Press release
Central & South America
August 20, 2009

Evonik apresenta novidade para assepsia de embalagens cartonadas

O novo produto traz mais versatilidade para os processos assépticos de embalagens cartonadas da indústria alimentícia

Uma das líderes mundiais em especialidades químicas, a Evonik Industries, lança o OXTERIL®, uma solução aquosa com 35% em peso de peróxido de hidrogênio purificado e de alta qualidade. Trata-se de um agente de desinfecção para embalagens cartonadas utilizadas pela indústria alimentícia, tais como leites, bebidas, molhos, sopas, entre outros.

OXTERIL® é utilizado no processo de desinfecção destas embalagens, o que pode ser realizado por dois métodos diferentes: banho de imersão e spray. Atualmente, é cada vez mais comum fabricantes da indústria alimentícia possuírem ambos os processos numa mesma unidade fabril.

Por este motivo, o lançamento da Evonik está disponível em três versões. O OXTERIL® 350 BATH, recomendado para o processo de desinfecção por banho de imersão, é altamente estável e promove menos resíduos na área de banho, sendo capaz de atender as exigências das mais modernas máquinas para embalagens assépticas. OXTERIL® SPRAY possui comprovada eficiência, pois reduz o nível de resíduo nos bicos e nas unidades de evaporação, e os depósitos podem ser facilmente removidos. Sua composição e estabilização são adaptadas ao processo de desinfecção pelo método spray.

O OXTERIL® 350 DUO possui formulação e estabilização adequadas aos dois processos, uma exclusividade da Evonik no mercado brasileiro. Entre suas vantagens, destaca-se também o fato de tornar a logística de estocagem menos complexa. Os distintos graus de peróxido de hidrogênio oferecidos - com estabilização e performance adequadas para cada processo - diminuem a frequência de manutenção das máquinas.

Outros benefícios

O Centro de Pesquisas e o Departamento de Serviços Técnicos da Evonik estão disponíveis para identificar qual é o grau de peróxido de hidrogênio adequado a cada processo de assepsia. Vale destacar que o OXTERIL® é um produto ambientalmente favorável, pois se decompõe somente em água e oxigênio, não gerando resíduos.

Com produção local, a Evonik aposta neste lançamento com base no grande potencial de vendas do mercado brasileiro, no qual são produzidas, hoje, mais de 10 bilhões de embalagens cartonadas por ano. O País é um dos cinco maiores produtores mundiais de embalagens assépticas, com expectativa de crescimento médio anual de 6% nos próximos cinco anos. Em termos mundiais, a expectativa é de um crescimento de 2% ao ano, até 2012.

“O produto começou a ser produzido na nossa fábrica situada em Barra do Riacho, no Espírito Santo, que tem capacidade de produção para atender a demanda do mercado sul americano, estimada entre três e quatro mil toneladas ao ano”, declara Flávio Iwassa, Representante Técnico Comercial da Evonik e responsável pelo lançamento do OXTERIL® no Brasil.

A comercialização do produto teve início na segunda quinzena de agosto. Além de ser distribuído em todo o território nacional, será exportado para países da América do Sul que possuem sistema de embalagem asséptica. O OXTERIL® está disponível em bombonas de plástico de 30 kg e contentores de 1 m3.

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha que atua em três segmentos altamente rentáveis e promissores: Química, Energia e Negócios Imobiliários. Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, especialista em geração de energia elétrica a partir do carvão mineral e fontes renováveis, além de ser uma das maiores empresas do ramo imobiliário residencial privado da Alemanha. Nossos pontos fortes incluem criatividade, especialização, autorrenovação contínua e confiabilidade.

Evonik Industries atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2008, 41.000 funcionários geraram vendas de aprox. €15,9 bilhões e lucros operacionais (EBITDA) superiores a € 2,2 bilhões.

No Brasil, a história da Evonik Industries, antiga Degussa, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no país. Os produtos da marca são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, borracha, construção civil, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG não assume nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.