Press release
Performance Materials
May 11, 2020

Alta qualidade: Evonik recebe certificação de alimentos para o carbonato de potássio

  • A certificação FSSC22000 para a planta em Lülsdorf, próximo a Colônia, confirma os mais altos padrões na produção e embalagem do carbonato de potássio
  • Ótimas condições de produção, higiene no processo de embalagem e documentação completa garantem o uso seguro em alimentos
  • A Evonik é um dos principais fabricantes no mundo de derivados de potássio

Segurança e transparência: quando se trata de alimentos, esses dois fatores são de interesse do público e dos fabricantes desse segmento. Com a certificação recentemente obtida, a Evonik agora é certificada pelos mais altos padrões de higiene.

O Sistema de Certificação de Segurança de Alimentos 22000 é uma norma que tem por objetivo garantir a segurança na produção de produtos alimentícios e é reconhecido pela Iniciativa Global da Segurança de Alimentos (GFSI). A auditoria foi realizada pela Associação Alemã de Certificação de Sistemas de Gestão (DQS, na sigla em alemão).

Como parte dessa auditoria, a planta foi certificada em relação à produção e à embalagem de carbonato de potássio grau alimentar. Além disso, a auditoria também confirma a existência de excelentes condições de armazenamento e documentação completa.

Todos os esforços envolvidos na auditoria valeram a pena, confirma Alexander Weber, responsável pelo Marketing na Evonik Functional Solutions: “Nós já tínhamos experiência com a certificação FSSC do BIKA (bicarbonato de potássio), o que nos ajudou na auditoria do carbonato de potássio”.

Christiane Neels, Market Segment Manager na Evonik: "Com essa certificação, estamos reforçando a confiança em nossos processos de fabricação e cadeias de fornecimento. Evonik continua consolidando a sua posição como fornecedor preferencial de carbonato de potássio na indústria global de alimentos”.

O carbonato de potássio, também conhecido como potassa, é usado em diversos produtos alimentícios. É empregado, por exemplo, no cacau em pó, onde mantém a cor escura e ajuda a reduzir a acidez. Como agente de panificação, permite que pães especiais cresçam e, como dessecante, transforma uvas em passas.

Informações da Empresa

A Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas. A empresa atua em mais de 100 países em todo o mundo e gerou vendas de 13,1 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,15 bilhões de euros em 2019. A Evonik vai muito além da química para criar soluções inovadoras, rentáveis e sustentáveis para os clientes. Mais de 32.000 colaboradores trabalham juntos com um propósito em comum: queremos melhorar a vida das pessoas, todos os dias.

Sobre Performance Materials

O segmento Performance Materials é gerenciado pela Evonik Performance Materials GmbH. O segmento concentra suas atividades globais no desenvolvimento e fabricação de intermediários, soluções e aditivos, especialmente para uso na agricultura, na indústria da borracha e do plástico. Em 2019, cerca de 1.600 colaboradores do segmento geraram vendas de aproximadamente 2,04 bilhões de euros em operações contínuas.

Nota legal

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e declarações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função das mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.