Press release
Central & South America
June 12, 2018

Evonik apresentará novidades na Expobor 2018

Empresa destacará soluções inovadoras para a indústria de transformação da borracha, incluindo fabricantes de pneus, solados e artefatos técnicos.

Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, apresentará suas soluções para a indústria da borracha durante a Expobor - Feira Internacional de Tecnologia , Máquinas e Artefatos de Borracha. A 13ª edição do evento ocorrerá de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

“O mercado de borracha é muito importante globalmente para Evonik. No Brasil e na América Latina, caminhamos na mesma direção, inclusive, recentemente, inauguramos uma planta de sílica precipitada em Americana (SP), com grande foco para este mercado”, destaca Felipe Rocha, Coordenador de Negócios da área de sílicas da Evonik.

Devido a importância do evento para o setor, as expectativas são muito positivas. “É uma ótima oportunidade para encontrar clientes do Brasil e da América do Sul e apresentar novidades, além do nosso amplo portfólio para a indústria de pneus, solados e artefatos técnicos”, observa Rocha.

Lançamento

A Evonik aproveitará a Expobor para apresentar ao mercado uma nova sílica de alta dispersão: ULTRASIL® 7800 GR. O produto tem um design de partícula especial, que proporciona elevado desempenho em pneus, especialmente para SUV’s.

O novo ULTRASIL® 7800 GR atinge o equilíbrio perfeito de máxima aderência e mínima resistência à rolagem em pneus de superfície larga e em pneus com requisitos de alta quilometragem, como os pneus para todas as estações. Isso se deve à área superficial específica do ULTRASIL® 7800 GR que foi aumentada em comparação com o ULTRASIL® 7000, mediante intensos esforços de desenvolvimento.

A melhora da resistência à abrasão também contribui para o aumento da vida útil, exercendo um efeito positivo sobre a avaliação do ciclo de vida. Dessa maneira, pode-se combinar um alto nível de segurança no trânsito com menor consumo de combustível e menos emissões de CO2, mesmo com pneus esportivos.

Outros destaques para a indústria da borracha

Linha ULTRASIL®: para a indústria de pneus, os destaques são ULTRASIL® 7000 GR; ULTRASIL® 6000 GR; ULTRASIL® VN 2/ ULTRASIL® VN 2 GR e ULTRASIL® VN 3/ ULTRASIL® VN 3 GR, que promovem excelente dispersão e alto reforço, reduzem a resistência ao rolamento e aumentam a resistência à abrasão, melhorando a aderência em piso molhado.

Para a fabricação de solados, a linha ULTRASIL® VN 3/ ULTRASIL® VN 3 GR, propicia alto poder reforçante (shore, resistência à tração e ao rasgo) e transparência. Para o setor de artefatos técnicos, os benefícios se convertem em melhoria da moldagem por injeção, extrusão e calandragem; e redução da deformação residual, além de excelentes propriedades mecânicas. Os destaques para este mercado são: ULTRASIL® 360; ULTRASIL® 880; ULTRASIL® AS 7; ULTRASIL® VN 2/ ULTRASIL® VN 2 GR e ULTRASIL® VN 3/ ULTRASIL® VN 3 GR.

Na linha de sílicas, além da família ULTRASIL®, com grande variedade de aplicações para reforço de compostos de borracha, a Evonik oferece ainda a reconhecida marca AEROSIL® para fabricação de solado transparente.

Linha de Silanos - Si 69®; Si 266®; Si 75® e Dynasylan: silanos com enxofre, bifuncionais, também monômeros e oligômeros para compostos de sílica, que proporcionam alto desempenho aos produtos, como as propriedades mecânicas, por exemplo, nos pneus: mais estabilidade em piso molhado, baixa resistência ao rolamento e alta resistência à abrasão. Além de indicados para a fabricação de pneus, são altamente recomendados para artefatos técnicos e solados. Usados em compostos de borracha de alta qualidade junto com cargas contendo grupos silanóis, são especialmente efetivos em combinação com sílicas precipitadas reforçantes.

Organosilano Si 363®, que ajuda no processo do composto de borracha, aumenta o “rolling resistance” e reduz consideravelmente a emissão de VOC.

X 50 S® e X 266 S®: misturas de organosilanos bifuncionais, contendo enxofre, com negro de fumo na proporção de 1:1 em peso, indicado para a indústria de pneus e artefatos técnicos.

COFILL®: resorcinol em combinação com sílica precipitada. Melhora a adesão de compostos de borracha em telas têxteis/metálicas. Suas principais aplicações são em cintas de aço em pneus radiais, partes de aço dos pneus de caminhão, correias transportadoras, sistemas de transmissão, mangueiras e tecidos emborrachados.

COUPSIL®: sílica precipitada, modificada superficialmente por organosilano, que proporciona melhora a resistência à abrasão e as propriedades mecânicas. A combinação de diferentes silanos com sílicas de áreas superficiais específicas diferentes oferece uma grande variação e permite a fabricação de produtos de borracha sob encomenda, de acordo com as necessidades dos clientes. Indicado para a indústria de pneus, artefatos técnicos e solados.

VESTENAMER® 8012: aditivo polimérico para processamento de borracha. Entre seus benefícios, estão: otimização de processos através de melhorias no rendimento, compostos de baixa viscosidade, melhorias da estabilidade “green strength”, economia de energia e sistema livre de VOC.

VISIOMER® TMPTMA, VISIOMER® EGDMA, VISIOMER® TRGDMA: monômeros metacrílicos como coagentes de reticulação para elastômeros curados via peróxido. Monômeros multifuncionais, altamente reativos na presença de radicais livres, que se inserem nas cadeias de elastômero formando uma rede complexa de ligações cruzadas, conferindo alta dureza, resistência química e resistência à abrasão. As aplicações típicas são: isolamento/ revestimento de fios e cabos; tubos e mangueiras para radiadores de automóveis, solados, revestimento de rolos, anéis de vedação.

Dióxido de Titânio KRONOS®: pigmento branco para utilização em solados e artefatos técnicos de borracha.





Serviço:
Expobor

Data: 26 a 28 de junho de 2018
Horário: 13h às 20h
Local: Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme – SP
Estande da Evonik: entre as ruas E e F


Informações sobre a empresa
A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 36.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2017, a empresa gerou vendas da ordem de 14,4 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,36 bilhões de Euros.

Sobre Resource Efficiency

O segmento Resource Efficiency, dirigido pela Evonik Resource Efficiency GmbH, produz materiais de alta performance e aditivos especiais para sistemas ambientalmente amigáveis e eficientes em energia, aplicados nas indústrias automotiva, de tintas & revestimentos, de adesivos e da construção, dentre muitas outras. Com cerca de 10.000 colaboradores, o segmento gerou vendas da ordem de 5,4 bilhões de euros em 2017.

Nota legal

 Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou as declarações contidas neste comunicado.

Informações para imprensa

 Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255/98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br
Taís Augusto: (11) 4423.3150/99642.7274 - tais@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso: (11) 3562.5555/99950.6687 - ines@viapublicacomunicacao.com.br