TÓPICO DO MÊS julho 2019

DESAFIOS DA VIDA HIPER-CONECTADA

Conectados o tempo todo, influenciados pelas mídias sociais e sempre olhando para uma tela – em todas as gerações e em todo o mundo.

Nas últimas três décadas a tecnologia têm se tornado cada vez mais parte integrante da rotina dos consumidores. Nossa relação com a tecnologia evoluiu significativamente, e o uso de aparelhos digitais está em constante expansão, transformando a forma como nos comunicamos.

De acordo com estudos recentes, pelo menos 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo possuem um celular, o que corresponde a aproximadamente 71% do total da população mundial. E quando olhamos para os EUA, pelo menos 89% da população está conectada! Dentre os desafios enfrentados pelos consumidores digitais está a luz azul, luz visível à qual o olho humano – e a pele também! – é sensível. Como a maioria dos dispositivos digitais emitem luz azul, o impacto da exposição crônica pode com o tempo trazer efeitos nocivos à pele. 

LUZ AZUL – O QUE É E COMO PODE AFETAR NOSSA PELE

Nós já sabemos o quão importante é proteger a pele contra os efeitos dos raios UV emitidos pelo sol, mas e quanto aos efeitos nocivos da luz azul?

A luz é constituída de partículas eletromagnéticas que viajam em ondas, e tais ondas emitem energia e diferem em comprimento e força. Quando menor o comprimento da onda, maior a energia. Cada comprimento de onda é representado por uma cor diferente, e é agrupado nas seguintes categorias: raios gama, raios-x, raios ultravioleta (UV), luz visível, luz infravermelha e ondas de rádio. Juntos, os diferentes comprimentos de onda dão origem ao espectro eletromagnético. O olho humano é sensível a apenas uma parte deste espectro, a luz azul, espectro eletromagnético que é visto em cores: violeta, índigo, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Também chamada de HEV (High Energy Visible, em tradução livre Alta Energia Visível), a luz azul possui um comprimento de onda relativamente pequeno, e assim, produz muita energia. 

Fontes de luz azul incluem o sol, telas digitais (TV’s, computadores, laptops, smartphones e tablets), dispositivos digitais, e lâmpadas fluorescentes e LED. A luz azul apresenta benefícios – em sua forma natural, nosso corpo utiliza a luz azul do sol para regular o ritmo circadiano, ajudando a regular os ciclos de sono e despertar do organismo. Contudo, alguns estudos sugerem que a luz azul pode acelerar o envelhecimento da pele e alterar sua pigmentação, uma vez que penetra em todas as camadas da pele. Além disso, os comprimentos de onda da luz azul oscilam de forma mais frequente, produzindo brilho, que pode reduzir contraste visual e afetar contraste e nitidez. Essa pode ser uma uma das razões para dor de cabeça, fadiga ocular, mental e física após longos períodos em frente à tela do computador.  

TEGO® Pep UP, a nova referência para manter uma aparência jovem. Nós sabemos que a aparência jovem é um desejo global, entre diferentes faixas etárias. A Evonik desenvolveu uma solução que ajuda a revitalizar a aparência jovem e proteger a pele contra os efeitos nocivos da luz azul.

TEGO® Pep UP é um tetrapeptídeo biomimético que desafia a gravidade, promovendo na pele a produção do tecido conjuntivo. Utilizando o GlaSBox®, um dispositivo que ajuda a quantificar a atividade contrátil dos fibroblastos, foi possível confirmar o efeito anti-idade do TEGO® Pep UP, nas rugas da região dos olhos. Os resultados evidenciaram que com apenas 0.5% do TEGO® Pep UP houve aumento significativo da força contrátil dos fibroblastos envelhecidos. Além disso, os resultados confirmam que o TEGO® Pep UP ajuda a proteger a pele contra os efeitos causados pela luz azul, bem como a corroborar a regeneração após sua irradiação.

De acordo com a Mintel, os Millennials americanos consultam seus celulares pelo menos 157 vezes por dia, contribuindo para uma exposição prolongada a telas que emitem luz azul, que podem desencadear problemas cutâneos, incluindo foto-envelhecimento e enfraquecendo a superfície cutânea. Atentos a essa necessidade, desenvolvemos cuidadosamente esse creme-gel para a região dos olhos com um toque sofisticado e delicado, que contribui na prevenção e redução da aparência de rugas que podem ser causadas pela luz azul (HEV), graças ao TEGO® Pep UP, um tetrapeptídeo biomimético que oferece ação anti-idade, além dos benefícios de firmeza e ação anti-gravidade.