A Evonik apresenta suas soluções poliméricas de alta performance para um resfriamento seguro, reduzida perda de energia por atrito, isolamento e transmissão segura de dados, além de sistemas de carga rápida.
A Evonik apresenta suas soluções poliméricas de alta performance para um resfriamento seguro, reduzida perda de energia por atrito, isolamento e transmissão segura de dados, além de sistemas de carga rápida.
Press release
Resource Efficiency
Stuttgart, May 2, 2019

A eletromobilidade precisa de polímeros de alta performance

A Evonik apresenta suas soluções na International Battery Show em Stuttgart, de 7 a 9 de maio

Resfriamento, baixo atrito, isolamento elétrico, carga rápida, transferência segura de dados, exigências que desempenham papel crucial nos veículos elétricos e nos carros autônomos do futuro. Para esses requisitos específicos, a Evonik oferece soluções na forma de polímeros de alta performance baseados em poliamida 12, PEEK e poliimida, que serão apresentadas pela empresa na International Battery Show em Stuttgart, de 7 a 9 de maio, no estande 140.

Gerenciamento térmico

Veículos híbridos e totalmente elétricos exigem resfriamento e aquecimento excelentes – em outras palavras, um gerenciamento térmico de alta eficiência é imprescindível não só para a bateria de alta voltagem, mas também para os demais componentes essenciais de alta voltagem, como o motor elétrico e o conversor ou inversor.

AAlém de tubos monocamadas baseados em VESTAMID® (poliamida 12), a Evonik desenvolveu o MLT 8000, um sistema de tubos multicamadas de alta eficiência para aplicações na gestão térmica.

Além do desempenho superior do sistema, essa construção multicamada possui excelentes características que incluem a fácil formabilidade e o baixo peso: propriedades cruciais para o desenvolvimento de novos conceitos veiculares com alta autonomia elétrica. O VESTAMID® é igualmente adequado para tubos do sistema interno de ar condicionado do veículo.

Menos atrito, menor consumo de energia

A eletrificação automotiva abre novos campos de aplicação para polímeros de alta performance em motores e sistemas de transmissão. Produtos especiais como compostos de VESTAKEEP® PEEK, poliimida P84® NT e poliamida 12 VESTAMID®, permitem que os fabricantes produzam componentes de precisão duráveis, como rolamentos ou engrenagens, capazes de transmitir ou absorver potência. A aplicação desses produtos reduz o atrito e permite um uso eficiente e prolongado. Eles também eliminam ruídos e vibrações, proporcionando uma viagem silenciosa.

Isolamento elétrico, sistemas de carga rápida e transmissão de dados

Tempos de carregamento curtos são cruciais para o sucesso da eletromobilidade. Novas especificações permitem uma carga de até 350 kW, o que reduz o tempo da carga a minutos – mas também exigem outros materiais para o equipamento. Nessas aplicações, a poliamida 12 resistente a chamas VESTAMID® e o extremamente durável VESTAKEEP® PEEK são materiais apropriados para o isolamento de cabos ou barramentos no módulo da bateria ou no motor elétrico e como componentes de plugues do sistema de carga e de bordo de alta voltagem.

Nos futuros veículos assistidos e autônomos, a comunicação entre os sistemas envolverá grande quantidade de dados. Para uma transmissão de dados rápida e segura são usadas fibras ópticas poliméricas. A Evonik oferece materiais tanto para o núcleo óptico desses cabos como para o seu revestimento de proteção seguro e eficiente.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 36.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 15 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,6 bilhões de Euros.

Sobre Resource Efficiency

O segmento Resource Efficiency, dirigido pela Evonik Resource Efficiency GmbH, fornece materiais de alta performance e aditivos especiais para sistemas ambientalmente seguros e eficientes em energia para as indústrias automotiva, de tintas & revestimentos, de adesivos e da construção, dentre muitas outras. Com cerca de 10.000 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 5,7 bilhões de euros em 2018.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Leia mais: