Press release
Resource Efficiency
December 6, 2019

Evonik amplia capacidade de produção das espumas ROHACELL® nos EUA

Em virtude do aumento da demanda por materiais de construção leves para aplicações especiais, a Evonik está ampliando a sua produção de espumas rígidas de alta performance com estrutura celular fechada ROHACELL® em sua planta de Mobile, Alabama, nos Estados Unidos.

As espumas ROHACELL® compõem o cerne de estruturas   sanduíche leves com alta resistência ao cisalhamento e à compressão, mesmo em temperaturas mais altas.
As espumas ROHACELL® compõem o cerne de estruturas sanduíche leves com alta resistência ao cisalhamento e à compressão, mesmo em temperaturas mais altas.

A ampliação da produção deverá ser concluída no quarto trimestre de 2020. Com esse investimento, a empresa de especialidades químicas vai aumentar de maneira significativa a sua capacidade de produção de espumas de polimetacrilimida (PMI) resistentes a altas temperaturas na América do Norte.

“O investimento em Mobile reforça a nossa posição global como parceiro confiável e provedor de soluções em espumas rígidas leves de alta performance à base de PMI, e nos permite atender à crescente demanda da América do Norte no longo prazo”, diz Christina Walkosak, responsável pela linha de negócios High Performance Polymers, Americas, da Evonik.

Materiais de construção leves para aplicações especiais

A ampliação da produção de ROHACELL® em Mobile inclui a construção de uma área de produção adicional. Além disso, toda a logística de entregas será combinada nas novas instalações.

“Já faz muitos anos que a demanda global pelas nossas espumas de alta performance vem se mostrando consistentemente alta, especialmente nas indústrias aeroespacial e eletrônica, e a expansão da nossa capacidade produtiva é a nossa resposta ao mercado”, diz Walkosak. Há dois anos, a Evonik aumentou em 20% a produção de ROHACELL® na Alemanha. “Agora vamos melhorar significativamente a nossa eficiência de produção na América do Norte a fim de acompanhar da maneira adequada o crescimento dos nossos clientes.

Material de base para estruturas em compósitos

ROHACELL® é uma espuma estrutural rígida de polimetacrilimida usada no design e produção de estruturas tipo sanduíche empregadas em tecnologias aeroespaciais, automotivas, navais, eletrônicas, médicas e de equipamentos esportivos. Essa espuma de peso ultraleve resiste a altas temperaturas e pressões, o que a torna a solução ideal como material de base em estruturas em compósitos. Esses componentes podem ser produzidos com rapidez e eficiência, reduzindo os tempos e os custos de produção do fabricante. Além disso, as vantagens da redução do peso permitem economizar energia ao longo da vida útil do material.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de euros.

Sobre Resource Efficiency

O segmento Resource Efficiency, dirigido pela Evonik Resource Efficiency GmbH, fornece materiais de alta performance e aditivos especiais para sistemas ambientalmente seguros e eficientes em energia para as indústrias automotiva, de tintas & revestimentos, de adesivos e da construção, dentre muitas outras. Com cerca de 10.000 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 5,7 bilhões de euros em 2018.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.