Press release
Central & South America
October 6, 2007

LANÇAMENTOS E ALTA TECNOLOGIA MARCAM PRESENÇA DA EVONIK NA 10ª EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE TINTAS

Com um dos mais completos portfólios para o segmento de tintas, a Evonik, líder mundial em especialidades químicas, traz nove lançamentos ao mercado brasileiro entre aditivos, cores e agentes reticulantes na 10º Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, que acontece entre os dias 24 e 26 de outubro, em São Paulo. Algumas dessas novidades e tendências para o futuro estarão nas duas palestras técnicas ministradas por especialistas da Evonik na Alemanha, no 10º Congresso Internacional de Tintas, que acontece simultaneamente à exposição.

Além dos lançamentos, a empresa apresenta sua linha de resinas, agentes reticulantes, matérias-primas para resinas, aditivos, fosqueantes e cores, seguindo seu slogan Smart Formulating 4Coatings. Estes produtos atendem aos mais variados setores como tintas industriais, automotivas, decorativas e gráficas, além de adesivos, revestimentos de pisos e demarcações viárias.

Cores

Neste segmento, a novidade fica por conta do INXEL™ Black, um pigmento livre de poeira e de fácil dispersão, que pode ser incorporado diretamente ao solvente ou sem uma blenda de resina e solvente, utilizando somente um misturador com disco dispersor. Isso dispensa a etapa de “moagem” do pigmento, reduzindo o tempo de produção. O INXEL™ Black é um lançamento mundial inovador que traz vantagens de alta intensidade de cor, otimização da estabilidade dos pigmentos, manuseio e produção livres de pós. Esses pigmentos não possuem solventes na sua formulação, mas apresentam compatibilidade com a maioria dos veículos para sistemas base solvente.

A empresa apresenta também os pigmentos Colortrend® 888 e Colortrend® 817, voltados a pontos-de-venda, com novas especificações no controle de tingimento, passando de +/- 2% para +/- 1%. Estes novos parâmetros conferem ao produto maior reprodutibilidade das cores escolhidas pelo cliente e fazem da Evonik a única empresa do mercado com este tipo de especificação.

O Chroma-Chem® AK 942, linha representada pela Evonik no Brasil, também será apresentado no evento como uma nova linha de colorantes universais para sistemas tintométricos industriais.

Além das novidades, a empresa apresenta os pigmentos pretos - Negro de Fumo FW, SPECIAL BLACK e PRINTEX®, além do pigmento branco DIÓXIDO DE TITÂNIO, da Kronos Titan, marca também representada pela Evonik no Brasil.

Aditivos

A Evonik lança a linha de silanos para sistemas aquosos Dynasylan® HYDROSIL, desenvolvidos a partir da tecnologia solgel para utilização como promotores de adesão, co-monômeros, agentes reticulantes (crosslinking) e modificadores de superfície. Outra novidade é a tecnologia inovadora SIVO Sol, da linha Dynasylan® SIVO, para formulações livres de VOC (Volatile organic compounds) em sistema sol-gel base água de alta performance. Outra gama de produtos apresentada são os silanos oligoméricos multifuncionais, que possuem emissão reduzida de álcool durante o processo e, devido ao flash point maior, são mais fáceis de se manusear.

Quanto à linha de negócios Aerosil, o maior destaque para este ano é a nova dispersão VP Disp. CO 1030, que foi oficialmente lançada no último European Coating Show – ECS 2007, Nürnberg, na Alemanha. Trata-se de dispersão em MPA (metoxi-propil acetato) da sílica pirogênica AEROSIL® R 9200, direcionada para aumento da resistência ao risco de sistemas transparentes (clearcoating) bi-componentes alto sólidos. Além de manter todas as propriedades positivas do AEROSIL® R 9200, a nova dispersão VP Disp. CO 1030 traz vantagens de fácil incorporação, redução do tempo de processo e garantia de perfeita constituição morfológica da sílica em dispersão, permitindo o alcance máximo da performance da formulação.

Todo o portfólio da linha AEROSIL® também estará exposto no estande da Evonik. Seus produtos se destacam pelo controle reológico, melhora na dispersabilidade, na estabilização de pigmentos, redução de sedimentação, fixação de efeitos especiais, agente de fluidez em tintas em pó, proteção contra corrosão, melhora na resistência a riscos, entre outras qualidades. Na mesma família de aditivos destacam-se também os óxidos pirogênicos mistos AEROXIDE®, os óxidos de alumínio AEROXIDE® Alu C e dispersões AERODISP®.

Outra linha de aditivos amplamente conhecida no mercado e presente na feira é a TEGO®. Dentre seus produtos, destacam-se o antiespumante TEGO® Foamex, o desaerante TEGO® Airex, o dispersante TEGO® Dispers, o nivelante TEGO® Flow, o agente de controle de superfície do filme TEGO® Glide, os agentes hidrorepelentes TEGO® Phobe, as resinas antigrafite baseadas em silicone-acrilatos TEGO® Protect e o agente de controle de superfície dos filmes reativos para sistemas UV, TEGO® Rad. Como lançamento desta linha podemos destacar o dispersante de pigmentos para tintas UV TEGO® Dispers 685.

