Press release
Resource Efficiency
December 9, 2019

Evonik é destaque no segmento de tintas e vernizes

Empresa foi considerada a melhor fornecedora de sílicas para o setor

Com 38% dos votos, a Evonik foi a empresa mais lembrada, na categoria “Sílicas”, na 4ª Pesquisa de Qualidade para Fornecedor de Insumos para Fabricação de Tintas, realizada pela Revista Tintas & Vernizes, que neste 2019 completa 60 anos de atuação. A empresa de especialidades químicas, e uma das maiores fornecedoras de matéria-prima para o segmento, também conquistou o segundo lugar na categoria “Aditivos”.

Esta edição da pesquisa – cujo objetivo é apontar quais são os produtores, fornecedores e distribuidores de insumos mais associados ao Conceito de Qualidade, tendo como universo os profissionais do setor de tintas, compostos por diretores, gerentes, químicos e engenheiros químicos –, confere à Evonik o título de vencedora na categoria de Sílicas pelo quarto ano consecutivo.

Para realizar esse levantamento e chegar ao resultado, a Revista Tintas & Vernizes encaminhou um questionário com uma relação de 26 matérias-primas, além de Tanques e Contêineres, Equipamentos de Produção, Sistemas Tintométricos e Distribuidor de Produtos Químicos, aos leitores da publicação com o perfil adequado. O período de apuração compreendeu 6 meses, de março a setembro de 2019.

Neste ano a pesquisa foi enviada para 460 fabricantes de tintas do país. A região Sudeste foi a que mais interagiu com 52%, seguida pelas regiões Sul com 39%, Nordeste com 4%, Centro-Oeste com 3% e Norte com 2% do total.

Uma das maiores do mundo

Ao oferecer uma grande variedade de matérias-primas com tecnologias inovadoras e forte apoio técnico a fabricantes de tintas industriais, imobiliárias, automotivas, marítimas e de impressão, a Evonik confirma seu total e irrestrito comprometimento com o setor de tintas. Importante reforçar que a empresa é uma das maiores produtoras de sílica no mundo, facilitando processos de fabricação e aumentando tanto a qualidade, quanto o desempenho dos produtos finais.

Além da sílica pirogênica AEROSIL® e das sílicas precipitadas ULTRASIL®, SIPERNAT®, ZEODENT® e SPHERILEX®, a empresa também produz agentes fosqueantes à base de sílica sob a marca ACEMATT® e outros óxidos metálicos pirogênicos sob a marca AEROXIDE®. Ao todo, a Evonik dispõe de uma capacidade de produção global anual de cerca de um milhão de toneladas para todos os produtos à base de sílica.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de euros.

Sobre Resource Efficiency

O segmento Resource Efficiency, dirigido pela Evonik Resource Efficiency GmbH, fornece materiais de alta performance e aditivos especiais para sistemas ambientalmente seguros e eficientes em energia para as indústrias automotiva, de tintas & revestimentos, de adesivos e da construção, dentre muitas outras. Com cerca de 10.000 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 5,7 bilhões de euros em 2018.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.