Pesquisa & Desenvolvimento

Inovação de sucesso

O portfólio da Evonik está alinhado com as diferentes estratégias de negócio dos nossos variados segmentos operacionais. A empresa se vale de uma estratégia de patentes abrangente para proteger novos produtos, serviços e processos.

O portfólio da Evonik está alinhado com as diferentes estratégias de negócio das nossas várias entidades comerciais. Em decorrência da importância estratégica da P&D, aumentamos em 4%, na média, os investimentos nesta área desde 2013. Em 2017, as despesas de P&D totalizaram 458 milhões de euros. Nossos projetos são gerenciados usando o processo multietapas “Idea-to-Profit” desenvolvido pela Evonik a fim de respaldar o desenvolvimento sistemático de projetos até à sua comercialização lucrativa.

A atividade de pesquisa e desenvolvimento sempre foi um propulsor essencial de inovação e sucesso na Evonik. Cerca de 2.600 profissionais altamente qualificados, em 35 unidades ao redor do mundo, se dedicam diariamente à pesquisa de novas substâncias, produtos, ideias e modelos. Para se manter na dianteira da pesquisa científica, a empresa mantém mais de 350 parcerias com universidades em diversos países.

A Evonik se vale de uma estratégia de patentes abrangente com o objetivo de proteger novos produtos e processos. A qualidade do nosso portfólio de patentes vem aumentando de maneira consistente nos últimos anos. Cerca de 230 novos pedidos de patentes foram depositados no período em questão. Ao todo, detínhamos cerca de 26.000 patentes e patentes pendentes em 2017. Nosso indicador de vendas “impulsionadas por patentes” assinalou 25% das vendas consolidadas (excluindo vendas dos negócios adquiridos recém-consolidados). As vendas de produtos são definidas como “impulsionadas por patentes” quando há ao menos uma patente relevante em vigor no mundo inteiro.

Em 2017, os produtos e aplicações lançados nos cinco anos anteriores responderam por 10% das vendas consolidadas da Evonik. O nosso canal de inovação está bem abastecido e abrange uma mistura balanceada: além de incluir opções comerciais totalmente novas, ele está orientado no sentido de assegurar e melhorar as perspectivas dos negócios existentes. Além de inovações em produtos e processos, o foco inclui modelos de negócio revolucionários.