Press release
Central & South America
April 9, 2019

Evonik apresenta novidades na Feiplastic 2019

Soluções inovadoras auxiliam o processo produtivo na indústria do plástico, proporcionando diversos benefícios aos produtos finais

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, participará da Feiplastic – Feira Internacional do Plástico, que será realizada entre os dias 22 e 26 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A feira representa toda a cadeia produtiva do plástico, com a participação dos principais players desde mercado e proporciona aos visitantes e expositores um ambiente favorável para geração de negócios e networking qualificado.

A Evonik, como forte parceira da indústria do plástico, aproveitará o evento para expor lançamentos e soluções inovadoras, que auxiliam o processo produtivo em diversos segmentos industriais, proporcionando benefícios como melhor performance mecânica, térmica e química, combinando resistência, leveza, sustentabilidade e acabamento superior aos produtos finais.

Confira os destaques da Evonik na Feiplastic 2019:

PMMA transparente de alto impacto para aplicação em faróis de carros. Traz resistência UV superior e dispensa a necessidade de verniz, além de elevada resistência ao impacto.

PMMA de alto impacto na cor Black Piano para grades frontais de automóveis. Possui resistência UV superior, excelente resistência ao impacto, dispensa a necessidade de verniz e elimina o processo de pintura para peças na cor Black Piano.

Aditivo antirrisco para poliolefinas como pp/talco, e também para polímeros técnicos como PA, PMMA e PC/ABS. Efeito antirrisco duradouro, além de não ser acompanhado por efeitos colaterais indesejáveis como odor, condensação e aumento da oleosidade nas superfícies das peças.

Aditivo para compostos retardantes à chama para fios e cabos (HFFR). Permite o processamento de compostos HFFR com elevado teor de carga (até 70%), mesmo com ATH ou MDH não tratados previamente. Ou seja, com essa alta quantidade de carga se obtém uma maior resistência à chama. TEGOMER® FR 100 garante que as cargas inorgânicas, tais como o ATH e MDH, sejam uniformemente distribuídas na matriz polimérica.

São inestimáveis na obtenção da distribuição otimizada de cargas ou pigmentos inorgânicos em compostos, e dispersão de pigmentos orgânicos em concentrados de cor como masterbatches e pastas líquidas. Eles permitem perfeita dispersão de pigmentos e cargas e menor adição de pigmento para obtenção da cor desejada, além de excelente limpidez e redução da formação de manchas e “specks”.

Os aditivos TEGOMER® e TEGOPREN® podem ser utilizados para todos os tipos de pigmentos na aplicação de masterbatch, por exemplo, filmes soprados (PP, PA e PET) ou moldados (PA, PBT, ABS). São especialmente adequados para negro de fumo e os pigmentos de cor difíceis de dispersar utilizados em masterbatches . Além disso, são adequados para dispersão perfeita de todos os tipos de cargas minerais, como Talco, Carbonato de Cálcio, Dióxido de Titânio, etc.

Aditivo antiodor com excelentes propriedades de absorção de odor. Especialmente adequado para o controle de odores que evoluem de produtos como sulfeto de hidrogênio, mercaptano, tioéter, ácido isovalérico, aminas e amônia.

Tego Sorb PY 88 também proporciona boa estabilidade térmica no processo de formulação/fabricação de compostos e masterbatches.

Antiestático e antifogging. Em embalagens de alimentos, a condensação da umidade leva a uma aparência desfavorável e pode causar a deterioração dos alimentos. TEGO® STS atua como agente tensoativo evitando a formação de gotas de água na embalagem. TEGIN® 90 reduz a resistência elétrica superficial e, portanto, a carga eletrostática dos artigos de poliolefina, resultando em menos poeira nas superfícies de plástico, menor atração de bactérias para as superfícies de poliolefinas e melhora do comportamento de fusão (aumento de fluidez MFI).

O projeto de cerca de 400 milhões de euros, maior investimento da Evonik na Alemanha, deve aumentar em mais de 50% a capacidade produtiva total de PA 12 da Evonik. Novas instalações para a produção do polímero e seus precursores serão construídas no parque químico de Marl (Alemanha), complementando a produção de PA12 já existente no local. O complexo deve iniciar as operações no primeiro semestre de 2021.

O MLT8000 consiste em 3 camadas: uma camada interna de polipropileno; no meio, uma camada de adesivo e, em seguida, uma camada externa de poliamidas especiais da família Vestamid®.

