Press release
Central & South America
February 17, 2016

Evonik e Borussia promovem ação inédita no Brasil

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, sete membros da comissão técnica do clube alemão Borussia Dortmund (BVB) - patrocinado pela Evonik - estarão no Brasil para a realização do projeto “BVB Evonik Soccer School”. A ação que tem como foco a formação de jovens atletas já acontece em outros países, mas aqui terá um formato diferenciado.

A iniciativa da Evonik – uma das líderes mundiais em especialidades químicas - em parceria com o BVB tem cunho social e o objetivo de deixar um legado, por meio do conhecimento. Para isso atuará na base da formação de jogadores do Brasil, contemplando 100 crianças, de 7 a 13 anos –participantes do projeto social do Clube Pequeninos do Jockey, de São Paulo - e 60 treinadores de futebol da categoria infanto-juvenil que atuam em projetos sociais e escolinhas de futebol de caráter social.

Iniciada em 2007, a iniciativa envolvendo Evonik e Borussia Dortmund vem dando excelentes resultados. Além do patrocínio ao time alemão e ao projeto BVB Evonik Soccer School, a indústria química também viabilizou a produção do e-Book “Reading the Game”, sobre o time.

O conhecimento que os membros do Borussia compartilharão com os professores e técnicos brasileiros deverá ser replicado para o maior número possível de crianças, aumentando a abrangência do projeto.

Weber Porto, diretor presidente da região Central e América do Sul da Evonik, destaca: “Se cada professor que participar desta iniciativa treinar, em média, 50 crianças em seu projeto social, teremos oportunidade de estender este conhecimento para 3 mil crianças. Ao aproveitar a presença da equipe do BVB aqui de uma forma diferenciada, pretendemos realmente deixar um legado transformador e duradouro, que possibilite novas percepções a todos os envolvidos”.

Formadores em formação
No dia 26 de fevereiro ocorrerá o lançamento do projeto e a realização do workshop teórico, comandado pela comissão técnica do Borussia Dortmund e destinado a 60 treinadores de projetos sociais, ONGs e escolinhas de futebol de comunidades carentes. O evento será realizado no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

No dia 27 os professores poderão acompanhar o treinamento teórico e prático que será ministrado durante todo o dia para as crianças e que contemplará não somente habilidades técnicas (dribles, passes, finalização, etc.), mas também comportamento social e outros tópicos da educação esportiva.

O encerramento do programa ocorrerá no dia 28, com a participação de público interno e convidados especiais. Todas as crianças envolvidas no projeto receberão certificado de participação e um uniforme exclusivo.


Fãs assíduos
Esta será a primeira iniciativa do projeto BVB Evonik Soccer School na América do Sul. A escolha do Brasil é muito bem-vinda, pois muitos torcedores brasileiros se identificam com o clube. A fan page “Borussia Dortmund Brasil” possui mais de 33 mil fãs no Facebook, que interagem de forma assídua e engajada.

Na página oficial do clube no Facebook já são mais de 800 mil seguidores brasileiros, o que faz com que o clube publique posts em português com frequência. Nosso país é o segundo mais popular da página, atrás apenas da Alemanha.

No dia 12 de outubro do ano passado, a postagem “Feliz Dias das crianças e um ótimo feriado para todos os torcedores aurinegros no Brasil”, feita pelo clube, rendeu 22 mil curtidas, mostrando a importância de ativar os fãs também fora da Alemanha.

A torcida do Borussia Dortmund é conhecida mundialmente por sua enorme paixão pela equipe e pela presença massiva nos estádios em que o time joga. Por aqui, a expectativa é que esta ação proporcione uma experiência única e intensa com treinadores altamente qualificados de um dos times internacionais mais famosos e queridos no Brasil.

Sobre BVB Evonik Soccer School
A BVB Evonik Soccer School oferece uma fantástica oportunidade para todas aquelas crianças e adolescentes loucas por futebol, que poderão experimentar o futebol na sua forma mais pura e se divertirão com os nossos cursos de treinamento, nos quais os treinadores do BVB lhes mostrarão tudo o que estrelas como Marco Reus e Nuri Sahin aprenderam na juventude.

O treinamento é baseado no conceito esportivo do BVB Youth Department (Departamento Juvenil do BVB), que usamos para melhorar de forma consistente o desempenho futebolístico de nossos participantes. Além do conteúdo específico de futebol, como dribles, truques, chutes, etc., nossos treinadores também transmitem o lado divertido do esporte.

Todos os meninos e meninas fanáticos por futebol são bem-vindos em nossos cursos, independentemente se são jogadores habilidosos ou iniciantes. Com vista para o estádio mais bonito do mundo, o Signal Iduna Park, eles podem praticar seu esporte favorito e ter uma noção da vida Bundesliga. Os cursos que oferecemos têm o objetivo de melhorar as técnicas futebolísticas de cada participante. Por esse motivo, oferecemos diferentes possibilidades para desenvolver, da melhor forma possível, todas as crianças.

Sobre Pequeninos do Jockey
O Clube Pequeninos do Jockey foi fundado no dia 21 de maio de 1970 e tem sede na cidade de São Paulo. Na época de sua fundação abrigava os filhos dos funcionários do Jockey de São Paulo e iniciou o trajeto de um time que com o passar dos anos se tornou um dos principais formadores de jogadores de futebol do Brasil. Hoje o Pequeninos é o clube de base com mais títulos do país e única escola de futebol brasileira presente no site da FIFA. Anualmente suas equipes viajam pelo mundo disputando os principais torneios da modalidade.

José Guimarães Junior, o Guima, fundador do clube, é uma personalidade conhecida do futebol e foi convidado para ser um dos condutores da tocha dos Jogos Olímpicos 2016. Sua filosofia de incentivo ao esporte e ao estudo segue firme até hoje com o lema dos Pequeninos: “Bom de bola? Melhor na escola!”


Informações sobre a Evonik:
Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2014, mais de 33.000 colaboradores geraram vendas em torno de 12,9 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 1,9 bilhão de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Nota legal:
Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e afirmações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função de mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.