia solar; tecnologia e produtos para pneus green tire, ou pneu “verde”, que reduzem o consumo de combustível, estão entre as diversas iniciativas”, declara o Diretor Presidente da Região América do Sul, Weber Porto.

O prospecto “21 Respostas Incríveis para a Grande Questão: Eficiência Energética” apresenta o resumo de alguns caminhos que a Evonik está tomando para enfrentar os desafios das questões ambientais por meio de suas competências e parcerias com instituições e empresas em todo o mundo.

Os projetos que compõem esta publicação estão listados abaixo e podem ser consultados, na íntegra, no site da Via Pública Comunicação: 
www.viapublicacomunicacao.com.br > Sala de Imprensa > Evonik > Releases

  • Automóveis sem escapamento (automotivo)
  • Uma casa que preserva tanto o bolso quanto o meio ambiente (construção civil)
  • Pequenas células economizam energia (eletrodoméstico)
  • Gigantes econômicos (máquinas e equipamentos)
  • Sol, silício e economia (geração de energia)
  • O funcionamento do branco (indústria química)
  • Expertise em proteção ambiental (automotivo)
  • Cabeças claras (indústria química)
  • O vidro que mantém as plantas aquecidas (agricultura)
  • Cremes para a pele que economizam energia (cosmético)
  • A energia das profundezas (geração de energia)
  • Quando menos é mais (geração de energia)
  • Economizar combustível é fácil (automotivo)
  • Diesel a partir de uma noz (combustível)
  • Sanduíches leves (produção automotiva e aeroespacial)
  • O foco em um vilão climático (biologia)
  • Fábrica de ideias (pesquisa e tecnologia)
  • Películas solares superfinas (geração de energia)
  • Em benefício próprio (geração de energia para residências)
  • Faça você mesmo (iniciativas internas)
  • Lascas de madeira geram eletricidade e aquecimento (geração de energia)

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha que atua em três segmentos altamente rentáveis e promissores: Química, Energia e Negócios Imobiliários. Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, especialista em geração de energia elétrica a partir do carvão mineral e fontes renováveis, além de ser uma das maiores empresas do ramo imobiliário residencial privado da Alemanha. Nossos pontos fortes incluem criatividade, especialização, autorrenovação contínua e confiabilidade.

Evonik Industries atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2008, 41.000 funcionários geraram vendas de aprox. €15,9 bilhões e lucros operacionais (EBITDA) superiores a € 2,2 bilhões.

No Brasil, a história da Evonik Industries, antiga Degussa, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no país. Os produtos da marca são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, borracha, construção civil, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG não assume nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.