Comparado a sistemas convencionais de metais ou borrachas, essas linhas multicamadas oferecem uma série de vantagens. Devido à sua alta resistência, são mais leves e finas, além de fáceis de termoformar. Ao contrário de linhas metálicas, elas não são suscetíveis à corrosão e tem alta resistência a vibrações.

Comparada com mangueiras de borracha, a camada externa de poliamida fornece alta resistência ao impacto a baixas temperaturas e ao impacto de pedras, além de excelente resistência química.

Essas linhas podem resistir a altas temperaturas externas e possuem grande resistência ao envelhecimento térmico e ao estouro. Além disso, a camada interna de poliolefina também garante alta resistência a misturas de etileno glicol e água.

A linha Dynasylan® possui uma vasta gama de silanos funcionais, podendo ser adaptados a sistemas base solvente ou base água, e será apresentada durante a Feiplastic, com destaque para:

Dynasylan® para cabos e tubulações - para aplicações no setor de fios e cabos, usam-se silanos Vinil funcionais no processo de reticulação de Polietileno. Para essas aplicações, bem como para tubulações de água quente, os silanos são utilizados como agentes de acoplamento para compostos de diferentes polímeros (por exemplo, PE/EVA) ou aditivos de reticulação, resultando em tubos, fios ou cabos PEX ou XLPE.


Para compostos retardantes de chamas para cabos HFFR (Halogen-free Flame Retardant), a Evonik oferece formulações Dynasylan®. Os silanos multifuncionais oferecem diversos benefícios, como liberação significativamente reduzida de álcool durante o processo de hidrólise dos grupos Silanóis (baixo VOC -composto orgânico volátil), combinação de diferentes funcionalidades em uma molécula como os grupos vinil, alquil, amino, alto ponto de fulgor, maior segurança de manuseio e armazenamento, segurança adicional durante a produção e nenhuma perda de material, mesmo a elevadas condições do composto.


Com Dynasylan® SILFIN, fornecemos uma ampla gama de produtos prontos para uso para a indústria de cabos e tubos. Com estes produtos líquidos e de fácil dosagem, oferecemos misturas feitas sob medida de todos os ingredientes necessários para grafitizar e reticular polietileno, resultando em compostos XLPE ou PEX. Esses produtos contêm vinil silanos e iniciadores para o processo de duas etapas (SIOPLAS®) e, adicionalmente catalisadores de crosslinking, além de, em alguns casos, outros aditivos como, antioxidantes, desativadores de metal, auxiliares de processamento, etc., para o processo em uma etapa (Monosil®).


Dynasylan® para adesivos e selantes de alta performance - é o desempenho essencial dos silanos que permite que os adesivos e selantes, quando expostos à umidade ou aplicados à substratos de difícil adesão, sejam tão eficazes quanto os conhecemos hoje. Os silanos protegem os modernos adesivos e selantes de altos níveis da umidade ambiental, além de manter a plena capacidade adesiva de superfícies adesivas já unidas, mas ainda não curadas.

A Evonik também apresentará sua linha de sílicas precipitadas. Com grades especiais para diversas funções, SIPERNAT® atua na antiaglomeração de grânulos de poliestireno pré-espuma; como carga ativa para borracha de silicone HTV e selantes polissulfídicos; como agente antibloqueio para filmes de PE, PP e outros polímeros de filme; entre outras aplicações.

Já as sílicas pirogênicas AEROSIL® de alta pureza são indicadas para campos de alta tecnologia, na indústria de plástico e de adesivos e selantes para melhorar a produção, qualidade e desempenho dos produtos. Destaque para AEROSIL® R 202 e AEROSIL® R 208, sílica pirogênica pós-tratada e altamente hidrofóbica, que confere excelente eficiência de espessamento, superior desempenho reológico e ótima estabilidade à armazenagem em formulações epóxi, poliuretano e outros sistemas. Para aplicações que exigem alta transparência, são indicados os grades AEROSIL® R 805, AEROSIL® R 812S e AEROSIL® R 106. O AEROSIL® 150 apresenta importantes propriedades de reforço em selantes de silicone e melhoria de seu processamento.

Extensa e direcionada, a linha de dióxido de titânio, fabricada pela Kronos - uma das maiores produtoras mundiais do produto e representada pela Evonik no Brasil – conta com diversos tipos e grades que atendem às mais exigentes necessidades do mercado, proporcionando excelente poder de pigmentação, dispersão, fluidez e propriedades ópticas, resistência a intempéries, entre outros benefícios, em PVC, policarbonato, poliestireno, polímeros de engenharia, poliolefinas, etc.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 36.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 15 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,6 bilhões de Euros.

Nota Legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou as declarações contidas neste comunicado.