Press release
Central & South America
March 9, 2017

Evonik amplia variedade de ingredientes com certificação RSPO para a indústria cosmética


A Evonik ampliou novamente, e de modo substancial, a sua oferta de ingredientes cosméticos certificados segundo o padrão RSPO-MB (Roundtable on Sustainable Palm Oil). Os clientes da Evonik na indústria cosmética agora dispõem de mais de 50 matérias-primas derivadas do óleo da palma devidamente certificadas, incluindo diversas especialidades.

“Isso representa cerca de 40% do nosso volume de vendas de produtos à base de óleo de palma”, explica o Dr. Tammo Boinowitz, diretor da linha de negócios Personal Care da Evonik. Todos os produtos da linha de Personal Care à base de óleo puro de palma ou de semente de palma já foram certificados na Europa de acordo com o modelo de cadeia de fornecimento segregado (RSPO-SG). Isso foi feito apesar do fato de o fornecimento de derivados de óleo de palma com certificação RSPO disponíveis no mercado ainda estar bem aquém da demanda.

“Queremos apoiar nossos clientes, oferecendo um número cada vez maior de produtos cosméticos sustentáveis, alinhados com os anseios dos consumidores”, conta Boinowitz. A Evonik acredita que tem o dever de manter altos padrões ambientais e sociais. Graças ao lançamento do sistema CAREtain, que determina parâmetros de sustentabilidade em relação ao produto, essas exigências são consideradas já na fase de desenvolvimento. Resulta daí que 90% dos produtos da linha Personal Care da Evonik são, agora, baseados em matérias-primas sustentáveis, e mais que 50% desses foram submetidos à avaliação de ciclo de vida. Mais de 80% dos produtos contribuem de modo significativo para a eficiência de recursos dentro da cadeia de suprimentos e durante o uso.

A atual linha de produtos com certificação RSPO inclui surfactantes como a TEGO® Betain P 50 C, que encontra larga aplicação, por exemplo, em géis de banho e xampus, além de emulsionantes altamente eficientes como o TEGO® CARE PBS 6, usado em ampla variedade de cremes faciais e corporais.

Na posição de membro do RSPO, desde 2010 a Evonik vem defendendo o uso de derivados de óleo de palma produzidos de forma sustentável para aplicação em cosméticos. Para a obtenção de matérias-primas oleoquímicas da forma mais aceitável possível do ponto de vista social, a Evonik monitora sistematicamente os seus fornecedores, adotando padrões de sustentabilidade e critérios rígidos em relação a questões como apropriação de terras e preservação de hábitats naturais. A meta da Evonik é conseguir monitorar a cadeia de suprimentos até à usina de óleo. O fato de ser membro fundador da TfS (Together for Sustainability) faz com que seja mais fácil para a empresa levar em conta aspectos de sustentabilidade durante o processo de compras: a TfS já avaliou em torno de 7.000 fornecedores, por exemplo.

As unidades de produção da Evonik que processam derivados de óleo de palma para o setor de Personal Care agora possuem certificação de acordo com os modelos de Balanço de Massa RSPO e Cadeia de Suprimentos Segregada.

 

Informações sobre a empresa:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2015, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas em torno de 13,5 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,47 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Evonik Degussa Brasil Ltda.

Fone: (11) 3146-4100
www.evonik.com.br
facebook.com/Evonik
youtube.com/EvonikIndustries
linkedin.com/company/Evonik
twitter.com/Evonik

Assessoria de Comunicação:

Taís Augusto: (11) 4423.3150 – 99642.7274
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – 99950.6687
imprensa@viapublicacomunicacao.com.br
www.viapublicacomunicacao.com.br