Press release
Nutrition & Care
July 24, 2019

Fábrica exclusiva de ácidos graxos ômega-3 para a aquacultura sustentável e produção de salmão

  • Maior fábrica para a produção de algas por fermentação inicia produção nos EUA.
  • Contribuição para uma nutrição animal sustentável no longo prazo e para preservação da biodiversidade nos oceanos.
  • Apoio estratégico para o contínuo desenvolvimento do segmento Animal Nutrition, um dos motores de crescimento da Evonik.
  • Volume do investimento é de cerca de US$ 200 milhões.

Após dois anos de construção, a fábrica resultante da joint venture entre a Evonik e a empresa holandesa DSM iniciou produção. Por meio da fermentação de algas marinhas naturais, a nova planta produz um óleo de algas especial que contém o importante ácido graxo ômega-3, necessário à produção de salmão.

As duas empresas, detentoras de igual participação na joint venture chamada Veramaris, investiram US$ 200 milhões de dólares na construção da unidade, localizada em Blair, Nebraska (EUA).

O óleo de algas produzido nessa unidade poderá, inicialmente, abastecer de maneira sustentável cerca de 15% da demanda mundial de dois ácidos graxos componentes do ômega 3, o EPA e o DHA, essenciais na indústria produtora de salmão. O processo exclusivo desenvolvido pela joint venture Evonik/DSM permite, pela primeira vez, a fabricação de EPA e DHA para alimentação de salmões sem usar óleo proveniente de pescado.

“Na Veramaris combinamos as competências de dois fortes parceiros a fim de fazer uma contribuição inovadora para a nutrição saudável da crescente população mundial sem onerar ainda mais os oceanos”, disse Christian Kullmann, presidente da diretoria executiva da Evonik. Feike Sijbesma, CEO/Presidente da Diretoria Executiva da DSM comentou: “Estamos satisfeitos pela parceria com a Evonik, e assim alcançar um marco importante na reversão desse processo. Com a Veramaris, e por intermédio desses ácidos graxos ômega-3, vitais na produção, podemos reduzir a dependência que a indústria da aquacultura tem dos recursos mundiais finitos de óleo de peixe. Esse avanço se encaixa perfeitamente em nossa estratégia orientada ao desempenho, mas pautada pelo propósito de começar a resolver os maiores desafios mundiais enquanto, ao mesmo tempo, criamos valor econômico, ambiental e social para todos os nossos stakeholders”.

Tendo mais de 40 unidades de produção e P&D, a América do Norte representa uma região de importância estratégica com alto potencial para a Evonik. Além do significado regional, esse investimento diz respeito a um dos quatro motores de crescimento estratégico da empresa, que é a área Animal Nutrition. O grupo foca seus investimentos também nos setores chamados de Smart Materials, Specialty Additives e Health & Care.

Com a Veramaris, a linha de negócios Animal Nutrition deu um passo importante em direção ao seu objetivo de se tornar um fornecedor de sistemas inovadores e integrados de alimentação saudável e sustentável para animais. A joint venture não só complementa o portfólio da linha de negócios, mas também, em conjunto com as atividades do setor produção animal de precisão, constitui um dos pilares mais importantes do desenvolvimento da linha Animal Nutrition.

A produção do óleo de algas da Veramaris tem como base a cepa de alga natural schizochytrium, que a DSM trouxe para a parceria com a Evonik. O desenvolvimento conjunto da cepa para a produção comercial e o avanço conjunto do processo produtivo formaram a base da nova unidade de produção. Evonik e DSM ergueram a fábrica no complexo industrial de Blair, onde já existe uma fábrica da Evonik que há muitos anos produz o Biolys® (sulfato de L-lisina) por processo de fermentação. O complexo produtivo lança mão de diversas sinergias em infraestrutura, tecnologia e recursos humanos. Além disso, aproveita o know-how adquirido pela Evonik ao longo de décadas de fermentação em grandes volumes no complexo de Nebraska.

A cada ano, 16 milhões de toneladas de peixe são pescados para uso na fabricação de farinha e óleo de peixe, produtos empregados como componentes alimentares na aquicultura. Com a adição dos aminoácidos da Evonik e de modernos conceitos nutricionais, a indústria de nutrição animal já conseguiu reduzir de maneira significativa a quantidade de farinha de peixe usada na aquicultura. Agora, o óleo de alga produzido pela Veramaris permite a redução da parcela de óleo de peixe sem impactar o teor de ácido graxo ômega-3 na produção de peixes.

Isso quer dizer que o óleo de alga da Veramaris não só contribui para uma aquacultura sustentável, mas também respalda uma nutrição humana saudável. EPA e DHA são ácidos graxos ômega-3 essenciais que contribuem para a saúde do cérebro, coração e dos

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de Euros.

Sobre Nutrition & Care

O segmento Nutrition & Care, dirigido pela Evonik Nutrition & Care GmbH, contribui para o atendimento das necessidades humanas básicas, incluindo aplicações para bens de consumo de uso diário, nutrição animal e cuidados com a saúde. Com cerca de 8.200 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 4,6 bilhões de euros em 2018.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Leia mais: