Search
#HumanChemistry

Sustentabilidade na Evonik

Entrevista com Stefan Haver, responsável pela área de Responsabilidade Corporativa, em abril de 2019

Stefan Haver, responsável pelo setor de Corporate Responsibility na Evonik, explica porque a sustentabilidade desempenha um papel essencial na empresa, como os candidatos e os colaboradores entram em contato com o tema, e dá uma espiada no futuro.

A sustentabilidade hoje é um tema onipresente – o que ela significa para a Evonik como empresa de especialidades químicas?

A química permite que sejam feitos progressos em praticamente todas as áreas da vida. Esses progressos são essenciais à transição para uma sociedade neutra em termos efeito sobre o clima e com ciclos fechados de criação de valor. E mais, são os pré-requisitos para que consigamos imaginar um mundo no qual mais de dez bilhões de pessoas viverão bem e observando os limites do planeta.

Isso mostra que aquilo que é importante do ponto de vista ecológico e social também é vantajoso no aspecto financeiro. Para a maioria dos nossos clientes, a sustentabilidade está no topo da lista de requisitos. Com nossos produtos e soluções, nós ajudamos os clientes a atingir esses objetivos.

A Evonik esclareceu a sua posição em relação à sustentabilidade – o que a estratégia de sustentabilidade 2020+ tem de novo?

A tema da sustentabilidade não sobrevive de boas intenções e belas promessas. É preciso estabelecer metas compulsórias, mensurabilidade e evidências claras. E é preciso fazer revisões e atualizações regulares. Nossas metas ambientais atuais expiram em 2020. É por essa razão que elaboramos um plano para enfrentar a próxima fase. E isso é algo de que podemos nos orgulhar: até 2025, a empresa reduzirá pela metade as suas emissões absolutas de gases do efeito estufa em comparação ao ano base de 2008. Hoje já atingimos 30% desse valor. Outros elementos da estratégia são a introdução de um preço interno para o CO2 nas decisões de investimentos, um sistema global de gestão da água em nossos sites e a medição e avaliação abrangente das oportunidades de sustentabilidade e dos riscos em nosso portfólio. É por isso que estabelecemos alguns objetivos para a Evonik.

Que melhorias concretas devem resultar da nova estratégia de sustentabilidade?

A integração de critérios de sustentabilidade nas decisões de investimento, processos de inovação e incentivos comportamentais individuais. A gestão da sustentabilidade só é eficaz quando sai das margens para o centro das decisões corporativas: como parte da avaliação de riscos, do desenvolvimento de mercado e da conta de lucros e perdas. O que precisávamos fazer, e fizemos, foi ancorar a sustentabilidade na própria estratégia corporativa.

Colaboradores e candidatos querem trabalhar de maneira sustentável

A sustentabilidade está se tornando um critério cada vez mais importante quando se trata de escolher o empregador – quais são os argumentos a favor da Evonik?

É difícil haver outra indústria que coloque um peso maior do que a Evonik no cumprimento dos requisitos de sustentabilidade do futuro. E é difícil haver outra empresa que coloque essa reivindicação tão no centro de suas atividades quanto a Evonik. Praticamente a metade das nossas vendas já resultam de produtos que, comprovadamente, contribuem para melhorar a eficiência de recursos nas aplicações dos nossos clientes. Mais de 80% das nossas vendas contribuem de modo positivo para a consecução dos objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas, conhecidos como objetivos globais. E não queremos parar por aqui. Estamos nos mantendo firmes em nosso intento de tornar a Evonik a melhor empresa de especialidades químicas do mundo. Também no tocante à sustentabilidade e também porque isso nos permite estabelecer a empresa de maneira positiva como empregador em nosso segmento.

A Evonik tem colaboradores e candidatos a colaboradores do mundo inteiro – como é possível assegurar que a sustentabilidade seja implementada e vivenciada da mesma maneira em todos os países?

A sustentabilidade é uma questão transversal. Ela não é decidida em uma sala silenciosa e isolada em uma sede corporativa. Estamos em contato estreito com parceiros na empresa toda. Nessa base, definimos o modelo estratégico para a empresa como um todo e coordenamos a sua implementação conjunta. Não de uma maneira abstrata, mas muito concreta e de pessoa para pessoa. Felizmente, divisas de segmento ou país não são um problema em uma empresa internacional.

Qual foi a reação dos colaboradores à nova estratégia?

A repercussão foi enorme. Se você trabalha na área química, tem um interesse especial em provar ao mundo que você e a sua empresa são menos parte do problema e muito mais parte da solução em relação ao desenvolvimento sustentável. Alguns preconceitos comuns têm um aspecto bem diferente. Isso nos estimula. E sensibiliza as pessoas quanto ao seu próprio papel no processo de criação de valor. Da segurança ocupacional e das plantas a questões climáticas e ambientais, a sustentabilidade é um tema de importância crucial para os nossos colaboradores no mundo inteiro.

Como os colaboradores, especialmente as gerações Y e Z, podem contribuir para a sustentabilidade?

Sejam eles da geração Y, Z ou de qualquer outra: ela ou ele deveria estar brigando pela causa e não se contentar somente com soluções supostamente simples. O que é muito bom a respeito da sustentabilidade é que ela é tão diversa que não existe praticamente nenhuma experiência, habilidade ou força de vontade que não seja necessária em qualquer lugar. Isso é diversidade na melhor acepção da palavra. A combinação de sustentabilidade e digitalização está desempenhando um papel cada vez maior e também é algo importante aos nossos colaboradores.

Se os candidatos interessados quiserem estar bem informados, como eles podem saber mais sobre as atividades da Evonik?

Basta acessar evonik.com e clicar em “Responsibility” para saber tudo o que quiserem. Se ele ou ela gosta de informações factuais, vai gostar dos nossos relatórios financeiros e não financeiros muito bem documentados. Se prefere um ‘toque humano’, também encontra o tema em nossos canais sociais. Além disso, os colaboradores no website de carreiras elucidam variados aspectos do tema em suas histórias ou dão uma ideia do trabalho diário deles em seus posts em #HumanChemistry.

Seu prognóstico: No futuro, a imagem de uma empresa será definida por seus produtos ou mais pela origem dos produtos?

Não sei se deveríamos separar as coisas dessa forma. Todo produto tem o seu próprio ciclo de vida, que abrange a fonte da matéria-prima, a fase de cadeia de fornecimento, a produção e o uso e culminando na reciclagem ou recuperação. Uma boa gestão da sustentabilidade sempre mantém esse contexto geral em mente. Porque essa é a única maneira de obter soluções que não são só ótimas no papel, mas que realmente agregam valor para a sociedade e o meio ambiente. Estou convencido de que os mercados e consumidores cada vez mais tomarão decisões fundamentadas tendo por base um quadro geral dessa natureza.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.