Press release
Resource Efficiency
February 11, 2020

O time perfeito para sistemas de proteção a corrosão ecoamigáveis

Especialistas estimam que um terço de todos os produtos fabricados em ligas de ferro e aço no mundo inteiro sejam usados para substituir componentes estruturais corroídos. Os danos econômicos resultantes são enormes.

A legislação sobre VOC (Compostos Orgânicos Voláteis) se tornou essencial na área da proteção ambiental para reduzir solventes orgânicos voláteis e o efeito negativo desses produtos no ozônio troposférico que, além de nocivo ao meio ambiente, afeta a saúde das pessoas.

O mercado de produtos para proteção “pesada” contra corrosão exige solução amigável do ponto de vista ambiental e sustentável no longo prazo. E é aí que se destaca a combinação exclusiva de um primer base água rico em zinco (Dynasylan® SIVO 140) e uma formulação com resina híbrida de siloxano ultra-alto sólidos (SILIKOPON® EF).

De fácil manuseio em apenas duas demãos, o resultado é a mais eficaz proteção contra corrosão (classe C5). A solução oferecida pela Evonik promove maior produtividade com aumento da velocidade de cura e com o benefício da redução da espessura total do filme. Os custos totais podem ser reduzidos de modo considerável por esse sistema bicamada e a solução será ambientalmente amigável em virtude da redução de VOC (compostos orgânicos voláteis) com apenas 20g/m2.

A resina base água Dynasylan® SIVO 140 foi desenvolvida especialmente para uso em tintas bicomponente base pó de zinco para aplicação em locais de condições severas – por exemplo, em postes de eletricidade, pontes, cascos externos de navios e instalações industriais. Já o SILIKOPON® EF é adequado para revestimentos ultra-alto sólidos e ecoamigáveis com extraordinárias qualidades de brilho e retenção de cor, além de excelente resistência à intempérie em aplicações externas. Permite a produção de formulações bicomponentes tipo livre de isocianatos com baixíssimo teor de VOC.

Informações sobre a empresa

A Evonik é uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas. O foco em negócios atraentes do segmento de especialidades, a capacidade de inovação orientada aos clientes, além de uma cultura corporativa confiável e voltada a resultados compõem a essência de sua estratégia corporativa. Essas características formam a alavanca para um crescimento lucrativo e um aumento sustentado do valor da empresa. Com mais de 32.000 colaboradores, a Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro, beneficiando-se especialmente de sua proximidade dos clientes e de suas posições de liderança de mercado. No ano fiscal de 2018, a empresa gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de euros.

Sobre Resource Efficiency

O segmento Resource Efficiency, dirigido pela Evonik Resource Efficiency GmbH, fornece materiais de alta performance e aditivos especiais para sistemas ambientalmente seguros e eficientes em energia para as indústrias automotiva, de tintas & revestimentos, de adesivos e da construção, dentre muitas outras. Com cerca de 10.000 colaboradores, esse segmento gerou vendas da ordem de 5,7 bilhões de euros em 2018.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.