Press release
Central & South America
September 11, 2009

Evonik marca presença em evento de saneamento

Empresa expõe produtos para tratamento de água e esgoto e apresenta cases de sucesso na área

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, participa pela primeira vez da Fitabes 2009 - VIII Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental e do 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Os eventos, promovidos pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), serão realizados de 20 a 24 de setembro, em Recife (PE) e apresentarão as mais recentes inovações em saneamento ambiental.

Um dos principais eventos do segmento na América Latina, a 8ª edição da Fitabes reunirá empresas do setor de saneamento em torno da apresentação de tecnologias, produtos, serviços e equipamentos focados num público especializado, formado por tomadores de decisão e gestores de políticas e projetos em saneamento ambiental e por fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços para o setor. “A feira representa uma boa oportunidade para estreitar o relacionamento com clientes e profissionais ligados à área ambiental e trocar informações sobre este setor. Nossas expectativas são as melhores, especialmente pela aproximação com clientes em potencial”, afirma Regina Kawai, Engenheira de Tecnologia e Aplicação da Evonik.

Informações e soluções

O Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental é considerado um dos principais fóruns de discussão sobre o tema da América Latina, reunindo profissionais e empresas do Brasil e de outros países. Sua extensa programação inclui debates sobre novas técnicas e soluções para problemas comuns ao setor, com a presença de representantes de entidades, instituições de ensino e pesquisa e governamentais. “O congresso é o momento propício para debater temas específicos de um setor que tem cada vez mais importância, uma vez que se relaciona com o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, e a Evonik tem soluções viáveis para estes problemas”, ressalta Regina, que apresentará a “Aplicação de peróxido de hidrogênio no tratamento de água e esgoto – estudos de caso”.

Tecnologia em destaque

Os visitantes do evento poderão conhecer os produtos ambientalmente favoráveis fabricados pela Evonik voltados ao tratamento de água e esgoto, como o peróxido de hidrogênio, que pode ser utilizado no controle de algas, oxidação de matéria orgânica e inorgânica e no controle de odor; e o ácido peracético, que pode ser utilizado na desinfecção de esgoto. Os produtos são ambientalmente favoráveis, pois seus produtos de decomposição são totalmente biodegradáveis e ecologicamente inofensivos. Um dos diferenciais da Evonik é a disponibilidade de assistência técnica no desenvolvimento da aplicação, desde testes em escala de laboratório até a aplicação em escala real, garantindo assim o sucesso da utilização.

HYPROX®

Marca comercial da Evonik para peróxido de hidrogênio, utilizado em aplicações ambientais. Sua decomposição produz somente água e oxigênio.

A proliferação exagerada de algas – eutrofização – pode causar efeitos indesejáveis na utilização da água, seja em mananciais, lagos e rios, o que exige consumo adicional de produtos químicos, aumento e resuspensão de lodo nos decantadores, diminuição das carreiras de filtração, problemas estéticos, entre outros fatores. As algas remanescentes na fase líquida tratada podem ainda ser fonte de uma variada gama de problemas, incluindo o consumo de residual de cloro e de oxigênio dissolvido e o fato de ser fonte de nutrientes para crescimento de biofilme na rede de distribuição, além da liberação de toxinas e de compostos causadores de gosto e odor na água.

A aplicação de peróxido de hidrogênio na etapa de pré-oxidação para controle de algas e oxidação de matéria orgânica e inorgânica tem como vantagens ser economicamente viável, ter aplicação segura e sem formação de subprodutos indesejáveis. No tratamento de esgoto, o produto destrói o sulfeto de hidrogênio, composto tóxico e de odor característico, que pode causar corrosão dos equipamentos das estações de saneamento e prejudicar a saúde de operadores.

O ácido peracético, oferecido pela Evonik, é indicado como desinfetante para esgoto doméstico. Eficaz no combate a um grande espectro de microorganismos, tem excelente ação contra bactérias, vírus, fungos e esporos. Sua aplicabilidade no tratamento de esgoto tem crescido devido à sua eficácia e característica ambientalmente favorável.

Serviços:
Fitabes 2009 - VIII Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental
Data: 20 a 24 de setembro

Congresso
Data: 20 a 25 de setembro de 2009
Palestra Evonik: “Aplicação de peróxido de hidrogênio no tratamento de água e esgoto – estudos de casos”
Horário: 21/09, às 17h
Local: Centro de Convenções de Pernambuco
Av. Professor Andrade Bezerra, s/nº - Salgadinho
CEP: 53111-970 - Recife – PE – Brasil
Tel.: 81 – 3427-8000

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha que atua em três segmentos altamente rentáveis e promissores: Química, Energia e Negócios Imobiliários. Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, especialista em geração de energia elétrica a partir do carvão mineral e fontes renováveis, além de ser uma das maiores empresas do ramo imobiliário residencial privado da Alemanha. Nossos pontos fortes incluem criatividade, especialização, autorrenovação contínua e confiabilidade.

Evonik Industries atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2008, 41.000 funcionários geraram vendas de aprox. €15,9 bilhões e lucros operacionais (EBITDA) superiores a € 2,2 bilhões.

No Brasil, a história da Evonik Industries, antiga Degussa, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no país. Os produtos da marca são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, borracha, construção civil, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG não assume nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.