Ainda entre os aditivos da Evonik para o segmento de tintas estão as ceras sintéticas VESTOWAX®, que atende exigências específicas de qualidade para produtos como tintas de impressão, tintas e vernizes em geral e tintas em pó. Esta linha também é empregada nos setores cosmético, farmacêutico, emulsões industriais e hotmelt, além das resinas sintéticas e resinas de adesão, que são usadas para melhorar secagem, brilho, como resinas de moagem e para melhorar a adesão em substratos de baixa energia e/ou a aderência inter-camadas. Dentre estas resinas podemos destacar a resina sintética UA e UC utilizadas para produção de concentrados de pigmento.

Agentes reticulantes

As novidades entre os agentes reticulantes são o VESTANAT® HT e o VESTANAT® HB, que são isocianatos base HDI. Estes dois produtos complementam o portfólio de produtos da Evonik para o mercado de tintas. O público poderá conferir também as linhas VESTAMIN®, composta por diaminas para sistemas epóxi, VESTANAT®, composto por isocianatos para sistemas poliuretânicos, e VESTAGON® para tintas em pó híbridas, poliéster e PUR. Desta última, podemos destacar VESTAGON® HA320 para tintas em pó, utilizado em substituição ao TGIC.

Fosqueantes

A Evonik traz à feira também os espectros de fosqueantes ACEMATT® e o sílico-aluminato de sódio SIPERNAT® 820 A utilizado como “extender” de dióxido de titânio.

Resinas

No segmento de resinas metacrílicas, destacam-se as linhas DEGAROUTE®, DEGADUR® e DEGADECK®, que são resinas metacrílicas reativas (bi-componente) para demarcação rodoviária, pisos industriais e tratamento de fissuras. Estas resinas apresentam excelente resistência química, mecânica e cura extremamente rápida (aproximadamente 2 horas). Já para as resinas metacrílicas termoplásticas sólidas e em solução, a linha DEGALAN® é utilizada em diversas aplicações como formulações de tintas e vernizes monocomponentes para substratos de concreto, asfalto, plásticos, metal, superfícies galvanizadas e alumínio, entre outros, conferindo excelente brilho, resistência a raios UV (não amarela) e flexibilidade ajustável.

Suas principais áreas de aplicação são tintas de impressão, UV, sinalização de rodovias, pisos, fachadas, aparelhos eletroeletrônicos, sapatos, laminados sintéticos, tintas para navios, contêineres, plastissóis livres de PVC e vernizes termoselante universal, entre outras.

No estande da empresa, o público encontrará ainda a linha DYNAPOL® de resinas de poliéster saturadas, que oferecem boa flexibilidade, deformabilidade, resistência química e às intempéries, para aplicações em “Can” e “Coil Coatings”, embalagens flexíveis e adesivos.

Destacam-se também as resinas sintéticas cetônicas, que têm como função aumentar o brilho, o teor de sólidos e a aplicabilidade de tintas e vernizes, principalmente, para tintas de impressão. Já as resinas de adesão, são utilizadas para melhorar a aderência de tintas e vernizes sobre substratos críticos e a aderência interfacial de sistemas multicamadas. O “Polyoil” – óleo de polibutadieno – também será apresentado como uma alternativa para a produção de selantes e aditivos para tintas industriais. O VESTOPLAST®, poli-alfa-olefina amorfa utilizada para modificação de sistemas betuminosos e adesivos “Hot Melt” completam o portfólio de resinas da Evonik.

Matérias-primas para resinas

Como matérias-primas para resina, a Evonik disponibiliza ao mercado os monômeros metacrílicos como metacrilatos de metila, butila, ciclohexila, isobornila e hidroxiésteres, utilizados em tintas automotivas, resinas dentais, chapas acrílicas e lentes ópticas.

Palestras técnicas
“Preparações de pigmentos de fácil dispersão”. (Easily Dispasible Pigment Preparations)
Palestrante: Dr. Gunter Bergmann
(New developments for aluminum components open windows for the imagination)
Palestrante: Dr. Corey King

Informações sobre a empresa

Evonik Industries AG é o grupo industrial criativo da Alemanha que atua em três segmentos altamente rentáveis e promissores: Química, Energia e Negócios Imobiliários. Evonik é líder mundial em especialidades químicas, especialista em geração de energia elétrica a partir do carvão mineral e fontes renováveis, além de ser uma das maiores empresas do ramo imobiliário residencial privado da Alemanha. Nossos pontos fortes incluem criatividade, especialização, auto-renovação contínua e confiabilidade.

Evonik Industries atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2006, 43.000 funcionários geraram vendas de aprox. €14,8 bilhões e lucros operacionais (EBIT) superiores a € 1,2 bilhão. Evonik pretende ingressar no mercado de capitais no primeiro semestre de 2008.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG não assume nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.