Press release
Central & South America
April 30, 2009

Evonik apresenta soluções inovadoras para a indústria do plástico na Brasilplast 2009

A líder mundial em especialidades químicas, Evonik Industries, estará na Brasilplast 2009, 12ª Feira Internacional da Indústria do Plástico, com uma grande variedade de produtos que vão desde Polímeros de Alta Performance a Pigmentos, Resinas Acrílicas e Chapas Acrílicas. O evento acontecerá de 4 a 8 de maio, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Focada na cadeia produtiva do plástico, a feira receberá aproximadamente 1.300 expositores nacionais e internacionais, de 30 países, e 65.000 compradores, de 60 países. “A Brasilplast, uma das feiras mais importantes do setor, é uma excelente oportunidade para apresentar nossos lançamentos, bem como para a Evonik reiterar perante o mercado suas quatro principais competências: criatividade, especialização, auto-renovação e confiabilidade”, antecipa Haroldo Rodrigues, Chefe de Produto para América do Sul.

A Evonik oferece soluções e serviços para todas as etapas da cadeia produtiva do plástico, desde polímeros até produtos que aperfeiçoam o desempenho dos mesmos. “Importantes segmentos industriais – como automobilístico, eletroeletrônico, construção civil, iluminação, petróleo & gás, agrícola, calçados e decorativos – podem contar com o completo portfólio Evonik”, finaliza Camila Pecerini, Chefe de Produto para o Brasil.

Lançamentos da Evonik na feira:

ACRYLITE PLUS® NTA: Resina Acrílica Não-Transparente para aplicações Automotivas (Non-Transparent Acrylic)
Esta resina foi desenvolvida para substituir peças plásticas pintadas em aplicações automotivas, como carcaça do espelho retrovisor, colunas externas, molduras, etc. O material apresenta excelente resistência aos raios UV, estabilidade térmica e dimensional, resistência química à gasolina, alto brilho, pode ser facilmente polido e pode ser moldado em várias formas, além de ser 100% reciclável. Além das vantagens técnicas, ACRYLITE PLUS® NTA também apresenta uma excelente relação custo x benefício, já que para várias peças podemos eliminar a etapa de pintura do processo, visto que o material está disponível em diversas cores, como preto, vermelho e branco.

Aditivos: TEGOMER®, TEGOPREN®, TEGO® Sorb, TEGOMER Antiscratch® 100
A linha de produtos para masterbatch e compostos inclui TEGOMER® - agentes dispersantes para pigmentos e cargas - e TEGOMER®/TEGOPREN® - aditivos para melhorar propriedades mecânicas e características de superfície. As inovações proporcionam aumento da intensidade da cor, resistência a riscos em processos de injeção, moldagem e extrusão. Também é destaque o TEGO® Sorb, absorvedor de odores, e o TEGOMER Antiscratch® 100 recomendado para poliolefinas.

A Evonik apresenta ainda os seguintes destaques:

Polímeros de Alta Performance: ROHACELL®, TROGAMID®, VESTAKEEP® (PEEK), VESTAMELT®, VESTAMID®, VESTODUR®, VESTOSINT®, VESTAMID® HT Plus (PPA), SOLIMIDE® e EUROPLEX®.
A Evonik dispõe de uma extensa linha de materiais customizados, sistemas e produtos semi-acabados, baseados em polímeros de alto desempenho. A empresa produz plásticos de alta performance com base em Poliamidas 12, Poliamidas 12 em pó, Poliamidas Transparentes, Copoliamidas, PBT, PEBA, chapas de PMMI e Espumas de Poliimida. Outros polímeros, utilizados em substituição de metais e em aplicações de altíssimas temperaturas, como o Poliéter-éter-cetona – PEEK - e as Poliftalamidas – PPA -, completam o portfólio.

Polímeros Acrílicos (PMMA): ACRYLITE®, ACRYLITE PLUS®, ACRYMID®, CYROLITE®
Com cadeia integrada de monômeros e polímeros acrílicos, a Evonik oferece o mais completo portfólio para mercados como o automobilístico, óptico, médicohospitalar, aeronáutico, eletrônico, arquitetura e decoração, comunicação visual e iluminação. A empresa disponibiliza resinas e chapas acrílicas com altíssima transparência, cristal ou coloridas e resinas especiais com excelente performance em altas temperaturas e esterilização.

Silanos: DYNASYLAN®
Os silanos organofuncionais Dynasylan®, voltados para o mercado de plástico, atuam como reticulante de polietileno na produção de tubos para transporte de água quente, cabos elétricos e também no tratamento de cargas minerais proporcionando maior interação das mesmas com o polímero, aumentando as propriedades mecânicas de compostos plásticos.

Pigmentos – Negro de Fumo: PRINTEX®, FW, SPECIAL BLACK
Os pigmentos pretos da Evonik proporcionam excelente performance para os plásticos, como maior resistência UV, condutividade elétrica e customização de cores. Há pigmentos específicos para contato com alimentos, em conformidade com as normas FDA (US Food and Drug Administration).

Sílicas Precipitadas - SIPERNAT®.
 Esta linha representa nossos agentes “antibloqueio”, com destaque para SIPERNAT® 310 em filmes de PVC, SIPERNAT® 500 LS em filmes de poliéster e Sipernat® 44MS em masterbatch de poliolefinas de elevada concentração, proporcionando excelente relação entre brilho, transparência e coeficiente de atrito.

Agentes Fosqueantes - ACEMATT®
A linha de agentes fosqueantes com larga utilização em tintas em geral, possui um produto específico para reduzir o brilho de filmes ou peças de PVC, ABS e PU. O ACEMATT® OP 278 aumenta a rugosidade superficial do filme, o que proporciona uma textura atrativa e sensação suave ao toque.

Catalisadores: CATYLEN S® (MgE – suporte) e CATYLEN D® (agentes isotácticos)
A Evonik possui uma linha de componentes utilizados na manufatura de catalisadores para olefinas: suportes para catalisadores Ziegler-Natta (Catylen S®) e aditivos para controle da tacticidade, que melhoram as propriedades dos polímeros (Catylen D®). Com uma equipe altamente especializada, desenvolve projetos especiais como metalocenos e soluções específicas.

Sobre a Evonik Industries

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha que atua em três áreas de negócios: Química, Energia e Negócios Imobiliários. A Evonik é líder global em especialidades químicas, especialista em geração de energia elétrica a partir do carvão mineral e fontes renováveis, além de ser uma das maiores empresas do ramo imobiliário residencial privado da Alemanha. Nossos pontos fortes são criatividade, especialização, auto-renovação contínua e confiabilidade. A Evonik atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2007, 43.000 funcionários geraram vendas de aproximadamente 14,4 bilhões de Euros e