Search
Press release
Resource Efficiency
April 23, 2019

Evonik comemora os 40 anos do PEBA

Em 1979, a Evonik lançou o elastômero termoplástico poliéter bloco amida (PEBA) sob a marca VESTAMID® E, fabricado em sua maior unidade de produção global, no parque químico de Marl (Alemanha).

Seja em equipamentos esportivos, linhas pressurizadas em caminhões, dispositivos médicos ou peças de alta tecnologia impressas em 3D, os elastômeros de poliamida 12 da Evonik têm sido utilizados em novas e exigentes aplicações ao longo das últimas quatro décadas. Desde o início, o polímero de alta performance já se destacava por sua excelente resistência ao impacto em baixa temperatura, resistência química, alta elasticidade e boa resiliência. Ele é fácil de processar, colorir ou sobremoldar. Esse material termoplástico sempre ofereceu um balanço único de propriedades, permitindo a realização de aplicações exigentes com liberdade de design.

PEBA – o material escolhido pela indústria esportiva

Desempenho e design são atributos cruciais à indústria esportiva. Os compostos de PA 12 elastomérica da Evonik rapidamente se tornaram o material preferido para itens como: calçados esportivos, botas de esqui, passeio e caminhadas, ou, mais tarde, filmes de proteção decorativos para esquis e snowboards.

As botas de esqui ou caminhadas feitas de PEBA são ainda leves, à prova d’água e resistentes ao desgaste. Elas retêm a sua flexibilidade mesmo em baixas temperaturas. Graças às suas excelentes propriedades mecânicas, esse material de alta performance pode determinar com eficiência a espessura das paredes dos calçados, o que permite otimizar os custos de produção.

“Graças à sua baixa densidade, o nosso elastômero de PA 12 é extremamente leve: durante um jogo de futebol de 90 minutos, isso pode representar cerca de 100 kg a menos de peso carregado pelo jogador com a soma de seus passos, em comparação com outros materiais para solados. Com isso, economizando energia e aumentando sua durabilidade”, diz Klaus Hülsmann, especialista em plástico no segmento de mercado de Bens de Consumo da Evonik.
“Graças à sua baixa densidade, o nosso elastômero de PA 12 é extremamente leve: durante um jogo de futebol de 90 minutos, isso pode representar cerca de 100 kg a menos de peso carregado pelo jogador com a soma de seus passos, em comparação com outros materiais para solados. Com isso, economizando energia e aumentando sua durabilidade”, diz Klaus Hülsmann, especialista em plástico no segmento de mercado de Bens de Consumo da Evonik.

Elastômeros de PA 12 para tecnologia médica
Nos dias de hoje, os polímeros flexíveis que também estão em conformidade com altos padrões qualidade, são usados, entre outras aplicações, na exigente área de tecnologia médica. Ao longo dos anos, os especialistas da Evonik desenvolveram e otimizaram os elastômeros flexíveis de poliamida 12 com uma ampla variedade de durezas para uso em tecnologias médicas, que foram lançados com sucesso sob a marca VESTAMID® Care ME.

Pó de PEBA para impressão 3D

Com mais de 20 anos de expertise em tecnologias de manufatura aditiva, a Evonik hoje é líder global no desenvolvimento e na produção de pós poliméricos customizados para diversas tecnologias de impressão 3D. A empresa de especialidades químicas desenvolveu o primeiro material plástico flexível do mundo baseado em poliéter bloco amida para uso na impressão 3D. O novo pó de alta performance se destaca por sua alta elasticidade e resistência, e pode ser aplicado em uma variedade de tecnologias de impressão 3D em pó.

A Evonik vem desenvolvendo elastômeros de poliamida 12 customizados para aplicações exigentes há 40 anos. O produto continua se reinventando, seja por meio de novas formas de fornecimento, seja por meio da ‘entrada lateral’ em novos mercados – incluindo um curto período de aplicação, em meados dos anos de 1980, em engrenagens silenciosas instaladas em gravadores de cassetes. Dentre os termoplásticos, o PEBA é um material em constante transformação. Tendo como apoio décadas de experiência no design de polímeros e inúmeros projetos de sucesso junto aos clientes, os especialistas da Evonik continuam pesquisando para expandir continuamente os perfis de propriedades do polímero flexível de alta performance.

Para saber mais sobre os polímeros de alta performance da Evonik, visite-nos na feira K 2019 (estande B28, corredor 6), de 16-23 de outubro, na Alemanha.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 36.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 15 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,6 bilhões de Euros.

Sobre Resource Efficiency

O segmento Resource Efficiency, dirigido pela Evonik Resource Efficiency GmbH, fornece materiais de alta performance e aditivos especiais para sistemas ambientalmente seguros e eficientes em energia para as indústrias automotiva, de tintas & revestimentos, de adesivos e da construção, dentre muitas outras. Com cerca de 10.000 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 5,7 bilhões de euros em 2018.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.