Press release
Central & South America
June 12, 2018

Veramaris conclui primeira etapa para a produção de óleo de alga da fábrica de Nebraska

 A construção da unidade de produção dos ácidos graxos ômega 3 EPA e DHA está dentro do previsto +++ Início da produção previsto para meados de 2019 +++ Representantes do governo do Nebraska participam da cerimônia de finalização das obras civis, realizada no local.

A Veramaris, joint venture entre a DSM e a Evonik que vai revolucionar a aquicultura com o seu ômega 3 sustentável de algas marinhas naturais, celebrou uma etapa importante na construção de sua nova unidade de produção em Blair, Nebraska. Na presença do vice-governador do estado, Mike Foley, dos gestores da Veramaris e das duas empresas controladoras Royal DSM e Evonik, foi realizada, em 4 de junho, em Blair, a cerimônia de finalização das obras civis.

A construção da fábrica de US$ 200 milhões progride de acordo com o planejado. Quantidades comerciais do óleo de alga estarão disponíveis em meados de 2019. Quantidades piloto já estão sendo distribuídas a produtores de nutrição animal e produtores de salmão para fins de desenvolvimento de mercado.

“O nosso óleo de alga é a resposta à demanda da indústria por uma fonte sustentável dos ácidos graxos ômega-3 EPA e DHA. A procedência conhecida de todas as matérias-primas usadas no nosso processo torna o produto plenamente rastreável”, contou o CEO da Veramaris, Karim Kurmaly.

A capacidade de produção anual inicial da planta de Nebraska vai atender a aproximadamente 15% da demanda anual total de EPA e DHA da indústria aquícola mundial de salmão.

A Veramaris usa açúcar de produção local em seu processo de fermentação. A cepa da alga empregada, Schizochytrium, possui a vantagem de produzir ambos os ácidos graxos ômega-3 essenciais EPA e DHA, e o óleo resultante contém uma concentração superior a 50%. O local de produção será totalmente livre de resíduos.

O óleo de alga altamente concentrado da Veramaris vai permitir, pela primeira vez, que a indústria da nutrição animal acompanhe a crescente demanda por esses dois ácidos graxos ômega 3 essenciais sem nenhuma dependência do óleo de peixe obtido a partir dos estoques de peixe nativo.

“A matéria-prima dessa tecnologia impactante da Veramaris vem do coração da agricultura Americana – do estado de Nebraska. O milho do Nebraska ajuda a preservar a vida nos oceanos. É uma história maravilhosa e eu desejo tudo de bom à Veramaris em seus esforços para deixar a aquicultura mais sustentável”, disse o vice-governador do Nebraska.

Até há pouco tempo, os ácidos graxos ômega 3 EPA e DHA adicionados à nutrição animal eram provenientes quase que exclusivamente de fontes marinhas. Atualmente, 16 milhões de toneladas de peixes nativos são pescadas para a produção de óleo e farinha de peixe. Com a utilização da alga marinha natural, a Veramaris contribui para o fechamento da lacuna entre oferta e demanda de ômega 3 EPA e DHA ao mesmo tempo em que contribui para a preservação da vida marinha e da biodiversidade dos oceanos.

O desenvolvimento de sucesso do produto e do processo só foi possível graças às competências complementares que a Evonik e a DSM trazem para a colaboração: A DSM possui expertise no cultivo de organismos marinhos, incluindo algas, e capacidades biotecnológicas de longa data em desenvolvimento e operações, enquanto o foco da Evonik se concentra no desenvolvimento de processos industriais de biotecnologia e na operação competitiva de locais de produção de aminoácidos fermentativos em larga escala.

Para promover uma mudança positiva na produção de alimentos animais e no consumo de alimentos humanos, a Veramaris dialoga com todas as partes interessadas ao longo da cadeia de valor, incluindo produtores de alimentos animais, fazendeiros, varejistas e ONGs. Cooperações pioneiras permitiram que as principais empresas do setor da aquicultura pudessem desenvolver uma alimentação livre de ingredientes marinhos para os salmões usando o óleo de alga da Veramaris como substituto integral do óleo de peixe.

O site já existente da Evonik em Blair foi escolhido para a produção dos ácidos graxos ômega 3 EPA e DHA para tirar proveito das décadas de experiência da Evonik em operações biotecnológicas em larga escala. A empresa opera uma fábrica para a produção fermentativa de Biolys® – o aminoácido L-lisina – no local há quase 20 anos.

Imagens para download: https://www.veramaris.com/media-database.html

Siga-nos: https://www.linkedin.com/company/veramaris/

Sobre a Veramaris

A Veramaris é uma joint venture de participação igualitária (50/50) entre a DSM e a Evonik com o objetivo de produzir os ácidos graxos ômega-3 EPA e DHA a partir de algas marinhas naturais. Sediada em Delft, Países Baixos, a Veramaris foi constituída em 2018 a partir de uma visão compartilhada entre as empresas controladoras: preservar a vida marinha mediante o uso de um recurso que o oceano fornece – a microalga marinha natural. Com a produção de um óleo de alga rico nos dois ácidos graxos ômega-3 EPA e DHA essenciais por meio de fermentação em larga escala em suas instalações em Blair (EUA), a Veramaris permite que os parceiros ao longo da cadeia de valor s

Termo de Isenção de Responsabilidade

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro ou ao uso de produtos neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Veramaris V.O.F. não assume nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou as declarações contidas neste comunicado. A versão do comunicado que prevalece é a que foi emitida em inglês.