Press release
Central & South America
November 23, 2018

Evonik fortalece suas atividades na cadeia de proteína animal de precisão

  • Aquisição da Porphyrio, provedora belga de software Big Data
  • A linha de negócios Animal Nutrition da Evonik amplia suas atividades para incluir a digitalização na cadeia de produção 
  • Expansão da expertise analítica & de software para gerenciar a atividade agropecuária

Em 31 de outubro último, a Evonik Industries concluiu a aquisição da Porphyrio NV, spin-off da Universidade Católica de Leuven, de Herent, Bélgica. A Porphyrio é uma das principais empresas no segmento de soluções Big Data na produção animal. Com esta aquisição, a Evonik reforça as suas atividades na produção animal de precisão. As partes concordaram em não revelar o valor do negócio.

A Porphyrio fornece software especial baseado em nuvem para produtores profissionais da avicultura no mundo inteiro, para o processamento e análise de dados da produção. As soluções baseadas em dados da empresa permitem que os produtores gerenciem, prognostiquem e otimizem as suas operações com a ajuda da bioestatística de big data e do uso potencial da inteligência artificial.

“Big data e algoritmos de autoaprendizagem podem ajudar os produtores a adquirir uma melhor compreensão dos eventos complexos de suas produções avícolas e a vinculá-los a conceitos de nutrição animal sustentáveis. Dessa maneira, a produtividade, a eficiência, a qualidade e o bem-estar dos animais se beneficiam de sinergias na nutrição animal e na produção”, diz Dr. Emmanuel Auer, responsável pela linha de negócios Animal Nutrition da Evonik.

A Evonik irá contribuir para isso em diferentes planos: por meio de kits diagnósticos para registro dos parâmetros de saúde animal, software, análise de dados e orientação para a atividade de produção, além de oferecer recomendações baseadas em dados e conhecimentos quanto à composição de alimentos e dietas sustentáveis para os animais.

Em 2 de novembro, a Evonik anunciou um investimento minoritário na OPTIfarm, empresa situada em Chesterfield (Reino Unido) que oferece suporte e serviços 24/7 aos produtores de aves, objetivando a melhora do bem-estar animal, o aumento da eficiência na atividade e mais tranquilidade para o produtor. Este investimento, juntamente com a aquisição da Porphyrio, salienta o compromisso da Evonik com a produção de precisão.

Auer não tem dúvida de que as “atuais exigências da atividade da produção animal só podem ser atendidas por meio de soluções holísticas. Nosso amplo portfólio de serviços, que já é parcialmente digital, está em total sintonia com essa abordagem”. Para a Evonik, isso significa unir serviços baseados em dados e conhecimento, juntamente com serviços técnicos e a disponibilidade de um amplo porftólio de aditivos para nutrição animal, diretamente com a aplicação na atividade. “Conhecemos a situação e os desafios dos nossos clientes, compreendemos a fisiologia dos animais e temos décadas de experiência em nutrição animal. Agora estamos reunindo tudo isso com a ajuda de tecnologia digital de ponta, customizada segundo os requisitos específicos dos clientes”.



Informações sobre a empresa
A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 36.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2017, a empresa gerou vendas da ordem de 14,4 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,36 bilhões de Euros.

Sobre Nutrition & Care
O segmento Nutrition & Care, dirigido pela Evonik Nutrition & Care GmbH, contribui para o atendimento das necessidades humanas básicas, incluindo aplicações para bens de consumo de uso diário, nutrição animal e cuidados com a saúde. Com cerca de 8.250 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 4,5 bilhões de euros em 2017.

Nota legal
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou as declarações contidas neste comunicado.

Informações para imprensa
Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255/98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br
Taís Augusto: (11) 4423.3150/99642.7274 - tais@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso: (11) 3562.5555/99950.6687 - ines@viapublicacomunicacao.com.br